Meteorologia

Como prever a mudança do tempo

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 29 janeiro 2019
Como prever a mudança do tempo
Imagem: engeplus.com.br

Algumas pessoas acreditam que conseguem prever alterações climáticas observando a natureza ou sentindo os sinais do seu próprio corpo. Mas como prever a mudança do tempo? É a essa sua dúvida que procuramos responder neste artigo umComo.com.br! Existem várias formas de conseguir, bastando para isso estar atento e saber reconhecê-las. Você pode até apontar esses sinais em um caderno e, da próxima vez que estiver tentando prever uma mudança do tempo, basta consultá-los. Para começar continue lendo este artigo!

Também lhe pode interessar: Como saber se vai chover

Índice

  1. Olhando as nuvens
  2. Olhando a natureza
  3. Observando os animais
  4. Ditos populares

Olhando as nuvens

Quando estão tentando prever a meteorologia as pessoas olham o céu, no entanto será que conseguem interpretar os sinais dele? Uma forma simples de prever uma mudança do tempo se baseia em conhecer os diferentes tipos de nuvens e saber o que cada uma delas representa.

  • Nuvem cirrus: são nuvens claras, longas, de aparência sedosa e esbatida como se se estivessem desfazendo; são indicativo de bom tempo mas também de que o clima está esfriando;
  • Nuvem cumulos: nuvens densas, de contornos bem definidos e semelhantes a algodão por norma significam vento; quando surgem separadas significam bom tempo, quando se juntam podem evoluir para nuvens nimbus;
  • Nuvem stratus: de cor acinzentada, estas nuvens se assemelham a nevoeiro no céu, chegando a cobrir uma grande área, como se fossem um tapete; são sinônimo de que a chuva está vindo.
  • Nuvem nimbus: também chamada de cumulonimbus, são nuvens grandes de desenvolvimento vertical e aspeto semelhante às cumulos; indicam chuva forte e tempestade.
Como prever a mudança do tempo - Olhando as nuvens
Imagem: estudos.gospelmais.com.br

Olhando a natureza

O amanhecer e anoitecer é quando o céu apresenta as cores mais bonitas, sendo estes excelentes momentos para fotografar paisagens e também para prever o tempo! Mas não apenas no céu se podem encontrar sinais de alterações climatéricas, toda a natureza tem sua forma de se expressar quanto a isso!

Se ao amanhecer o sol nascer vermelho, esse fenômeno natural é indicativo de que haverá chuva ou pelo menos tempo úmido durante o dia. Por outro lado, se se observar neblina ou orvalho (que não tenha sido formado por chuva), prevê-se um bom dia.

Se ao anoitecer o céu se revelar vermelho, significa que haverá bom tempo no dia seguinte; se durante o pôr do sol a cor predominante for o amarelo, é indicativo de que o dia seguinte será ventoso.

As folhas de carvalho, por exemplo, tendem a ondular na presença de umidade elevada, indicativo de chuva, e o mesmo acontece com as pinhas: elas se fecham em tempo úmido e abrem com a chegada do tempo seco.

Como prever a mudança do tempo - Olhando a natureza
Imagem: seasonwallpapers.info

Observando os animais

É um facto que os animais sentem as mudanças de tempo muito primeiro que nós, razão pela qual seu comportamento muda quando uma tempestade está se aproximando, procurando se refugiar muito antes de ela se fazer notar.

Um bom indicativo das alterações climáticas são os pássaros: se voarem baixo, significa que o mau tempo está chegando, se voarem bem alto é porque o bom tempo está se aproximando.

Os sapos, por exemplo, coaxam mais alto e de forma mais longa quando o mau tempo está se aproximando (isso não é válido para o seu período de acasalamento, que ocorre na primavera).

Preste atenção aos insetos: se as formigas se ausentarem do solo e começarem construindo montinhos de terra para tampar a entrada de seus túneis, significa que o mau tempo está chegando. Na primavera, se você observar que as joaninhas se reúnem umas com as outras, significa que aí virá um dia de muito calor.

Como prever a mudança do tempo - Observando os animais
Imagem: pixabay.com

Ditos populares

No início da civilização não havia estudos metrológicos que ajudassem a prever as alterações climáticas, então as pessoas aprenderam a se guiar por sinais na natureza. Você pode perguntar a seus avós como eles previam o tempo antes, e assim conseguirá algumas respostas curiosas!

Na Grécia antiga, Teofrasto, baseado nos ensinamentos dos babilônios, escreveu um livro que mencionava várias maneiras de prever o tempo. Uma delas afirma que depois de um nevoeiro existem poucas chances de chover.

Hoje em dia ainda existem várias pessoas afirmam que virá chuva quando começam sentindo incômodos ou dores nas articulações e em membros que foram operados.

Será interessante se você pesquisar acerca de provérbios populares um pouco por todo o mundo, que estejam relacionados com a previsão do tempo. Na China, por exemplo, costuma se dizer que mosquitos voando em bando são sinal de chuva; na Espanha se diz que quando as cabras tossem e espirram é porque o tempo está mudando.

Como prever a mudança do tempo - Ditos populares
Imagem:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prever a mudança do tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: engeplus.com.br
Imagem: estudos.gospelmais.com.br
Imagem: seasonwallpapers.info
Imagem: pixabay.com
Imagem:
1 de 5
Como prever a mudança do tempo