Trabalhar com cobre

Truques para limpar o cobre

Truques para limpar o cobre

O cobre é um metal de cor avermelhada que contribuiu em muito para o desenvolvimento de civilizações no passado[1]. Uma das características importantes desse metal é que ele é resistente à corrosão[1], motivo pelo qual é utilizado para a fabricação de diversos objetos, o que inclui moedas. Apesar das vantagens que o cobre proporciona em seu uso, seu brilho metálico acaba desaparecendo com o tempo, já que pouco a pouco o metal acaba embaçando e criando uma camada esverdeada provocada pelo contato constante da peça com o ar e a umidade, gerando um processo de corrosão[2], essa camada de chamada patina[3]. A deterioração do cobre é um processo inevitável mas não irreversível, afinal, existem alguns truques e métodos de limpeza com produtos naturais, que todos temos em casa e com os quais você pode devolver o brilho às peças de cobre.

Se você quer que seus objetos de cobre fiquem limpos de novo, bonitos e brilhantes, neste artigo do umCOMO te mostraremos os truques e como limpar cobre de maneira eficaz.

Também lhe pode interessar: Como limpar o Ouro

Índice

  1. Certifique-se de que se trata de um objeto de cobre
  2. Como limpar o cobre com sal e vinagre
  3. Como limpar o cobre com carbonato de cálcio
  4. Como limpar o cobre com sal e limão
  5. Como limpar o cobre com bicarbonato de sódio
  6. Como limpar o cobre com molho de tomate

Certifique-se de que se trata de um objeto de cobre

Existem diversos metais por aí e que, além disso, também existem as ligas metálicas, que são aqueles materiais compostos pela junção diversos metais como é o caso da alpaca e do aço. Em razão da variedade de metais e ligas metálicas que existem, podemos encontrar alguns materiais metálicos que têm aparência e cor parecida com o cobre, o que pode causar confusão e fazer com que acabemos por comprar algo que pensamos ser de cobre sem que realmente seja.

Em razão da possibilidade de confusão, para devolver o brilho ao seu objeto de cobre você pode seguir algum dos truques caseiros de limpar cobre e deixá-lo como novo, entretanto, antes de mais nada, é necessário certificar-se de que o objeto é realmente de cobre. Para realizar a checagem, pegue um ímã e comprove se fica grudado na peça ou não. Se grudar, quer dizer que o objeto não é de cobre. Se ao contrário, o imã não ficar grudado, é de cobre.

Assim que o objeto for confirmado como feito de cobre, será necessário conferir se o cobre que vai limpar tem uma camada de verniz ou laca protetora, o que ocorre por vezes para proteger o objeto e aumentas sua durabilidade e resistência. Para conferir se o cobre se encontra puro ou coberto, misture vinagre branco e bicarbonato de sódio. Pegue um algodão, molhe na solução e passe por uma parte pouco visível do objeto de cobre. Se ao aplicar a mistura a peça for limpada rapidamente, quer dizer que não tem a camada de verniz e você pode usar produtos agressivos sem problema. Se pelo contrário, possui uma camada protetora, você deverá ter mais cuidado.

Agora que você já sabe os primeiros passos para conseguir limpar sua peça, veja abaixo alguns métodos de como limpar cobre.

Como limpar o cobre com sal e vinagre

Ainda que exista produto para limpar bronze, ou seja, um aqueles feito especialmente com essa intenção, também podemos improvisar e conseguir um ótimo resultado fazendo uso de produtos que temos em casa e que nem ao menos pensávamos que fossem capazes de ser utilizados para esse fim.

Existem diversas reações possíveis para se limpar metais e, o melhor de tudo, é que dá para se fazer isso por um preço bastante acessível[4]. Um dos truques caseiros mais populares para limpar o cobre é a mistura de sal e vinagre[3]. Encha uma xícara de vinagre branco e adicione uma colher de sal. Misture bem e com um pano limpo aplique a solução sobre o objeto de cobre, depois, enxágue com água morna. Se sua peça de cobre tem a camada protetora de verniz, coloque em uma panela três copos de água, uma xícara de vinagre branco e uma colherada de sal. Coloque a peça de cobre dentro e deixe ferver durante alguns minutos para que a sujeira grudada desapareça. Por fim, lave o objeto com água e sabão e seque bem.

Para mais dicas de como limpar peças de bronze, continue lendo esse artigo.

Como limpar o cobre com carbonato de cálcio

Apesar de não ser um produto que costumamos ter em casa como é o caso do bicarbonato de sódio, o carbonato de sódio também pode ser usado para limpar cobre, aliás, pode ser usado para limpar qualquer metal. Para realizar a higienização de seu objeto de cobre com o carbonato de cálcio, bastará pegar uma flanela de algodão e esfregar o produto, sendo bastante delicado e tomando cuidado para evitar que o carbonato acabe por arranhar o cobre[2].

Ao fim do processo, você poderá lavar o objeto com água corrente e detergente neutro, então secá-lo com uma flanela também de algodão, podendo colocar a peça sob acetona para garantir uma secagem profunda[2].

Como limpar o cobre com sal e limão

Outro truque caseiro muito eficaz é usar sal e limão para limpar o cobre. Para tal, corte um limão pela metade e coloque um pouco de sal sobre a polpa, depois, esfregue com cuidado a peça de cobre. Se quiser lustrar o cobre para ficar mais brilhante, adicione em um recipiente o suco do limão, a mesma quantidade de sal e farinha e misture tudo. Depois, com um pano limpo aplique a solução fazendo movimentos circulares para polir bem o cobre.

Para finalizar a higienização da peça, passe um pano úmido para eliminar os resquícios do sal com limão e seque tudo com cuidado.

Truques para limpar o cobre - Como limpar o cobre com sal e limão
Imagem: Reprodução/rhiannonartecelta.com

Como limpar o cobre com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um grande aliado de todos que se encarregam da limpeza da casa, podendo ser útil para higienizar diversos aparatos principalmente da cozinha, mas também sendo válido para limpar objetos de cobre.

Se sua peça de cobre não tem a camada protetora de verniz, este truque para limpar o cobre é muito eficaz. Adicione em uma panela uma colherada de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Coloque o objeto de cobre dentro e deixe ferver durante 20-30 minutos. Depois deste tempo, tire a peça de cobre, enxágue e seque bem.

Como limpar o cobre com molho de tomate

O molho de tomate é um truque caseiro muito eficaz para peças de cobre pequenas, como as moedas, ou para frigideiras com base de cobre. Aplique sobre a peça um pouco de molho de tomate ou ketchup e esfregue suavemente com um pano limpo. Após esfregar o produto, enxágue o objeto com água morna e seque bem.

Com estes truques para limpar o cobre suas peças e objetos deste metal com certeza ficarão bonitas e brilhantes como no primeiro dia. Todas as dicas aqui apresentadas aqui servirão caso você queira saber como limpar tacho de cobre, objetos de decoração e até mesmo panelas, bastando aplicar a substância e seguir as instruções.

Se você tiver panelas de cobre e quiser mais dicas sobre como limpar o material, veja também como limpar panelas de cobre e deixe seus utensílios de cozinha reluzentes como nunca antes.

Truques para limpar o cobre - Como limpar o cobre com molho de tomate

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para limpar o cobre, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Referências
  1. DELGADINHO, M. J. C. Distúrbios do metabolismo do cobre, ferro e zinco. Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2014. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/4495/1/PPG_19710.pdf. Acesso em: 31/10/2020.
  2. VIEIRA, R. M. L. Alguns princípios gerais de conservação de moedas e o processo de limpeza mecânica adotado no Museu Histórico Nacional. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, Vol. 2, p. 133-136, São Paulo, 1992. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revmae/article/download/108999/107481/. Acesso em: 01/11/2020.
  3. FARIA, D. L. A.; BERNARDINO, N. D.; SETUBAL, S. R. M.; NOVAIS, V.; CONSTANTINO, V. R. L. Limpando Moedas de Cobre: Um Laboratório Químico na Cozinha de Casa. Química Nova na Escola, Vol. 38, Nº 1, p. 20-24, São Paulo, 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_1/05-CCD-58-15.pdf. Acesso em: 01/11/2020.
  4. ROSENHEIN, L. D. The household chemistry of cleaning pennies. Journal of Chemical Education, Vol 78, p. 513, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/231265555_The_Household_Chemistry_of_Cleaning_Pennies. Acesso em: 01/11/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marcelo
Boa tarde
Sabe como posso limpar um alambique de cobre?
Imagem: Reprodução/rhiannonartecelta.com
1 de 3
Truques para limpar o cobre