Viajar pela Catalunha

Como se deslocar por Barcelona

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 agosto 2019
Como se deslocar por Barcelona

Barcelona possui um dos melhores sistemas de transporte público, pois combina um grande número de meios de transporte que permitem se deslocar pela cidade e arredores de forma rápida e cômoda. Além disso possui bilhetes e cartões integrados, ou seja, que poderá usar em qualquer um dos transportes: metrô, ônibus, bonde, trem, etc. Se quer saber mais sobre as diferentes formas de se deslocar por esta cidade, não perca este artigo da umComo.com.br sobre como se deslocar por Barcelona.

Também lhe pode interessar: Como ir de Barcelona a Sitges

Índice

  1. Metrô
  2. Ônibus
  3. Bonde
  4. Bicicleta
  5. Ônibus turístico
  6. NitBus
  7. Táxi
  8. Bilhetes e cartões
  9. Mapa de transportes

Metrô

A ampla rede de metrô da cidade de Barcelona faz deste transporte um dos mais recomendáveis para se deslocar pela cidade e chegar inclusive à periferia (L'Hospitalet de Llobregat, Badalona, Cornellà, Santa Coloma de Gramenet, Sant Feliu...). Atualmente são 9 linhas de metrô que funcionam em Barcelona e o horário deste transporte varia em função do dia:

  • De segunda a quinta-feira e feriados: das 5h à meia-noite.
  • Sexta-feira e vésperas de feriados: das 5h às 2h da manhã.
  • Sábados e vésperas de feriados importantes (1º de janeiro, 24 de junho, 15 de agosto e 24 de setembro): abre às 5h e funciona a noite inteira.
  • Domingos: serviço contínuo até à meia-noite.

Ônibus

O ônibus é outro transporte muito comum na cidade de Barcelona, pois conta com mais de cem linhas entre transporte urbano (ônibus vermelhos) e interurbano (ônibus amarelos).

Os horários variam em função da linha, mas costumam ser: de 5 ou 6h da manhã até às 22 ou 23h.

Bonde

Também é possível se deslocar pela capital da Catalunha de bonde, apesar de não conectarem toda a cidade. Estamos falando do Trambaix e do Trambesós, cada um com três linhas situadas nos dois extremos da cidade.

Este transporte circula entre as 5 da manhã e meia-noite aproximadamente, mas algumas linhas ampliam seu horário até às 2h da manhã no fim de semana.

Bicicleta

Barcelona é uma cidade habilitada para as bicicleta e além de oferecer ciclovias para poder circular com seu próprio transporte ecológico, também dispõe de um serviço municipal de bicicletas: o Bicing. Mas vale destacar que para usar este serviço é necessário ter um cartão anual, não sendo uma boa opção se for passar alguns poucos dias ou semanas na cidade.

Ônibus turístico

Esta é uma opção para quem visita Barcelona durante as férias ou em viagem de negócios e quer conhecer todas as atrações turísticos da cidade. Trata-se de um ônibus com 3 rotas diferentes, com um total de 44 paragens em lugares estratégicos da cidade. Um único bilhete permite subir e descer do ônibus quantas vezes quiser durante um dia e inclusive trocar de rota. Além disso existe um áudio explicativo em 10 idiomas diferentes e guias a bordo.

NitBus

O NitBus (Noite/ônibus em catalão), como seu nome indica, é o serviço de ônibus noturno que funciona diariamente entre as 23h e as 5h da manhã. Existem 18 linhas de NitBus e todas passam pela Praça Catalunha, o centro e ponto zero da cidade, de forma que poderá sair à noite e voltar para casa ou para seu hotel sem preocupação.

Táxi

O táxi é outra opção que permitirá a você se deslocar por Barcelona e arredores. Os táxis barcelonenses são pretos e amarelos e não é nada difícil pegar um, pois existem pontos de táxi ou podemos parar um que esteja livre diretamente na rua. Também pode pedir um por telefone mas costuma haver uma taxa para isso, assim como no caso do complemento por horário noturno, por transporte até ao aeroporto ou por levar malas.

Bilhetes e cartões

Na hora de escolher o bilhete ou cartão para o transporte público poderá escolher entre várias opções, que poderá usar na maioria de transportes já que existe um sistema de tarifa integrada. Poderá comprar nas máquinas automáticas do metrô ou em bancas e "estancos" (lojas de tabaco, selos, etc.). Os cartões de transporte mais comuns são:

  • Bilhete simples: permite realizar uma única viagem e não dá direito a mudar de linha ou meio de transporte com o mesmo bilhete (metrô, ônibus, bonde...).
  • T-10: é um cartão não individual (o mesmo cartão pode ser usado por diversas pessoas) válido para fazer 10 viagens. Permite mudar de linha ou meio de transporte sem ter que pagar por uma nova viagem em um certo período de tempo.
  • T-Dia: este bilhete é individual (só pode ser usado por uma pessoa) e é válido durante um dia inteiro para fazer viagens ilimitadas em todos os meios de transporte da cidade.
  • Barcelona Card 2, 3, 4 ou 5 dias: a mesma opção que o bilhete T-Dia mas válido para dois, três, quatro ou cinco dias consecutivos.

Existem também outros bilhetes como o mensal ou trimestral; aqui você pode ver todos os cartões de transporte para viajar por Barcelona.

Mapa de transportes

O site do Transporte Metropolitano de Barcelona oferece a possibilidade de baixar em formato PDF um mapa do transporte de Barcelona.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se deslocar por Barcelona, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Conselhos

  • Consulte os horários de cada transporte para não ter problemas com seu trajeto.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como se deslocar por Barcelona