Partilhar
Partilhar em:

Como acontece o eclipse lunar

Avaliação: 4 (69 votos)
5 comentários
23 vezes partilhado
 
Como acontece o eclipse lunar
Fonte: Google Images

No momento em que o planeta Terra se cruza com o Sol e a Lua e se alinham por esta ordem, acontece um eclipse Lunar ou da Lua. Este fenômeno astronômico acontece com mais frequência que o eclipse solar, mas ainda assim é um fenômeno natural que suscita expectativas e surpreende muitas pessoas. Para conhecer mais acerca deste tipo de eclipse e saber quais são os requisitos para que aconteça, em umComo.com.br oferecemos-lhe este artigo sobre como acontece um eclipse Lunar.

Também lhe pode interessar: Como ver um eclipse

O que é um eclipse da Lua?

Um eclipse lunar ou eclipse da lua, ocorre quando a Terra fica entre o sol e a lua. Com isto, a lua entra no cone de sombra da Terra e por consequência escurece. Para que o eclipse possa ocorrer, os três corpos celestes (Terra, Sol e Lua), devem estar completamente alinhados ou muito próximo disso, de tal forma que a terra bloqueie os raios solares que chegam ao satélite.

O que é um eclipse da Lua?
Fonte: Wikipédia

Quando acontece o eclipse

A sombra da lua está dividida em duas regiões: a "umbra" ou "sombra" que é a parte escura e com forma de cone e a "penumbra" que é o que está ao redor. De tal modo que os eclipses lunares só podem ocorrer na fase de lua cheia para que - ao alinharem-se os três corpos - a lua entre no cone de sombra que a Terra projeta no espaço.

Desta forma, seria de pensar que deveria haver um eclipse a cada mês com cada lua cheia, mas não é assim porque a órbita da lua está inclinada relativamente ao plano da eclíptica (a linha curva por onde "passa" o sol ao redor da Terra, no seu "movimento aparente" visto da Terra).

Quando acontece o eclipse
Fonte: cosmobrain.com.br

Tipos de eclipse lunar

  • Eclipse parcial: ocorre quando apenas uma parte da Lua entra na umbra e é ocultada.
  • Eclipse total: acontece quando a Lua entra completamente na zona umbral, no cone da sombra terrestre. Um caso especial de eclipse total é o total-central, no qual a Lua, para além de passar pela umbra terrestre, fá-lo pelo centro desta.
  • Eclipse penumbral: a Lua entra no cone de penumbra da Terra, é o mesmo que dizer o satélite chega a atravessar apenas as regiões mais externas da sombra terrestre, de modo que apenas se escurece, é tão discreto que custa perceber que está a acontecer um eclipse.
Tipos de eclipse lunar
Fonte: comocualquiera.com

Como se pode ver um Eclipse Lunar

Ao contrário dos eclipses solares que só podem ser vistos de uma determinada zona da Terra, um eclipse Lunar pode ser visto de qualquer parte da Terra em que seja noite. Também, os eclipses da Lua duram várias horas, enquanto os solares só se observam uns minutos. Por outro lado, também é de referir que podemos admirar os eclipses da Lua diretamente, com uns binóculos ou um telescópio; enquanto os eclipses do Sol devem ser observados com proteção para os olhos.

Como se pode ver um Eclipse Lunar
Fonte: gaea-astronomia.blogspot.pt

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como acontece o eclipse lunar, recomendamos que entre na nossa categoria de A Terra e ciências espaciais.

Relacionados
Comentários (5)

Escrever comentário sobre Como acontece o eclipse lunar

Muito útil
5 comentários
Anny Mikaely
eu quero fala que isso ta tudo errado pra acontecer vc tem que respira com o naris 7 dias e 2 dias respirando com a boca eu fiz o curso e depois vc vai viajar para são paul depois pra nova york 100 dias e ai acontece
Usuário anônimo
porque me mostrou como acontece o eclipse
ana karollyna
com que frequência acontece um eclipse lunar ?
Administrador Umcomo.com.br
Júlia, muito obrigado pelo seu comentário. Valeu!!! :)
Júlia Fão
muito bom adorei o que vc botou no seu site

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como acontece o eclipse lunar
Fonte: Google Images
Fonte: Wikipédia
Fonte: cosmobrain.com.br
Fonte: comocualquiera.com
Fonte: gaea-astronomia.blogspot.pt
1 de 5
Como acontece o eclipse lunar