Previsão do tempo

Como saber se vai chover

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se vai chover

Se quer aprender um pouco mais sobre o clima, aprender meteorologia, inclusive fazer seu próprio prognóstico do tempo, pode ler esta série de conselhos para poder prever o clima.

Os meteorologistas ou climatologistas são pessoas que estudaram por anos na universidade; há alguns que acertam bastante e são mais prestigiados que outros, e isso é importantíssimo: o clima é algo que pode mudar de um momento para o outro, e temos que estar atentos às mudanças de clima, ventos, marés e mais condições climatológicas.

Também lhe pode interessar: Agosto é frio ou calor?

Índice

  1. Como sei se vai chover na minha cidade
  2. As nuvens ajudam-nos a prever o tempo
  3. Temperatura e umidade
  4. Vento
  5. A cor do céu
  6. As aves se escondem
  7. As dores articulares
  8. Indicadores físicos da natureza

Como sei se vai chover na minha cidade

Uma forma muito simples é procurar na internet o tempo que vai fazer em nossa cidade, mas isto é demasiado fácil e chato. A forma mais divertida é prever o tempo com a observação. Esta observação de fatores depende de cada ponto do planeta, mas poderíamos encontrar alguns pontos em comum:

  • Nuvens mais negras que o habitual
  • Nuvens altas
  • Temperatura e umidade
  • Vento
  • A cor do céu
  • As aves se escondem
  • Dores articulares
  • Alguns indicadores físicos

A seguir, vamos desenvolver estes indicadores.

Como saber se vai chover - Como sei se vai chover na minha cidade

As nuvens ajudam-nos a prever o tempo

  • Nuvens de grande desenvolvimento vertical que se tornam grandes aos poucos indicam que se está formando uma tempestade e que certamente vai chover.
  • As nuvens mastodônticas, muito grandes, podem formar tempestades elétricas leves ou graves.
  • Os cirrus ou cirros (nuvens com forma de serpentina extensa) no alto do céu, significa que se aproxima um clima ruim nas próximas 36 horas.
  • Os altocumulos (os quais se veem como uma escama formada por nuvens) também nos indicam que se aproxima um clima ruim nas próximas 36 horas.
  • As cúmulos castellanus (tipo de nuvem cúmulos com forma de torre) indicam uma alta probabilidade de chuva mais tarde nesse mesmo dia.
  • As nimbostratus são nuvens grossas que não apanham muita altura e deixam o céu muito negro, isto significa que vai chover logo.
  • Às vezes apresentam-se formações de cirros e altocumulos ao mesmo tempo. Quando isso sucede, tenha certeza que vai chover no dia seguinte.

Veja também o seguinte artigo sobre os diferente tipos de nuvens e suas características.

Como saber se vai chover - As nuvens ajudam-nos a prever o tempo

Temperatura e umidade

Muita temperatura e umidade fazem com que exista vapor de água no ar, e aumenta a pressão atmosférica (medida em hectopascais); por isso é muito provável haver precipitações. No entanto, a chuva/nuvem pode "estruturar-se" aqui, e se há vento, se moverá a outras zonas... deveremos verificar a velocidade do vento e a porcentagem de umidade, quanto maior a umidade, mais probabilidade de precipitações; e o vento nos dirá com que velocidade se move o topo nebuloso.

Vento

O vento é um dos melhores indicadores para saber se vai chover, o que acontece é que a interpretação deste indicador depende muito de cada zona. Em algumas zonas, o vento do oeste indica que vai chover, e em outras é ao contrário. Isto se deve perguntar às pessoas mais velhas que certamente sabem responder à pergunta. Outro aspecto é que normalmente ventos fortes são anteriores à chuva.

Como saber se vai chover - Vento

A cor do céu

Uma cor de céu avermelhada pode indicar que dentro de algumas horas vai chover. Normalmente esta cor de céu avermelhado apresenta-se onde se põe o sol, após 24 horas de se ver o céu avermelhado normalmente chove ou venta muito.

Como saber se vai chover - A cor do céu

As aves se escondem

Umas duas ou três horas antes de chover forte poderá começar a ver como as aves deixam de voar e procuram refúgio. Este indicador pode ajudar a saber se vai chover.

As dores articulares

Pode parecer um mito, mas em muitas ocasiões as pessoas que sofrem de artrose ou dores articulares sofrem mais dessas dores um ou dois dias antes de chover de forma significativa.

Indicadores físicos da natureza

Há uma série de fatores que estão ao nosso redor que nos indicam se vai chover:

  • Revise se a grama tem orvalho ao amanhecer. Se a grama está seca, é sinal de que há sistemas nebulosos ou ventos fortes, o que significa que a chuva se aproxima.
  • Respire profundamente. Feche seus olhos e perceba o aroma do ar. As plantas liberam seus resíduos em uma atmosfera de baixa pressão, gerando um cheiro similar à compostagem e indicando que vai chover logo.
  • Revise a umidade. Muitas pessoas podem sentir a umidade, especialmente em seu cabelo (recolhe-se e torna-se muito encrespado). Também pode ver as folhas das árvores de carvalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se vai chover, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • A predição da chuva não é nada fácil e a melhor forma é perguntar às pessoas mais velhas e a observação diária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como saber se vai chover