Fazer mapas de tempo

Como surgiram os nomes dos dias da semana

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como surgiram os nomes dos dias da semana
Imagem: mixdereferencias.blogspot.com

Como se costuma dizer, nada é ao acaso e tudo tem uma explicação! Os dias da semana não são uma exceção a esta regra! Você alguma vez pensou no porquê desses nomes do dia da semana? Qual a sua origem e significado?

Pois é... Nesse artigo de umComo.com.br vamos matar essa curiosidade e explicar-lhe como surgiram os nomes dos dias da semana!

Também lhe pode interessar: Como são todos os planetas

Índice

  1. Origem dos dias da semana
  2. Origem dos nomes dos dias da semana
  3. A origem da palavra

Origem dos dias da semana

A semana é um ciclo, um período de tempo sequencial de 7 dias. Em tempos remotos, no Império Romano, se declarou o nome, oriundo do latim, septimana, que significa 7 manhãs.

Foi através dos astros e, principalmente da Lua, que o Homem começou a se orientar no tempo, fazendo contagens lunares que o levaram a estabelecer uma relação temporal e a criar os calendários anuais e, mais tarde, os calendários semanais.

Origem dos nomes dos dias da semana

Os nomes dos dias de semana estão intimamente ligados com o Cristianismo e com os astros.

O Domingo foi, inicialmente, chamado de "Dia do Sol" mas, com a chegada do Cristianismo, este foi alterado para Dominica, Dia do Senhor, por ser um dia destinado às orações de fé.

O Sábado, por sua vez, teve o nome de Saturni Dies, dia de Saturno, em homenagem ao planeta, sendo este igualmente substituído por Sabbatum, derivado do hebraico Shabbath, por ser o dia de descanso declarado no Velho Testamento.

No que diz respeito aos demais dias da semana, os seus nomes originam da contagem de dias a partir de Domingo, sendo que a Segunda-Feira advém de secunda feria (segundo dia); Terça-Feira de tertia feria; Quarta-Feira de quarta feria; Quinta-Feira de quinta feria e Sexta-Feira de sexta feria. Portugal e os países lusófonos foram dos poucos países que mantiveram estes nomes quase iguais aos de sua origem, o latim.

A grande maioria dos outros países acabaram por seguir a evolução dos calendários, baseados nos astros, e nomear os dias da semana fazendo uma homenagem aos planetas, sendo que Segunda-Feira é inspirado na Lua; Terça-Feira dedicado a Marte; Quarta-Feira a Mercúrio; Quinta-Feira a Júpiter e, por fim, Sexta-Feira homenageia Vênus.

A origem da palavra

O calendário Cristão assume o Domingo como o primeiro dia da semana, dia de descanso, orações e missa. Nos dias de missa, sabendo que na Igreja se reunia muita gente, os comerciantes aproveitavam para colocar as suas barracas no exterior para vender seus produtos, a chamada "Feira".

Desta forma, o Domingo tornou-se a "Primeira Feira" da semana, seguindo-se então a segunda-feira, a terça-feira, quarta-feira, a quinta-feira e a sexta-feira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiram os nomes dos dias da semana, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
lara
eu perguntei como sugiu os dias nao od dias da semana
Imagem: mixdereferencias.blogspot.com
Como surgiram os nomes dos dias da semana