Atividades no campo

Como fazer carvão

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer carvão
Imagem: sernac.cl

O carvão pode ser muito utilizado na nossa vida quotidiana. Desde para fazer churrascos ou grelhados até para acender a nossa lareira, o carvão vegetal pode ser muito útil, no entanto, às vezes costuma ser um pouco caro. Por isso em umComo.com.br vamos explicar para você como fazer carvão, para que o possa elaborar em sua casa de forma fácil, simples e econômica. Siga estes conselhos e aprenda a fazer carvão vegetal.

Também lhe pode interessar: Como fazer um jantar temático

Passos a seguir:

1

Para conseguir o seu próprio carvão vegetal, vamos propor para você dois métodos: fazer uma fogueira ou fabricá-lo usando tambor de metal. Preste atenção aos seguintes passos e escolha o seu método favorito.

2

Se decidir fazer o carvão com uma fogueira, procure um lugar adequado para fazê-la. Se não tiver um espaço grande em seu jardim, faça em um descampado a céu aberto. Mas lembre-se, será preciso pedir uma autorização à prefeitura.

Como fazer carvão - Passo 2
Imagem: es.wikipedia.org
3

Coloque lenha dentro de um tambor de metal. O tamanho do tambor variará segundo a quantidade de carvão que quiser obter. Só deve tentar que tenha uma tampa resistente às chamas. Lembre-se que o tipo de madeira que deve queimar deve ser curada, ou seja, as mais adequadas são as de carvalho, nogueira ou cerejeira. Pode encontrar em alguma loja especializada em produtos de jardinagem.

4

Quando já tiver toda a madeira, corte-a em pedaços para que caibam dentro do tambor. Encha-o inteiro e de seguida coloque a tampa. Tente que não fique totalmente hermético, mas deve cobri-lo todo.

5

Agora, é hora de preparar a fogueira. Introduza lenha e madeira que possa queimar entre 3 e 5 horas. Coloque a madeira de forma a ficar um espaço no meio, onde deverá colocar o tambor e depois cubra com mais lenha.

6

Acende a fogueira e vá alimentando para que o fogo não apague. Deve estar no mínimo três horas, mas o tempo dependerá do tamanho do tambor. Após o tempo necessário, deixe a fogueira ir apagando pouco a pouco e de forma natural. Lembre-se: deixe que o tambor esfrie totalmente por si só, não toque nele nem se aproxime pois poderia se ferir.

7

Quando o recipiente já estiver completamente frio, retire o carvão vegetal, produto da queima da madeira curada. E já estará pronto para usar.

8

Se desejar, também pode fazer seu carvão usando dois tambores, ambos de metal e de diferentes tamanhos. Tente apenas que o tambor pequeno fique dentro do grande.

9

De seguida, realize um buraco dentro do tambor grande. Para isso, use uma folha de serra especial para metais. Recorte um retângulo pela base inferior do tambor. Suas medidas devem ser de 30x50 cm aproximadamente. Com este orifício enchemos o tambor de combustível e poderá manter seu interior sempre quente. Fure também a base inferior do tambor pequeno. Com estas cinco ou seis perfurações o calor passará dentro do tambor e assim queimará a madeira no seu interior.

Como fazer carvão - Passo 9
Imagem: saboresdeviena.blogspot.com
10

De seguida, encha o tambor menor de madeira curada. Lembre-se que o tipo de madeira mais adequado é de carvalho, nogueira ou cerejeira. Quando tiver a madeira cortada em pedaços e depositada no interior do recipiente, coloque uma tampa no tambor. Não o feche hermeticamente, deixe uma pequena entrada para que a umidade saia.

11

No interior do tambor grande, coloque tijolos de forma paralela. Em cima deles, coloque mais tijolos, agora na transversal. Com esta armadura evitará que a base do tambor pequeno toque o grande e poderá introduzir facilmente o combustível para queimar a madeira pela parte inferior. Agora, coloque sobre os tijolos o tambor pequeno e tampe o tambor grande, deixando uma pequena entrada por onde o ar possa passar.

Como fazer carvão - Passo 11
12

De seguida, acenda o fogo dentro do tambor grande. Deverá queimar entre 7 e 8 horas, por isso tente ir acrescentando combustível para que a madeira queime. Não deixe de vigiar o fogo e introduza mais madeira se a chama estiver se consumindo.

13

Após o tempo necessário , deixe que o fogo apague pouco a pouco. Quando os recipientes já tiverem esfriado, poderá tirar o carvão. Utilize seu carvão vegetal para seus churrascos e grelhados!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer carvão, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sernac.cl
Imagem: es.wikipedia.org
Imagem: saboresdeviena.blogspot.com
1 de 4
Como fazer carvão