Viajar para América do Sul

Como viajar para o Suriname

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 8 agosto 2017
Como viajar para o Suriname

O Suriname é um pequeno país localizado na America do Sul com cerca de 560 mil pessoas. É populado por uma mescla de culturas e povos como os descendentes de escravos africanos, colonizadores neerlandeses e britânicos, indonésios, indianos e ameríndios. O país, onde o holandês é a língua oficial, possui ainda um selva indomada pela civilização atual e um clima tropical bem quente. Por estes e outros motivos, o Suriname é um destino que muitas pessoas desejam visitar. Está considerando visitar esse paraíso natural? Se sim, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como viajar para o Suriname.

Passos a seguir:

1

Documentos

Para viajar para o Suriname, o cidadão brasileiro não necessita de um visto. Entrevistas de consulado também não são necessárias.

É, no entanto, necessário fazer uma requisição do passaporte e um requerimento da carteira internacional da ANVISA de febre amarela.

A solicitação do passaporte pode ser feita em http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte. O requerimento da carteira internacional da ANVISA de febre amarela pode ser feito em qualquer agência da ANVISA, levando a sua carteira de vacinação completa para conseguir o documento.

Estes dois documentos e uma passagem aérea são suficientes para que possa deixar o Brasil e visitar o Suriname, mas pode ser pedido que preencha um formulário em inglês no avião. Se é fluente em língua inglesa, pode ficar tranquilo. Caso o inglês não seja o seu forte, o ideal é pedir ajuda a alguém ou levar um dicionário no bolso. No desembarque também podem questionar os motivos da sua visita, novamente em inglês.

2

Viagem

O voo do Brasil para o Suriname dura cerca de 1 hora e 40 minutos, podendo se atrasar. Os vôos diretos para Paramaribo, capital do Suriname, saem de Belém-PA e são efetuados por uma companhia: Surinam Airways - SLM.

Uma facto curioso sobre essa companhia aérea é que ela está ao serviço do Presidente do País, que não possui um avião seu. Dessa forma, se ele necessitar de uma aeronave, a programação dos vôos da companhia é alterada para atender suas necessidades. Isso implica que o seu voo para o Suriname pode se atrasar ou até ser cancelado devido ao chefe maior do Estado. Assim, o ideal é reconfirmar a reserva antes de fazer o check-in.

Como viajar para o Suriname - Passo 2
3

Línguas oficiais

Se vai viajar para o Suriname e não fala neerlandês, a língua oficial do país, fique tranquilo. A língua inglesa é muito usada no país, especialmente em instalações turísticas. Em zonas próximas à fronteira com o Brasil, é até comum encontrar falantes de português.

O surinamês ou sranan é a língua mais utilizada na rua, sendo um idioma crioulo de influências inglesas, neerlandesas e africanas.

Dica: Para saber mais sobre esse tema, acesse esse artigo que explica que língua se fala no Suriname.

4

Clima

O clima do Suriname é equatorial, úmido e quente. A temperatura máxima ronda os 30º C, enquanto que a mínima fica entre os 22º C e os 23º C todo o ano.

Existem duas estações relativamente secas ao longo da costa: de Fevereiro a Abril e de Agosto a Novembro, sendo qualquer uma delas a altura ideal para viajar para o Suriname.

Já os períodos chuvosos acontecem entre Maio e Julho e de Dezembro a Janeiro. A precipitação aumenta nas regiões montanhosas e próximo ao Equador.

Como viajar para o Suriname - Passo 4
5

Serviços

Energia elétrica: Não é imposto qualquer racionamento de energia. No entanto, as chuvas fortes ou o rompimento de cabos pode provocar interrupções de energia ocasionais. Geralmente, o aluguel de uma casa já inclui os serviços de luz, água e internet.

Limpeza Urbana: A limpeza Urbana no Suriname é feita duas a três vezes por semana, com camiões que fazem a coleta do lixo em zonas habitadas.

Qualidade da água: A água que abastece a cidade é considerada de boa qualidade. No entanto, é recomendado o consumo e uso de água purificada ou mineral.

Telefones: O serviço de telefone fixo, realizado pela empresa TELESUR, é razoável. No entanto, as taxas da empresa são altas: Para ligar para o Brasil, uma pessoa no Suriname paga uma tarifa deUS$ 0,33 por minuto, esteja ligando para linha fixa ou celular. Existem três empresas de celular com serviços razoáveis, pré e pós pagos: UNIQUA, DIGICEL e TELESUR.

Transportes: O transporte coletivo mais usado no Suriname é o micro-ônibus com uma lotação até 25 passageiros. O transporte é relativamente barato, mesmo sendo explorado por particulares. Também pode optar por serviços de táxi, chamando por telefone. Procure se informar sobre o valor da tarifa antes da corrida, uma vez que as viaturas não possuem taxímetro.

6

Agora que já sabe como viajar para o Suriname, confira esse artigo sobre viagens: Como preparar a bagagem para viajar de avião

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como viajar para o Suriname, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como viajar para o Suriname