Meteorologia

Como se forma um furacão

Como se forma um furacão
Imagem: Google Images

Segundo o site da NASA, os furacões são "as tempestades maiores e mais violentas da Terra. As pessoas chamam estas tempestades de diferentes nomes como tufão ou ciclone de acordo com o lugar onde se produzem. O termo científico para todas estas tempestades é ciclone tropical. Somente os ciclones tropicais que se formam sobre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico oriental são chamados de "furacões". Independente de como são chamados, todos os ciclones tropicais são formados da mesma maneira". Neste artigo de umComo.com.br explicamos mais sobre este fenômeno atmosférico e como se forma um furacão.

Também lhe pode interessar: Como e por que se forma o arco-íris
Passos a seguir:
1

Os furacões formam-se quando uma série de tempestades elétricas se acumulam e se deslocam sobre águas oceânicas quentes. O ar quente da tempestade e da superfície oceânica combina-se e começam a elevar-se, por conta disso é gerada uma baixa pressão na superfície do oceano.

2

Ao circular em direções opostas, os ventos fazem com que a tempestade comece a girar e a elevação do ar quente faz com que a pressão diminua em altitudes mais elevadas. Quando o ar quente e úmido se eleva e se esfria, a água no ar forma nuvens. Todo o sistema de nuvens e de ar gira e cresce, alimentado pelo calor do oceano e da água, que se evapora da superfície.

3

Ao girar o sistema de tempestade cada vez mais rápido, forma-se um olho ou centro de ventos calmos rodeados de uma banda de nuvens de ventos fortes e tempestades com pesadas precipitações.

4

Os ciclones tropicais em geral debilitam-se ao tocar a terra, porque já não podem "alimentar-se" da energia proveniente dos oceanos temperados. No entanto, com frequência avançam bastante terra adentro causando muito dano pela chuva e o vento antes de desaparecer totalmente.

5

Quando estes fenômenos ocorrem sobre o oceano Atlântico ou no leste do Pacífico, são chamados de furacões; mas no Pacífico oeste são conhecidos como tufões. Enquanto que os produzidos na Baía de Bengala e no oceano Índico são chamados de ciclones. Quando os ciclones são produzidos na superfície em um curto período de tempo, se transformam em ciclogênese explosiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se forma um furacão, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Conceição
Muito bom a publicação.
Mas desejo saber mais
Imagem: Google Images
Como se forma um furacão