As luzes fluorescentes

Como usar tinta fosforescente

Como usar tinta fosforescente
Imagem: oficinadeobras.blogspot.pt

A tinta fosforescente é uma tinta acrílica que brilha no escuro. De aparência esbranquiçada, é possível encontrá-la em lojas de trabalhos manuais e belas artes, e vem em embalagens de entre 50 ml a 10 litros. Costuma-se aplicá-la em sinalizações, cenografia e decoração de espaços lúdicos, embora os aficionados dos trabalhos manuais tenham descoberto usos muito mais divertidos. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como usar tinta fosforescente.

Vai precisar de:

  • Tinta fosforescente
  • Pincel ou rolo
  • Figura ou superfície para decorar
  • Água
  • Sabão
Também lhe pode interessar: Como mudar a cor de uma flor

Passos a seguir:

1

A tinta fosforescente funciona como as estrelas adesivas para decorar o teto dos quartos, que depois de ligar a luz brilham no escuro.

Como usar tinta fosforescente - Passo 1
Imagem: blog.habitissimo.com.br
2

Pode aplicá-la sobre qualquer superfície que se impregne bem, como a parede, um quadro, máscaras de gesso, figuras de papel machê e globos feitos à mão para pendurar no teto.

3

Não utilize este tipo de tinta em superfícies exteriores, uma vez que a luz solar deteriora a pintura. Se o fizer, deverá proteger com um revestimento de verniz.

4

Em primeiro lugar, aplique uma base de tinta branca acrílica para que a tinta fosforescente funcione melhor, já que se trata de uma tinta bastante transparente e precisa de uma base clara.

5

Uma vez seca a base, pinte com a tinta fosforescente utilizando um pincel ou um rolo caso a superfície seja muito extensa.

6

Não dilua a tinta com água ou diminuirá a sua consistência e propriedades.

7

Se está com crianças desligue a luz enquanto pinta. Você verá que é divertido mexer o pincel na escuridão, as crianças ficarão fascinadas.

8

Depois de ligar a luz, a tinta tem uma duração perceptível de meia hora, mantendo sua máxima intensidade durante os primeiros 15 minutos.

9

Sua intensidade na escuridão dependerá da potência da luz recebida, e não tanto do tempo que tenha estado exposta à luz.

10

Limpe o pincel com água e sabão assim que terminar e certifique-se de fechar bem a embalagem.

11

Outras brincadeira bastante engraçadas que também pode fazer com crianças é escrever com tinta invisível e fazer trabalhos manuais com tinta de dedos. Com certeza que passará bons momentos com seus filhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar tinta fosforescente, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Dieter
Bom Dia ! Quero saber se tem 1 Base neutra, transparente ou branca, e quais e quantas são as Cores q vocês têm p poder misturar e pintar na Parede ???
A sua avaliação:
wallace
Ela sai rapido da parede? Eu queria uma tinta permanente que funcione com neon, indica alguma?
Imagem: oficinadeobras.blogspot.pt
Imagem: blog.habitissimo.com.br
1 de 2
Como usar tinta fosforescente