Viagens baratas

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Hoje em dia, pegar carona para conhecer as cidades brasileiras não é apenas uma forma de economizar ao pegar a estrada, literalmente, mas para os seus adeptos é praticamente um estilo de vida, onde se conhecem pessoas e a aventura está garantida. Porém, não é todo mundo que se adapta a esse tipo de passeio e para saber como viajar de carona pelas estradas do Brasil o umComo.com.br reuniu as principais dicas.

Passos a seguir:
1

Muitas pessoas, hoje em dia, fazem viagens ao estilo mochileiro da forma mais aventureira: pegando carona. Não são raras as pessoas que já conheceram muitos lugares ao viajar de carona pelas estradas do Brasil. Elas mesmas sabem que esse modo de pegar a estrada não é para qualquer um e, por isso, relatam quais são os principais aspectos na hora de planejar um roteiro sem fazer uso de passagens de ônibus, avião ou qualquer outro transporte.

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil - Passo 1
2

A primeira dica para pegar a estrada e ter sucesso ao pedir carona é sempre estar com um sorriso no rosto. Essa simples atitude é o grande diferencial na hora do motorista decidir por dar ou não uma carona. Já ao fazer o pedido é importante ser comunicativo, já que uma boa companhia também possui mais chances de ganhar carona. O visual também conta e deve ser meio termo, ou seja, não muito desleixado e nem bem arrumado demais. Pessoas com cara de estudante sempre têm mais sorte.

3

Outra dica é estar preparado. Quem deseja viajar de carona não pode ter um roteiro muito cronometrado, pois nem sempre se consegue facilmente, podendo ter que esperar muitas horas. Embora existam pessoas que viajam pelas estradas brasileiras de carona, ainda não é um costume para os motoristas. Por isso, o mais fácil é conseguir uma carona com caminhoneiros. Embora a cena clássica da carona seja o polegar alçado, postos de gasolina, borracheiros, restaurantes de beira de estrada e postos da polícia rodoviária, da vigilância sanitária e de fiscalização da fazenda são locais mais propícios para obter sucesso.

4

No caso do posto de gasolina, a dica é conversar com o frentista, que pode indicar um caminhoneiro mais receptível. Já na hora de conversar com o caminheiro seja prudente, espere ele relaxar e não o aborde assim que descer do veículo. Existem empresas de transportes que proíbem dar carona e, por isso, antes de se frustrar com uma resposta negativa, veja se no caminhão não há nenhum aviso.

5

Ao abordar o caminhoneiro seja simpático e humilde, explicando para onde vai, mostrando credibilidade, sem enrolar, já que muitas vezes as caronas são rejeitadas por medo de assaltos e outras surpresas desagradáveis. Já o posto da Polícia Federal pode ser mais propício para pegar uma carona, pois se imagina que um assaltante não ficaria ali pedindo carona. Porém, converse com o policial do local e explique porque está ali, embora ele não possa expulsar você, é uma forma de aumentar as suas chances de sucesso se o oficial for com a sua cara.

6

Quem estiver no meio do nada e tiver que levantar o polegar para pedir carona na estrada deve ficar em um ponto onde esteja bem visível, inclusive, próximo a rotatórias e lombas, onde os motoristas precisam de diminuir a velocidade. Por outro lado, fique longe das curvas. Também é melhor usar um cartaz, ao invés do polegar, com o nome do destino para onde quer ir. Hoje em dia é mais comum e eficiente.

Sugestão: Trabalho por hospedagem no Brasil - Encontre oportunidades seguras

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil - Passo 6
7

Mesmo que a ideia seja aventurar-se é preciso ter em mente algumas coisas na hora de pegar carona. Prefira fazer o pedido a pessoas com quem você “for com a cara” e se estiver na estrada e o motorista que parar não parecer confiável não hesite em agradecer e desistir. O mesmo deve ser feito a qualquer momento, quando você perceber que algo está errado. Dê uma desculpa e desça do veículo. Por fim, prefira pedir carona de dia.

Veja também: Como viajar pelo Brasil gastando pouco

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como viajar de carona pelas estradas do Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como viajar de carona pelas estradas do Brasil