Fumar

Como fazer narguile caseiro

Como fazer narguile caseiro
Imagem: Reprodução/oconesul.com.br

O narguile é uma forma de fumo de tabaco que é usada por aproximadamente 100 milhões de pessoas no mundo todo e que, ainda que esteja atualmente em crescimento, já existe há centenas de anos.[1]Ainda que o tabagismo seja o sexto maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças no mundo[2] e apesar de poder causar malefícios a saúde tal qual o cigarro, muitas pessoas utilizam o narguile como forma de relaxar e passar o tempo. Por ser algo bastante comum, muitas pessoas se perguntam como fazer narguile em casa, afinal, o aparato para consumir o produto pode ser um tanto caro ou, dependendo da região, difícil de ser encontrado.

Se você quer aprender como fazer narguile caseiro, aqui no umCOMO nós podemos te ajudar a confeccionar o seu próprio com eficiência para que você possa aproveitá-lo sozinho ou com amigos!

Também lhe pode interessar: Como preparar um narguile

Índice

  1. Composição do fumo presente no narguile
  2. Como fazer um narguile caseiro com garrafa de vidro
  3. Como fazer narguile caseiro com latinha

Composição do fumo presente no narguile

Muitas pessoas se questionam sobre como funciona o narguile e como é confeccionado o fumo que o compõe e a verdade é que o fumo do narguile é composto por vários itens distintos, você irá conhecer quais são eles logo abaixo.

O fumo presente no narguile é composto por 4 itens distintos:

  • Tabaco: pode ser utilizado tabacos de diferentes tipos, alguns são mais fortes e outros mais amenos. Apesar desses tabacos terem como base a nicotina, a substância é encontrada em menos quantidade do que nos cigarros comuns.
  • Mel ou melaço: muitas pessoas optam pela utilização do mel (proveniente da abelha) ou do melaço (advindo da cana de açúcar), misturados juntamente com o tabaco a ser utilizado. O uso dessas substâncias faz com que o fumo tenha mais sabor e melhor consistência para ser utilizado.
  • Glicerina: utilizada como um modo de evitar que ao fumo se queime rapidamente;
  • Essência: pode ser de vários tipos diferentes (chocolate, menta, limão, morango e outros). O uso de essência fará com que o fumo obtenha um sabor mais agradável, além de um odor agradável que varia de acordo com o tipo escolhido. Tais essências são as mesmas presentes nas indústrias de alimentos e podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou em lojas onde se comercializa alimentos.

Ainda que o narguile seja doce em razão da essência e do mel e que possa parecer pouco nocivo, gerando até mesmo boatos em relação ao pouco risco que oferece à saúde de seus usuários, a verdade é que uma sessão de narguile pode causar dano equivalente ao do fumo de 100 ou mais cigarros.[3]

Como fazer um narguile caseiro com garrafa de vidro

Se deu vontade de fumar narguile e você não tem tudo o que precisa, não se preocupe pois não é nada que um pouco de criatividade de paciência não possam resolver. Existem diferentes formas diferentes e criativas para proceder a confecção de seu próprio narguile, a primeira que ensinaremos a você uma forma bem simples e prática feita com materiais que você provavelmente terá em casa.

Para fazer esse narguile caseiro simples você irá precisar dos seguintes materiais:

  • 1 metro de tubo de cobre, corte-o em dois pedaços (os tamanhos devem ser diferentes um do outro);
  • 1 garrafa de vidro (pode ser a garrafa de alguma bebida);
  • 1 fôrma metálica de empada grande (ou alguma fôrma que seja parecida com a mesma);
  • 1 mangueira bem flexível;
  • 1 massa epóxi para colar;
  • 1 tubo silicone.

Como montar:

  1. Faça um furo no meio da fôrma de empada e encaixe-a no tubo de cobre por meio da fixação promovida pela massa epóxi;
  2. Passe os dois tubos de cobre cortados através do gargalo da garrafa e crie uma sustentação da mesma com a massa epóxi;
  3. Utilize o silicone para realizar a selagem do espaço existente entre a garrafa e os tubos;
  4. Encaixe adequadamente a mangueira flexível no tubo menor e pronto. Seu narguile já está pronto agora é só testar!

Dica: quer saber como fazer narguile caseiro de garrafa PET? Basta substituir a de vidro do tutorial acima, entretanto, saiba que essa versão terá uma durabilidade menor e poderá ser utilizada menos vezes em razão da fragilidade do material em relação ao vidro.

Se você não tiver muita prática com o narguile e precisar de ajudar na hora de fazê-lo, veja também como preparar um narguile e aprenda todos o detalhes que você precisa saber.

Como fazer narguile caseiro com latinha

O narguile de garrafa não é a única opção na hora de improvisar e dá para fazer narguile caseiro com laranja e outras frutas, além de existir a possibilidade de se usar diversas sucatas para simular o suporte original feito para o fumo. Aqui você verá como fazer narguilé caseiro de caneta e latinha, sendo essa a versão mais simples e improvisada do aparato necessário.

Para fazer esse narguile caseiro você irá precisar dos seguintes materiais:

  • 4 latinhas de alumínio (pode ser de cerveja, refrigerante, tanto faz, o importante é que esteja vazia a limpa);
  • 1 tubo de caneca esferográfica vazio;
  • 1 tubo de metal de tamanho entre 10 e 15 centímetros;
  • 1 folha de papel alumínio de aproximadamente 10 por 10 centímetros.

Como montar:

  1. Pegue 3 das latinhas separadas e corte-as igualmente na altura de 4 centímetros, contando o ponto do corte de baixo para cima;
  2. Com a última latinha, faça o contrário e corte-la na altura de 4 centímetros, contando o ponto de corte de cima para baixo;
  3. Pegue os 3 fundos de lata cortados e, em 2 deles, faça um furo suficiente para passar o tubo de metal, no que sobrar, faça furos uns 10 furos bastante pequenos;
  4. Pegue a lata maior e insira nela um dos fundos de lata que você furou visando passar o cano de metal. O fundo da lata furado deverá ficar virado para cima, enquanto o da lata maior ficará virado para baixo. Ao terminar, você terá algo parecido com uma lata normal, entretanto, no lugar da abertura comum, você encontrará o buraco feito para passar o tubo de metal;
  5. Com as duas latas restantes, faça o mesmo, ou seja, passe uma por dentro da outra com os fundos virados para lados opostos. Ao terminar, você terá algo parecido com uma pequena lata cujos fundos terão, de um lado, um furo feito para passar o tubo de metal e, do outro, pequenos furos diversos;
  6. Una as duas partes feitas com latas por meio do tubo de metal, ou seja, passe o tubo pelos buracos previamente feitos justamente com essa intenção;
  7. Faça um furo na lateral da lata maior, por onde você deverá passar o tubo de caneta esferográfica;
  8. Coloque o papel alumínio em cima de tudo e aperte-o para que fique rente ao formato da lata e, por fim, reproduza no papel alumínio os furos pequenos feitos na lata, assim, você permitirá que a fumaça entre no aparato.

Apesar de ter diversos passos, esse tutorial é bastante fácil de ser seguido. A última parte relacionada ao papel alumínio não é obrigatória, mas protegerá a latinha de forma a aumentar sua durabilidade. O papel alumínio poderá ser trocado para uso futuro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer narguile caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Não esqueça de comentar, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!
Referências
  1. MENEZES, A. M. B.; WEHRMEISTER, F. C.; HORTA, B. L.; SZWARCWALD, C. L.; VIEIRA, M. L.; MALTA, D. C. Frequência do uso de narguilé em adultos e sua distribuição conforme características sociodemográficas, moradia urbana ou rural e unidades federativas: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 2013. Revista Brasileira de Epidemiologia, Vol. 18, Suppl. 2, p. 57-67, 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rbepid/2015.v18suppl2/57-67. Acesso em: 31/10/2020.
  2. GBD 2016 Risk Factors Collaborators. Global, regional, and national comparative risk assessment of 84 behavioural, environmental and occupational, and metabolic risks or clusters of risks, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. Lancet, Vol. 390, pp. 1345-1422, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)32366-8. Acesso em: 31/10/2020.
  3. KADER, Z.; ROMAN, N. V.; CRUTZEN, R. Systematic review of interventions aimed at reducing hookah pipe use: Implications for practitioners and clinicians. South African Medical Journal, Vol. 109, Nº 6, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0256-95742019000600009&lang=en. Acesso em: 31/10/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jaine
Tem como m mandar o passo a passo mais detalhado?
cicero
o narguile caseiro eu vou conseguir tirar o tubo do gargalo da garrafa ou ele ira ficar preso ?
Imagem: Reprodução/oconesul.com.br
Como fazer narguile caseiro