Meteorologia

Quais são as cores que formam o arco-íris

Quais são as cores que formam o arco-íris

O arco-íris é um dos fenômenos meteorológicos mais bonitos que existem. Ele aparece quando os raios solares atravessam as gotas de água presentes na atmosfera, dando lugar ao aparecimento de um espectro de frequências de luz, que é o que comumente conhecemos como arco-íris. Ele é mais visível logo após a chuva, quando o sol começa a surgir. Pode reparar que quanto maior esse contraste do céu com nuvens escuras e os raios solares, mais visível o arco-íris.

As teorias do arco-íris, sob as perspectivas da história do mundo ocidental, mesclam abordagens científicas e pensamentos míticos na história da ciência. Afinal, reza a lenda que no final de um arco-íris existe um pote de ouro, enquanto em termos físicos um arco-íris não tem tamanho exato ou locais preferenciais para surgir mas, sim, condições de incidência de luz.

Uma das primeiras explicações científica que justificava as 7 cores do arco-íris veio do filósofo, físico e matemático francês René Descartes, em 1637, baseado nos fenômenos de reflexão e refração. No início do século 17, partindo de ideias já publicadas por Kepler (1531 - 1630), Harriot (1560 - 1621) e Snell (1591-1626), Descartes pode determinar o fenômeno da refração, fundamental para teorizar o arco-íris e suas cores.

Um arco-íris é formado por 7 cores que aparecem sempre na mesma ordem, você sabe identificá-las? Neste artigo do umCOMO explicamos quais são as cores que formam o arco-íris e outras curiosidades.

Também lhe pode interessar: Quais as cores do Arco-íris

Índice

  1. Quais são as 7 cores do arco-íris?
  2. Quantas cores tem o arco-íris para a física?
  3. Curiosidades sobre as cores do arco-íris

Quais são as 7 cores do arco-íris?

Dentre muitos experimentos que determinam as cores do arco-íris, um dos mais famosos realizado por Renée Descartes é a decomposição da luz branca, que exatificou o conjunto de core da luz do sol detectados a olho nu.

Popularmente, se diz que a sequência do arco-íris (de cima para baixo) é a seguinte:

  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Azul (anil ou índigo);
  • Violeta.

Cores do arco-íris em ordem

Você, com certeza, já viu um arco-íris, o que talvez não tenha sido tão simples de identificar é a ordem das cores do arco-íris, já que, com exceção de pessoas que com tetracromatismo, o olho humano não detecta facilmente todas elas de forma separada. Para que não restem dúvidas, a sequência das cores do arco-íris é a seguinte:

  • O vermelho é a primeira das cores do arco-íris e também a que o olho humano mais detecta. Às vezes, mesmo que o arco-íris não seja intenso demais, conseguimos captar a presença do vermelho neste bonito fenômeno meteorológico.
  • A segunda cor do arco-íris é o laranja, permitindo-nos observar como pouco a pouco as cores vão se transformando. Talvez às vezes não seja possível ver claramente o laranja, porque o vermelho é a cor que predomina.
  • Depois do laranja, nas cores do arco-íris, vem o amarelo. Trata-se de um tom intenso que é bem perceptível quando o arco-íris é intenso, mas que, no entanto, pode passar desapercebido nos arco-íris de menor intensidade.
  • A quarta cor do arco íris é o verde, também se trata da primeiro cor fria que aparece nesta formação meteorológica e a que dará passo a outros tons igualmente frios.
  • No céu azul não é de estranhar que a quinta das cores do arco-íris, o azul, às vezes não seja percebido pelo olho humano. No entanto, se o arco-íris se formar em um céu cinza, conseguiremos ver este tom claramente.
  • A sexta cor do arco-íris é o índigo, um tipo de azul mais intenso que surge produto da quinta cor, o azul, e da última, que é o violeta. O olho humano regular não percebe o índigo (com exceção de pessoas com tetracromatismo), é por isso que às vezes algumas pessoas acham que o arco-íris é composto por 6 cores em vez de 7.
  • E a última das cores do arco-íris é o violeta. Como você pôde ver o arco-íris vai de cores quentes, vermelho, laranja e amarelo a frias, verde, azul, índigo e violeta, mostrando-se de forma maravilhosa no céu.
Quais são as cores que formam o arco-íris - Quais são as 7 cores do arco-íris?

Quantas cores tem o arco-íris para a física?

Apesar da famosa afirmação de que o arco-íris tem 7 cores, para a física o arco-íris é um fenômeno óptico com cores infinitas e sem uma delimitação exata entre elas.

Por que não vemos todas as cores do arco-íris?

Na verdade, as cores do arco-íris, de modo simplista, são resumidas à capacidade finita da visão humana, que enxerga as cores mais intensas.

Observe que o sol sempre estará por trás do arco-íris a partir de onde ele é visto e a chuva fica ente o seu olho e o arco-íris. É muito fácil comprovar isso, foi o que René Descartes fez, basta observar o que acontece quando existe um gota d'água entre a sua visão e um raio de luz e isso configura o fenômeno da refração.

Leitura complementar: Como e porque se forma o arco-íris

Quais são as cores que formam o arco-íris - Quantas cores tem o arco-íris para a física?

Curiosidades sobre as cores do arco-íris

  • Desde o ponto de vista do visualizador o sol está sempre por trás do arco-íris e o seu centro sempre ficará na direção oposta, naturalmente. Sendo que a chuva fica entre o observador e arco-íris;
  • Uma maneira muito simples de entender como se forma o arco-íris é o experimento da gota d'água. Simples assim, observe como uma gota d'água reage à luz do sol;
  • Quanto mais baixo o sol, maior é o arco observado do arco-íris. Em outras palavras, durante o pôr do sol o arco parece maior, enquanto nas horas de sol alto é menor.

Quer ver na prática? Veja como fazer a experiência do arco-íris

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as cores que formam o arco-íris, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Bibliografia
  • FAULHABER, Priscila. Interrogando as teorias sobre o arco-íris. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 14, n. 2, p. 503-527, 2007.
  • LABORATÓRIO DE ENSINO DE ÓPTICA, Instituto de Física "Gleb Wataghin" – UNICAMP. Arco-Iris, O que é?. Disponível em: <https://sites.ifi.unicamp.br/laboptica/curiosidades-2/arco-iris/>. Acesso em 21 de outubro de 2019.

Vídeos relacionados com Quais são as cores que formam o arco-íris

1 de 3
Vídeos relacionados com Quais são as cores que formam o arco-íris
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Augusto
A informação de que os olhos humanos não percebem a cor Índigo, não é verdadeira. A grande maioria das pessoas possuem olhos que não percebem está cor. Porém existem algumas pessoas que podem distiguir facilmente essa cor, não só está como muitas outras cores não perceptíveis para a maioria das pessoas. Essas pessoas carregam uma anomalia chamada de tetracromatismo, normalmente acontece com mulheres, porém a ciência não consegue explicar como alguns homens possuem está anomalia, pois na teoria somente as mulheres poderiam possuir pois carregam o gene x.
1 de 3
Quais são as cores que formam o arco-íris