Jogos ao ar livre

Como organizar uma gincana para adultos

Como organizar uma gincana para adultos
Imagem: Reprodução/Facebook

Ideais para reuniões empresariais ou simplesmente para passar um momento único entre amigos, as gincanas levam a competição à sua máxima expressão, misturando agilidade, destreza e bom humor em diversas provas que podem ir desde o mais simples até aos desafios mais complexos. Ainda que usualmente esse tipo de brincadeira seja feito entre crianças, também é possível realizar provas com adultos, bastando, para isso, adaptar as regras e brincadeiras. Apesar de bastante divertidas, as gincanas exigem um trabalhinho em sua organização, o que envolverá combinar horário com participantes, escolher um local, arrumar os materiais necessários para as provas, entre outras coisas.

Você quer planejar uma competição deste tipo mas precisa de uma ajudinha? Então nesse artigo do umCOMO te explicamos como organizar uma gincana para adultos e fazer com que todos desfrutem ao máximo.

Também lhe pode interessar: Como organizar uma gincana na cidade

Índice

  1. Como organizar uma gincana para adultos
  2. Estipule uma duração
  3. Número de pessoas
  4. Estabeleça uma contagem de pontos
  5. Escolha um júri
  6. Estabeleça regras eliminativas
  7. Escolha brincadeiras realizáveis
  8. Escolha um local adequado
  9. Preze por justiça
  10. Organize todo o material necessário
  11. Escolha um prêmio

Como organizar uma gincana para adultos

As gincanas são uma das formas mais divertidas de realizar atividades em grupo, entretanto, para funcionar corretamente, é necessário bastante planejamento. O lado bom das gincanas é que o número de provas e sua dificuldade pode variar segundo os organizadores e o espaço disponível. Porém, é conveniente levar em conta algumas sugestões no momento do planejamento, o que veremos logo abaixo.

Estipule uma duração

Ainda que gincanas sejam divertidas e nos façam passar um tempo bastante divertido e fora do comum, não se esqueça de que se trata de uma prova com adultos, ou seja, com pessoas que têm diversas outras responsabilidades e que irão reservar certo tempo para a brincadeira.

Para garantir que todos poderão participar até o fim e que não precisarão sair correndo para resolver algum outro compromisso, você deve estabelecer o tempo que durará a competição, uma hora, hora e meia etc. Os participantes deverão superar todas as provas nesse período e, caso nenhum dos grupos consiga terminar todas as provas dentro do prazo, a contagem de pontos será feita e o jogo será encerrado. Para evitar que muitas provas planejadas fiquem de fora, tente pensar no tempo que demora para realizar cada uma das tarefas, visando que dê tempo de ao menos um dos grupos terminar e sair vencedor.

Número de pessoas

As gincanas são atividades que requerem um número de participantes razoável para que sejam realmente divertidas, por isso recomenda-se contar com pelo menos 20 pessoas para realizar esta atividade e dividi-las entre 4 grupos de 5 pessoas ou 5 grupos de 4 pessoas.

Caso o número de participantes for superior a 20, melhor ainda, entretanto, o máximo recomendável é de 100 para que seja possível organizar a brincadeira, separar um espaço adequado e realizar a contagem de pontos sem deixar ninguém para trás, resumidamente, o número de participantes deve ser limitado por uma questão de organização.

Independente do número de participantes, todos deverão dividir-se em grupos com a mesma quantidade e escolher quem será o líder do mesmo. Se o número de participantes dificultar a divisão igualitária, veja qual é o mais próximo que se pode chegar disso.

Após a escolha dos grupos, é bastante legal que cada um escolha um grito de guerra. Para descobrir alguns bastante legais, veja, prepare o gogó e veja 30 gritos de guerra para gincana.

Como organizar uma gincana para adultos - Número de pessoas

Estabeleça uma contagem de pontos

A ideia da gincana será que cada prova superada resultará em uma pontuação, mas que a equipe que consiguir superar todas as provas no menor tempo possível será a vencedora. Ainda que o objetivo seja terminar a prova no menos tempo possível, se nenhuma equipe consegue chegar à meta, ganhará aquela que tiver mais pontos até ao momento final da gincana.

Já que o vencedor pode ser estipulado pela quantidade de pontos, é necessário que se estabeleça quanto cada prova valerá de acordo com o grau de dificuldade da prova. É conveniente que as provas tenham diferentes pontuações segundo a dificuldade, assim os participantes se sentirão realmente premiados ao superar uma prova difícil.

Escolha um júri

Para organizar uma gincana para adultos com sucesso, é importante contar com um júri que avalie constantemente o desempenho dos participantes e grupos e, finalmente, anuncie os vencedores. Por isso, recomenda-se estabelecer quem serão os responsáveis desta tarefa antes de realizar a competição, levando em conta que o maior número de participantes deverá ser o júri, pois é necessário um juiz para cada equipe.

Os júris não poderão participar do jogo para manter a imparcialidade, entretanto, serão essenciais para seu bom funcionamento.

Estabeleça regras eliminativas

O grupo ou os participantes que usarem armadilhas ou sabotarem seus competidores serão eliminados de forma automática, por isso, o júri também deve prestar atenção a estes detalhes. É importante anunciar a possibilidade de eliminação antes que o jogo comece para que ninguém alegue não ter consciência de que trapaças podem ter consequências.

Ainda que possa parecer desnecessário realizar esse tipo de precaução no jogo que envolve apenas adultos e que se trate apenas de uma brincadeira, cuidado nunca é demais. Nunca sabemos quem poderá vir com gracinhas que poderão até mesmo estragar a brincadeira, por isso, lembre-se dessa dica.

Escolha brincadeiras realizáveis

Para fazer com que a gincana para adultos seja realmente divertida, pense em desafios para gincana que todos possam realizar, pois a meta final é que todos os participantes se divirtam e participem. Crie uma gincana com provas de agilidade, destreza, conhecimento, habilidade, observação, fantasias etc, que envolvam todos os participantes de forma igual. Você pode apostar em provas físicas e também em jogos de papel e caneta, por exemplo.

Outro aspecto a se pensar em relação à escolha de brincadeiras é o espaço, já que a área disponível para a gincana pode limitar desafios que envolvam corrida e outras atividades que devam ser realizadas em local aberto ou com bastante espaço livre. Tenha em mente também o acesso aos materiais necessários para cada brincadeira, visando que nada falte na hora de brincar.

Dica: se está buscando as melhores perguntas para gincanas, dê uma olhada nesse artigo.

Escolha um local adequado

As gincanas competitivas costumam ser brincadeiras que exigem bastante espaço, afinal, algumas das provas da brincadeira podem envolver corrida, dança etc. Por ser uma atividade que requer muito espaço, recomenda-se realizá-la em um lugar ao ar livre onde possam ser realizadas todas as provas com total comodidade.

As provas devem ser escolhidas levando em conta o espaço necessário para realizar o evento e não custa nada conferir a possibilidade de realizar a brincadeira em um local aberto como um parque. Caso for escolher um local sem cobertura, não se esqueça de conferir a previsão do tempo para evitar que a gincana seja marcada em um dia de chuva.

Preze por justiça

Claro, se trata apenas de uma brincadeira, mas as gincanas são ainda assim uma competição e, para ter graças, devemos ser justos e escolher o ganhador de acordo. Para garantir que o jogo será justo, cada prova da gincana deverá ter os mesmos desafios para cada um dos grupos participativos e os mesmos devem ter sempre o mesmo grau de dificuldade.

Se, por exemplo, em uma prova pretende-se avaliar o conhecimento a respeito da história, cada grupo deverá enfrentar uma pergunta do mesmo nível, assim, todos contarão com a mesma igualdade de condições.

Organize todo o material necessário

Existem brincadeiras para gincana das mais diversas e que testem muitas das habilidades dos jogadores e cada uma das atividades exige um preparo diferente. Algumas da brincadeiras podem ser realizadas sem muita organização, entretanto, muitas outras podem envolver materiais como cordas, bambolês, papel e caneta. Para garantir que as provas surpresas da gincana darão certo, organize todo esse material previamente levando em conta a quantidade de pessoas de grupos que fará parte.


Se necessário, peça ajuda para outras pessoas do júri ou até mesmo para jogadores, visando assim conseguir encontrar tudo o que precisa antes da hora da brincadeira.

Escolha um prêmio

No final de todas gincanas divertidas deve haver um prêmio para os vencedores do primeiro lugar e outro para os vencedores que chegarem em segundo lugar. Já que se trata apenas de uma brincadeira, não se preocupe muito em encontrar algo de grande valor, valendo mais a pena prezar por prêmios mais simbólicos e divertidos. Lembre-se de que em uma gincana para adultos a meta é se divertir, por isso, escolha prêmios que façam com que os demais soltem uma gargalhada e sejam geniais.

Se tiver orçamento também pode oferecer um prêmio de consolo a todos os participantes.

Leitura complementar: Os melhores nomes para equipes de gincanas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma gincana para adultos, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Rosa Almeida
Passarei a trabalhar Educação Física neste ano letivo. A ideia de trabalhar gincana parece ótima
André
Muito úteis suas informações!
Editor umComo.com.br
Oi André! Que bom que gostou das dicas! Continue acompanhando os artigos do umCOMO e obrigado pelo comentário :)
deize
gostaria de saber mais como organizar a gincana para adultos e se tem mais idéias de brincadeira
Imagem: Reprodução/Facebook
1 de 2
Como organizar uma gincana para adultos