Construindo casas

A origem das cabanas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
A origem das cabanas

O homem é o único animal da terra que, com o tempo, evoluiu na forma de construir sua moradia. As cabanas foram a primeira moradia construída pelo homem. Para fazê-la, foram usados elementos à mão: troncos de árvores, galhos, palha, couro e até blocos de gelo. A seguir, explicamos quais foram as primeiras cabanas feitas pelo homem, o local e o nome de cada uma.

Também lhe pode interessar: O que é a teoria do big bang

Índice

  1. Cabana Wigwam
  2. Cabana Tipi
  3. Iglu
  4. Iurte asiática
  5. Palafita

Cabana Wigwam

Cabana feita pelos índios canadenses. Esta cabana de forma circular é feita com uma estrutura de madeira coberta com peles para se proteger da água.

A origem das cabanas - Cabana Wigwam

Cabana Tipi

Esta cabana foi feita pelos "peles vermelhas" a partir do couro. Ela se sustenta em três paus verticais cruzados na área superior e uma grande pele costurada que cobre a estrutura de madeira. Finalmente, o couro é costurado para que a cabana fique bem fechada.

A origem das cabanas - Cabana Tipi

Iglu

É um tipo de construção muito conhecida e fabricada com gelo, típica dos esquimós. A palavra iglu significa casa de neve; é um refúgio construído com blocos de neve que geralmente possui a forma de cúpula. Os iglus são associados normalmente com os esquimós, que usaram os mesmos como refúgio temporário para os caçadores durante o inverno. Sua construção fácil e barata fez desta uma alternativa de moradia para os habitantes de áreas congeladas, como Antártida e Alasca, onde outro tipo de estruturas seria muito complicado; por outro lado, oferece o abrigo e a segurança necessários, podendo ser uma casa permanente dependendo do tamanho e da manutenção. Existem diversos modelos e formas, mas o mais comum tem forma de cúpula.

A origem das cabanas - Iglu

Iurte asiática

O iurte ("ger" em mongol) é uma cabana usada pelos nômades nas estepes da Ásia Central. Diferentes povos usaram este tipo de moradia desde a Idade Média.

A origem das cabanas - Iurte asiática

Palafita

As palafitas são casas apoiadas em pilares ou simples estacas ou casas na água, construídas sobre águas tranquilas como lagos, lagoas e desfiladeiros (cursos irregulares e lentos onde desaguam rios e lagoas das regiões baixas), mas também são construídas na beira do mar, como no caso de algumas partes do Chile.

A origem das cabanas - Palafita

Se pretende ler mais artigos parecidos a A origem das cabanas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
A origem das cabanas