Outros Sobrevivência

Como sobreviver ao ataque de um tubarão

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 17 agosto 2017
Como sobreviver ao ataque de um tubarão
Imagem: emgn.com

O ataque de tubarão é um evento muito raro mas, quando acontece, pode ser fatal. Não entrar em habitats de tubarão é a forma mais eficaz de impedir um ataque. Caso você seja uma pessoa muito aventureira que não descarta a possibilidade de adiar o seu banho ou mergulho, existem algumas regras que você deve saber. Mick Fanning, surfista de renome mundial, conseguiu escapar sem danos a um destes ataques. Saiba como pode fazê-lo: o umComo explica como sobreviver ao ataque de um tubarão, quer você seja surfista, mergulhador ou apenas banhista.

Também lhe pode interessar: Como evitar ataque de tubarão
Passos a seguir:
1

Lute contra o tubarão. Se o tubarão estiver longe, fique quieto e evite movimentos bruscos. A possibilidade de ele estar apenas curioso e se afastar de forma voluntária são grandes.

Se o animal vier em sua direção, lute e tente escapar, sem nunca desviar o olhar do predador. Ele possui vários métodos de ataque que incluem atacar por trás ou na lateral da presa, que neste caso é você. Mesmo enquanto planeja escapar, nunca pare de localizar o animal.

2

Procure uma superfície sólida para se encostar. Se a água for baixa o suficiente, mantenha os pés no chão. Recue lentamente até tocar uma barreira de rochas ou recifes para que o animal não possa circular ao seu redor.

Dica: Se estiver perto da costa, mergulhe e procure cobertura no fundo do mar. Caso esteja nadando com alguém por perto, fique costa-a-costa com ele para evitar ataques frontais.

3

Golpeie o focinho, os olhos e as guelras do tubarão. Um golpe nas zonas sensíveis do animal podem fazê-lo fugir. Em situação de ataque, o melhor é responder de forma agressiva e mostrar ao tubarão que a ameaça é você. Use todos os seus recursos: ofereça joelhadas, cotoveladas, pontapés e socos nos pontos vulneráveis do predador.

4

Se tiver uma arma, use-a. Se tiver um arpão com você, use-o e atire na cabeça, em especial nas guelras e olhos.

Se não tiver uma arma, improvise com objetos próximos. Uma rocha ou uma câmera podem ser usadas para afastar o predador.

Como sobreviver ao ataque de um tubarão - Passo 4
Imagem: indusfilms.com
5

Peça ajuda. Chame alguém em voz alta, mas mantenha a calma. Movimentos bruscos são proibidos e, caso esteja a sangrar, o seu sangue pode dispersar e atrair mais tubarões.

Leia também sobre as praias que mais têm ataques de tubarão

6

Tente sair da água. Se estiverem passando barcos perto, tente chamar a sua atenção sem se debater muito. Caso se encontre perto da costa, nade rápida mas calmamente. Nadar suavemente de costas é a melhor opção.

Nota: Se está de férias numa zona desconhecida, corre o risco de se perder em zonas inabitadas. Confira essas dicas do umComo para saber como se orientar na natureza.

Como sobreviver ao ataque de um tubarão - Passo 6
Imagem: horrordvds.com
7

Evite ser atacado. O melhor remédio para um ataque de tubarão é preveni-lo!

Existem vários passos que diminuem esse risco. Para saber quais são, leia esse artigo de umComo para saber como evitar ataque de tubarão.

Boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sobreviver ao ataque de um tubarão, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Essas dicas funcionam apenas em caso de ataque e não devem ser usadas em qualquer outro contexto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: emgn.com
Imagem: indusfilms.com
Imagem: horrordvds.com
1 de 3
Como sobreviver ao ataque de um tubarão