Escrever cartas

Como enviar uma carta registrada

Como enviar uma carta registrada

As cartas registradas são aqueles que nos garantem a sua chegada ao destinatário e são muito úteis quando precisamos mandar algo muito importante. Além disso, este tipo de envio acelera a entrega da carta registrada e permite-nos saber sempre qual é o estado do envio. Caso não seja possível entregar a carta à pessoa que deve recebê-la, ela será devolvida ao remetente. Nesse artigo do umCOMO explicamos os passos sobre como enviar uma carta registrada.

Índice

  1. Como funciona carta registrada
  2. Como enviar carta registrada
  3. Como preencher uma carta
  4. Como enviar carta pelo correio

Como funciona carta registrada

É muito comum que tenhamos dúvidas em relação a como enviar uma carta, ainda mais cartas registradas que fogem do padrão usual de envio. As cartas registradas não são muito diferentes das cartas comuns, têm apenas um diferencial que une o clássico correio à tecnologia. Quando enviamos uma carta registrada temos a vantagem de ter um código de rastreio do correio, o que é bastante vantajoso caso estejamos enviando algo que tem prazo para chegar ou que estamos ansiosos para saber se já chegou ao destino.

A única desvantagem da carta registrada em relação às comuns é que o envio é um pouco mais caro, entretanto, nada fora de acesso. Nelas é possível enviar não apenas papéis mas também arquivos digitais por meio de CD, DVD, pen drive e cartão de memória.

Como enviar carta registrada

  • A primeira coisa que você deve fazer para poder mandar uma carta registrada é escrever a carta, seguindo a estrutura adequada em função do tipo de carta: formal, amistosa, de agradecimento, para solicitar um pagamento, entre outros. Além do conteúdo da carta, também é necessário saber o endereço postal do destinatário da carta, pois caso contrário não a conseguirá enviar. Se não tem forma de a pedir diretamente, pode ver aqui como encontrar o endereço de uma pessoa.
  • Quando já tiver o endereço completo, deverá escrevê-lo no envelope da carta a registrar, seja imprimindo o endereço no envelope ou escrevendo à mão, com letra legível. Quando tiver a carta e o envelope prontos, você deve colocar a carta dentro do envelope e fechar bem. De seguida, vá até a uma agência de Correios mais próxima e peça para enviar a carta registrada. Para isso, você deve preencher um formulário com os seus dados pessoais e os do destinatário da carta.
  • Geralmente os envelopes de carta vêm com uma cola que podemos utilizar saliva para fazer fazer fechar, caso você tenha comprado um envelope que não tenha com cola, nos balcões de preenchimento dos correios existem potes de cola com essa função.

O preço do envio registrado varia em função do peso da carta ou pacote e para onde o deseja enviar (a variação vai de acordo com ser nacional ou internacional e também em razão da distância entre o seu local atual e o endereço do destinatário).

Após pagar pelo serviço, o pessoal dos Correios irá dar-lhe um código através do qual você poderá saber sempre o estado do envio registrado, principalmente através da página deles na Internet. Outra opção para rastrear o envio e saber onde está e se já chegou ao destino, é utilizar o aplicativo dos correio que enviará notificações sempre que a situação do pacote for atualizado, o que inclui o momento de envio e de recebimento.

Caso a carta ou pacote registrado não possa ser entregue ao destinatário, será devolvido ao seu domicílio, por isso, é bastante importante aprender como mandar carta pelo correio.

Como preencher uma carta

Tanto para enviar carta registrada quanto para enviar uma comum, o mecanismo de preenchimento deverá ser o mesmo, sendo que para especificar que deseja fazer envio por carta registrada deve ser feito no atendimento do correio quando o envelope já estiver preenchido.

Para preencher o envelope corretamente, você deverá:

  • Na frente: inserir os dados do destinatário, ou seja, da pessoa que receberá a carta. Na primeira linha, escreva o nome completo, na segunda linha, escreva endereço do remetente com rua, número, cidade e estado e, na última linha, coloque o CEP. Caso você não possua a última informação, veja como descobrir CEP;
  • No verso: inserir os seus dados ou dados do remetente ideal caso esteja enviando em nome de uma pessoa jurídica. Na primeira linha, coloque o nome da pessoa física ou jurídica que envia a carta, escreva o nome completo, na segunda linha, escreva endereço do remetente com rua, número, cidade e estado e, na última linha, coloque o CEP.

É necessário aprender como preencher e como mandar uma carta pelo correio, afinal, erros podem causar um retorno do envio para o endereço do remetente ou acabar se perdendo no meio do caminho.

Como enviar carta pelo correio

O processo de como mandar uma carta é bastante simples. Veja abaixo as opções:

  • Se você já tem o envelope com selo: o processo de como enviar carta já tendo o envelope exige apenas que você vá até uma caixa dos correio e deposite o envelope. Isso não envolve cartas registradas pois não tem como o sistema do correio saber que essa é a intenção, sendo assim, pegue uma senha e vá até um caixa de atendimento.
  • Se você ainda não tem o envelope: é necessário ir até uma unidades dos correio, pegar uma senha e esperar ser chamado. Quando chegar ao caixa de atendimento do correio, peça por um envelope com selo e insira o conteúdo a ser enviado, sendo que carta comuns estão com o preço incluso no preço do envelope. Caso você queira saber como mandar carta registrada, saiba que é apenas necessário pedir ao atendente que deseja mandar uma carta registrada e os custos extras serão calculados de acordo com o destino do envio. O limite de peso para uma carta registrada é de 500 gramas, caso o pacote exceda os 500 gramas você deverá pagar taxas extras.

Se você já tiver um envelope comum sem selo, é possível comprar o selo nos correios e utilizar o envelope comum que já foi adquirido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como enviar uma carta registrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Só serão aceites como carta registrada a postagem de CDs, DVDs, disquetes, pen drives, tokens, fitas cassetes, cartões de memória e mídia player portátil, como MP3, desde que não tenham valor comercial.
  • O peso máximo de cada objeto só pode ser de até 500 gramas. Objetos com peso superior a 500 gramas serão enviados pelo SEDEX.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
fernanda de oliveira
Na verdade os correios alegam que não são obrigados a entregar ao destinatario,basta entregar a alguem que diga que mora naquela residencia ou ao porteiro do predio se houver,graças a isso estou com dois objetos que constam no correio com entregues e que eu nunca recebi.
Aliandra
Eu enviei uma revista para Aracaju,sou do.Rio.de.Janeiro,coloquei como carta registra ,já tens uns 15dias e ainda não chegou,só que o maior problema que o papel que eu recebi nos.correios com 1semana já estava todo apagado,não tenho como vê o numero.de rastreio,o que eu faço agora?
Priscila
Posso mandar um livrinho fino e pequeno como carta registrada?
deborah borges talaia machaddo
Governo federal não o pagar meio porque inpossibilitada desde 2012 do mês fevereiro tenho esquizofrenia problemas mentais tomo houdool para cerebro e tomo remédio para dormir, e não posso trabalhar .eu Deborah Borges talaia machado,CNPJ..#########_66....nire....35_8_######_4..... -eu Deborah Borges talaia machado reconheço que posso trabalhar mais. Antecionalmente.Deborah Borges talaia machado.
roberto carlos
precisa maneirar no rivotril.....
Rafael Martins da Silva
Débora Borges Talaia Machaddo, eu quero saber como sua saúde hoje em dia, está melhor?
NATÁLIA COLOMBO
OI , DEBORAH ! TUDO BEM ? OLHA , NÃO OBEDEÇA ESSE RAPAZ QUE TE DISSE UMA BESTEIRA SOBRE REMÉDIO . VOCÊ NÃO TEM QUE TOMAR RIVOTRIL NÃO . ESSE OTÁRIO NUNCA TEVE DE TOMAR ESSE HALDOL POR ISSO NEM SABE O QUE É UMA DOENÇA COMO A TUA . EU JÁ TMEI HALDOL E FOI PÉSSIMO , MAS EU TENHO UMA OUTRA DOENÇA PSIQUIÁTRICA . TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO . TOMA CUIDADO COM PESSOAS QUE GOSTAM DE RIR DAS DOENÇAS . POR FAVOR TOMA CUIDADO COM PSIQUIATRAS ATÉ . SE UM É FDP OU NÃO SABE MEDICAR BEM PROCURE UM MELHOR . DEUS TE ABENÇOE . A IRA DE DEUS CAIA SOBRE AS PESSOAS MALDOSAS PRINCIPALMENTE SOBRE OS MÉDICOS RUINS . BEIJO . SE CUIDE MUITO . TCHAU .
Edilson
Para enviar uma carta registrada, o envelope deve ser o de plástico? O que pretendo enviar é uma pequena revista e não há a necessidade de envelope plástico.
Como enviar uma carta registrada