Bambolê

Como fazer bambolê caseiro

Como fazer bambolê caseiro
Imagem: patricinhaesperta.com.br

Mesmo que muitas crianças prefiram os jogos eletrônicos os pais e educadores devem estimulá-las às brincadeiras que envolvem convívio social e a criatividade. Assim sendo, o umComo.com.br vai ensinar a como fazer bambolê caseiro para divertir crianças e adultos, já que o acessório é muito útil nas atividades físicas para promover o bem estar.

Vai precisar de:

  • mangueira de gás ou tudo de PVC
  • fita isolante ou crepe
  • serra ou tesoura
  • arroz, milho ou outros grãos (opcional)
  • areia (opcional)
  • laços e fitas (opcional)
Também lhe pode interessar: Como rodar um bambolê

Passos a seguir:

1

Embora nos anos 90 o bambolê estivesse na cintura de todas as crianças, ele é muito mais antigo do que isso. O acessório foi criado pelos egípcios há três mil anos. Naquela época a sua matéria prima eram fios secos de parreira. Hoje em dia, é possível fazer bambolê caseiro facilmente com um cano de PVC maleável.

Como fazer bambolê caseiro - Passo 1
Imagem: bambodanca.com.br
2

O bambolê mais moderno, de plástico colorido, apareceu em 1958, nos Estados Unidos, com os proprietários de uma fábrica de brinquedos que se inspiraram nas ginastas australianas que se divertiam girando aros de bambu na cintura. Já na Inglaterra, o brinquedo era feito de ferro ou madeira.

3

Também é possível fazer bambolê caseiro com uma mangueira de gás ou outro material que seja rígido, porém, maleável. O importante é que esse material tenha o tamanho suficiente para dar a volta na cintura da pessoa que vai usar o bambolê.

4

É preciso levar em consideração que a sua circunferência seja bem maior do que a cintura de quem usá-lo, pois ele deve ser grande o suficiente para dar voltas ao redor do corpo. Para crianças pequenas, 60 centímetros de comprimento são suficientes.

5

Comece segurando uma das extremidades do cano de PVC, mangueira ou outro material e dobre-o formando um círculo. A dica é que o seu diâmetro seja igual à distância do chão até o umbigo de quem for usá-lo.

6

Quando estiver no tamanho apropriado, marque o tubo com fita isolante. Corte o material no local marcado com uma serra ou tesoura (conforme o material). Depois, esquente uma extremidade do tubo (pode ser em água fervente) e pressione a outra para dentro dele a fim de fechá-lo.

7

Por fim, coloque um pedaço de fita isolante ou fita crepe para fixar a junção das extremidades. Na hora de fazer bambolê caseiro você pode usar a sua criatividade e decorá-lo como quiser.

8

A fita isolante pode ser colorida e você pode colocá-lo por todo o bambolê, formando listras, o que vai provocar um efeito interessante quando o acessório for movimentado. O bambolê pode ser decorado ainda com fitas e laços.

9

Outra dica é colocar dentro do tubo arroz, milho ou outro grão para que faça barulho quando for rodado. Para colocar grãos dentro do bambolê, é preciso adicioná-los antes de unir as extremidades do material usado na sua confecção. Lembre-se que mais grãos vão fazer mais barulho do que pouca quantidade.

10

Adultos que desejam fazer bambolê caseiro para se exercitarem podem colocar areia dentro do acessório a fim de ter um peso a mais na hora da atividade física.

Como fazer bambolê caseiro - Passo 10
Imagem: mayfershop.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bambolê caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Conselhos

  • O bambolê voltou a ser moda, principalmente, para atividades físicas. Descubra os exercícios que podem ser feito com ele.
  • Para exercícios com bambolê não decore demais o acessório para que não prejudique o seu exercício.
  • Já que você vai usar água fervendo, tesoura ou serra tenha cuidado na hora de manipulá-los.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Tatiane
Muito bom
Editor umComo.com.br
Oi Tatiane, muito obrigada pelo comentário! Continue nos acompanhando :)
Imagem: patricinhaesperta.com.br
Imagem: bambodanca.com.br
Imagem: mayfershop.blogspot.com
1 de 3
Como fazer bambolê caseiro