Cubo mágico

Como resolver um cubo mágico

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como resolver um cubo mágico
Imagem: baboo.com.br

O cubo mágico é uma forma de entretenimento para várias pessoas que procuram usar o tempo livre com jogos que exercitam o raciocínio lógico. Apesar de muito famoso, o cubo mágico ainda é um enigma para várias pessoas que procuram saber como resolver o cubo mágico, por isso o umComo.com.br preparou esse tutorial que vai te ensinar passo a passo como resolver um cubo mágico.

Passos a seguir:

1

Para começar o processo de montagem do seu cubo mágico vamos iniciar fazendo em uma das faces do seu cubo mágico uma cruz de cor branca ao redor de uma peça central de cor amarelo.

Como resolver um cubo mágico - Passo 1
Imagem: cubovelocidade.com.br
2

Com sua cruz pronta vamos montar um alinhamento das peças laterais nas cores laranja, azul e verde, lembrando que não é necessário alinhar todas as cores em cada face de uma única vez quando realizar o alinhamento de uma das cores.

Como resolver um cubo mágico - Passo 2
Imagem: denismandarino.com
3

Ao conseguir concluir a etapa acima, o seu cubo mágico precisara ter uma cruz de cor branca na face branca do cubo mágico e os centros das laterais das demais faces com cores iguais, seguindo o padrão de cores que é:

  • Cor vermelha com cor vermelha;
  • Cor laranja com cor laranja;
  • Cor azul com cor azul;
  • Cor verde com cor verde.

Dessa montagem você terá duas peças de cada cor em cada lateral do seu cubo.

4

Para continuar vire para baixo o lado branco do cubo mágico e siga o procedimento da imagem para colocar os vértices de cor branca na base do cubos.

A imagem mostra a rotação que precisará ser feita nas laterais e na base do cubo mágico.

A imagem mostra quadrados que possuem a cor cinza escuro, eles representam o que você precisará colocar cores que sejam iguais naquelas devidas posições do cubo mágico.

Como resolver um cubo mágico - Passo 4
Imagem: enismandarino.com
5

Realizando corretamente o processo até aqui seu cubo mágico ficará com uma base por completo de cor branca e com as laterais da base branca já alinhadas cada uma de uma cor do cubo.

6

Agora para montar a 2° camada do nosso cubo mágico faça o seguinte:

Para levar a sua peça que está localizada na 3ª camada para a posição do lado direito da 2ª camada siga a rotação que é exemplificada na imagem a seguir, lembre-se de ficar atento com os movimentos de rotação a serem realizados.

Como resolver um cubo mágico - Passo 6
Imagem: denismandarino.com
7

A imagem a seguir mostra como levar a sua peça do cubo mágico que está localizada na 3ª camada para a nova posição do lado esquerdo da sua 2ª camada do cubo.

  • Gire uma volta na base do cubo;
  • Volte uma camada na lateral;
  • De outra volta na base do cubo;
  • Avance uma camada na lateral.
Como resolver um cubo mágico - Passo 7
Imagem: denismandarino.com
8

Em seguida gire a 2° camada do cubo para levar a 3° camada para a posição que terá como propósito concluir o procedimento de montagem dessa camada.

9

Agora o objetivo é que você monte uma nova cruz agora no lado amarelo do cubo mágico. Faça essa montagem movendo apenas a base onde está o centro amarelo e a lateral direita do cubo mágico.

10

O próximo passo completará o lado amarelo do seu cubo mágico. Veja a sequência de movimentos necessários a seguir e fique atento com as posições dos cantos de cor amarela antes de começar a movimentação.

Como resolver um cubo mágico - Passo 10
Imagem: denismandarino.com
11

Encontre agora no seu cubo mágico uma face que tenha 2 cores que sejam iguais em suas laterais superiores, formando assim um U.

Girando apenas as laterais do cubo mágico monte os 3 próximos lados com o desenho do U.

12

Com a face pronta do cubo mágico virada para o fundo siga a imagem a seguir até que consiga montar o cubo mágico por completo. Pode ser necessário repetir o processo por umas 2 vezes ou mais.

Como resolver um cubo mágico - Passo 12
Imagem: denismandarino.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver um cubo mágico, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: baboo.com.br
Imagem: cubovelocidade.com.br
Imagem: denismandarino.com
Imagem: enismandarino.com
Imagem: denismandarino.com
Imagem: denismandarino.com
Imagem: denismandarino.com
Imagem: denismandarino.com
1 de 8
Como resolver um cubo mágico