Jogos para meninos e meninas

Como organizar uma gincana infantil

Como organizar uma gincana infantil
Imagem: blogs.lainformacion.com

Uma atividade muito divertida que fascina os mais pequenos é a de participar em uma gincana. Esta brincadeira consiste em preparar uma série de provas para que as crianças demonstrem sua destreza e habilidades enquanto compartilham bons momentos todas juntas. Organizar uma gincana é ótima opção para festas e aniversários infantis ou para preparar um dia diferente e divertido para os seus filhos e seus amigos. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe com detalhe como organizar uma gincana infantil.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras para festa de aniversário
Passos a seguir:
1

A organização de uma gincana requer um espaço suficientemente grande para realizar as provas, por isso é uma atividade que deve ser feita de preferência ao ar livre e em um local amplo. Pode fazer no jardim de sua casa, em um parque, no campo, etc. Assim, crianças poderão correr, saltar, jogar e se divertir com liberdade total.

Como organizar uma gincana infantil - Passo 1
Imagem: carrocao.com
2

Depois de escolher o local para organizar a gincana, deve ter em conta a idade das crianças que participarão. Este é um fator importante já que determinará a escolha das provas e seu nível de dificuldade.

Inspire-se: 14 brincadeiras para gincana de jovens

3

Uma gincana infantil tem que ser acima de tudo muito variada para que as crianças não se aborreçam facilmente. Você deve pensar em provas diferentes que requeiram bastante mobilidade e habilidade, por exemplo, incorporar esportes, atividades criativas e imaginativas, disfarces, jogos como corridas de sacos, corridas de obstáculos, explodir balões, lançamento de bolas... e tudo o que você consiga imaginar. Certifique-se de que todas as provas sejam perfeitamente acessíveis para as crianças, pois o objetivo é que todos participem e se divirtam.

Dica: Se está buscando as melhores perguntas para gincanas, dê uma olhada nesse artigo.

Como organizar uma gincana infantil - Passo 3
Imagem: banduforrueiro.com
4

As gincanas são atividades que podem ser organizadas com um número qualquer de crianças; em função dos participantes, você pode optar por:

  • Gincanas infantis com diferentes provas, ideais para poucas crianças. Consiste em preparar diferentes atividades que as crianças devem superar de maneira sucessiva.
  • Gincanas infantis com uma única equipe, perfeita para grupos reduzidos. Todas as crianças em conjunto devem superar e resolver cada uma das provas, até chegar ao prêmio final que deverão compartilhar.
  • Gincanas infantis com diferentes equipes, uma ótima opção para grandes grupos. As crianças devem dividir-se em várias equipes para competir entre eles nas provas da gincana. A equipe que realizar maior número de provas de forma mais rápida será a vencedora e merecedora do grande prêmio final. Ainda que o ideal seja que todas as crianças recebam algum presente por sua participação na gincana.

Aproveite para conferir: 70 sugestões de perguntas para torta na cara - crianças e adultos

5

Outra forma de surpreender as crianças é organizar uma gincana na piscina. É um plano perfeito para combater o calor e refrescar no verão, realizando diferentes provas na água. Veja também algumas dicas para organizar uma festa na piscina, caso o motivo da gincana tenha sido uma festa de aniversário.

Leitura complementar: Os melhores nomes para equipes de gincanas

Como organizar uma gincana infantil - Passo 5
Imagem: chacaraquadrangular.blogspot.pt
6

A segurança dos meninos é fundamental em qualquer tipo de atividade, por isso será necessário ter sempre um adulto como supervisor em cada uma das provas e movimentos de todas as crianças. Se decidir organizar uma gincana infantil numa piscina, saiba que cuidados deve ter com as crianças.

Prepare o gogó: 30 gritos de guerra para gincana

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma gincana infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
ANA PAULA
Olá! adorei o artigo, parabéns me ajudou muito!!! irei fazer uma gincana para crianças carentes é um trabalho voluntário... estava perdidinha...esse artigo clareou minhas idéias.Gostaria de saber onde posso comprar os coletes coloridos ? obrigada
edna
ola quero fazer uma gincana mais nao tenho recurso de fazer para dar lanches para todos entao poderia ser vendidas as senhas assim posso recarda um bom dinheiro.
Imagem: blogs.lainformacion.com
Imagem: carrocao.com
Imagem: banduforrueiro.com
Imagem: chacaraquadrangular.blogspot.pt
1 de 4
Como organizar uma gincana infantil