Jogos baratos para as crianças

Como fazer o jogo da argola

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 7 agosto 2019
Como fazer o jogo da argola

Este jogo é muito fácil de fazer e muito divertido na hora de jogar, embora como mínimo terá de haver dois jogadores. Quantos mais forem melhor. Trata-se de um tabuleiro que serve de alvo, quanto mais afastado estiver dele, mais difícil será colocar as argolas nos pinos. O objetivo é colocar o máximo de argolas nos pinos de maior pontuação. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer o jogo da argola.

Vai precisar de:
  • Uma tampa de uma caixa de papelão com uns 28 cm de largura por 40 cm de comprimento
  • Papel de cor ou tintas
  • 5 tubos de papelão do papel de alumínio usado na cozinha ou cartolina grossa
  • Papelão grosso
  • Cola forte e corda
  • Tesoura
  • Lápis
Também lhe pode interessar: Como fazer o jogo da ratoeira
Passos a seguir:
1

Para fazer o tabuleiro, cubra com papel colorido a tampa da caixa ou pinte-a de uma cor que mais goste. Deixe secar. Com os tubos de papelão faça cinco pinos como os do desenho. O mais comprido deverá ter uns 12 cm de comprimento e o mais curto uns 8 cm.

Como fazer o jogo da argola - Passo 1
2

Se não tiver tubos de papelão para os pinos, pode fazê-los você mesmo usando cartolina. Corte 5 pedaços de cartolina com cerca de 12 cm de comprimento cada em e 12 cm de largura (a). Enrole os pedaços um a um com o dedo, para formar um tubo (b), e cole-o com cola ou fita adesiva para juntar as bordas (c). Recorte-os de forma a que sejam de diferentes tamanhos.

Como fazer o jogo da argola - Passo 2
3

De seguida, corte o extremo de cada tubo em forma de ângulos, como indica no desenho. Isto faz-se para que fiquem inclinados de baixo para cima, quando os colar à tampa de papelão.

Como fazer o jogo da argola - Passo 3
4

Depois, cole os pinos inclinando-os de baixo para cima, na parte de fora da tampa de papelão. Coloque a mais curta no centro e as outras à volta das quatro esquinas, como vê no desenho.

Como fazer o jogo da argola - Passo 4
5

Quando os pinos estiverem colados à tampa, pinte-os de cores diferentes e deixe-os secar tal e qual como aparece na imagem.

Como fazer o jogo da argola - Passo 5
6

De seguida, coloque a tampa de lado e faça um buraco de cerca de 3 cm contando desde cima. Faça o mesmo do outro lado. Passe uma corda pelos dois buracos e ate-a.

Como fazer o jogo da argola - Passo 6
7

Recorte cinco quadrados de papel branco e cole-os por debaixo de cada um dos pinos. Agora desenhe ou pinte ou números correspondentes, como vê no desenho.

Como fazer o jogo da argola - Passo 7
8

Sobre a folha de papelão grosso, desenhe dez círculos. Use como guia a tampa de um frasco de Nescafé, por exemplo. Certifique-se que os círculos sejam pelo menos duas vezes mais largos que os pinos.

Como fazer o jogo da argola - Passo 8
9

Usando uma tampa menor do que a anterior, desenhe outro círculo dentro do primeiro. Vejo o desenho. Recorte em primeiro lugar os círculos de fora e depois os de dentro.

Como fazer o jogo da argola - Passo 9
10

Por fim, cole dois círculos de papelão juntos, para formar uma argola resistente. Faça isto com todos os círculos até ficar com cinco. Pinte cada um deles da mesma cor de cada pino.

Como fazer o jogo da argola - Passo 10
11

Como se joga: pendure o tabuleiro numa porta e faça uma linha no chão a uns dois metros de distância do tabuleiro. Coloque-se atrás dessa linha e tente enganchar ar argolas nos pinos. Atire as cinco argolas de cor à vez, se passar a linha ao atirar, perde a vez. Quando uma argola cair dentro do pino, anote o número de pontos que marca. Se acertar duas vezes no mesmo pino deverá anotar dupla pontuação. O primeiro que conseguir 50 pontos ganha.

Veja também: 25 brincadeiras de 2 pessoas em casa

Como fazer o jogo da argola - Passo 11

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o jogo da argola, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Como fazer o jogo da argola