Jogos baratos para as crianças

Como fazer o jogo da ratoeira

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer o jogo da ratoeira

Neste jogo é necessário no mínimo três pessoas para poder jogar, mas quantos mais forem será muito melhor, uma vez que se divertirão muito mais. Cada jogador necessita de um rato de cortiça exceto o jogador que for o caçador, que é quem fará girar a roleta ou rolar o dado entre outras coisas. Se no início tem dúvidas, reveja as instruções de como se joga (passo 5). Veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer o jogo da ratoeira.

Vai precisar de:
  • Uma rolha de cortiça para cada jogador
  • Cordas de cerca de 40 cm de comprimento
  • Um grampo de cabelo e feltro
  • Tesoura e cola forte
  • Um recipiente grande ou uma caixa de papelão pequena
  • Papelão fino
  • Um fósforo usado ou um palito de dentes
  • Papel vegetal e um lápis
  • Tintas e um pincel
  • Um círculo de papelão para a base
Também lhe pode interessar: Como fazer o jogo da argola
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar pinte as rolhas de diferentes cores e deixe-as secas. Depois faça um furo no centro de cada uma, usando uma tesoura fechada ou uma agulha de fazer ponto cruz, como vê no desenho.

Como fazer o jogo da ratoeira - Passo 1
2

De seguida, passe a corda de cerca de 40 cm de comprimento pelo grampo (a). Passe o grampo pelo buraco de uma das rolhas e faça um nó duplo com a corda (b). Faça o mesmo com todas as rolhas.

Como fazer o jogo da ratoeira - Passo 2
3

Para fazer as orelhas do rato, recorte uns pedaços de feltro com a forma indicada no desenho (a). Cole-os à parte superior da rolha (b). Coloque duas orelhas em todos os ratos de cortiça.

Como fazer o jogo da ratoeira - Passo 3
4

Para fazer a roleta: imite o modelo da imagem sobre papelão fino (a). Trace linhas de extremo a extremo e de seguida recorte a silhueta com cuidado. Pinte os triângulos de cores e desenhe os números. Coloque a ponta de um fósforo usado no centro da roleta, no sítio onde se unem todas as linhas.

Como fazer o jogo da ratoeira - Passo 4
5

Como se joga: os jogadores deverão girar a roleta ou atirar o dado. Aquele que sair o número mais alto será quem irá fazer de caçador, os outros serão os ratos. Cada jogador colocará o seu rato sobre a base de papelão, agarrando-os pela cauda. O caçador irá girar a roleta. Quando esta ficar no 4 ou no 6, tentará caçar o rato com a caixa. Os jogadores tentarão puxar os seus ratos para evitarem que sejam apanhados. Por caçar um rato, contam cinco pontos. O jogador fica com cinco pontos também, se conseguir salvar o seu rato. O jogador perde 5 pontos se retirar o seu rato quando a roleta tenha outro número, que não seja o 4 ou o 6. O primeiro jogador a ter 50 pontos será o vencedor. Quando o caçador terá tirado o 4 e o 6 três vezes, terá que passar a caixa ao jogador que está à sua esquerda, que então será o novo caçador.

Como fazer o jogo da ratoeira - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o jogo da ratoeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Conselhos
  • Em vez de fazer uma roleta pode jogar com um dado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Edite cavalcanti
Preciso encontrar endereço ou telefone meu compadre não vejo há algum tempo.
É aposentado da marinha Rio de Janeiro. Mora em campo grande RJ
1 de 6
Como fazer o jogo da ratoeira