Construir jogos

Como fazer um relógio de água

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um relógio de água

De certeza que nunca tinha pensando que seria possível fazer um relógio de água. Pode utilizá-lo como se fosse um relógio normal para ver as horas. Para além disso, fazer um relógio de água pode ser uma brincadeira bastante divertida para fazer em conjunto com os seus filhos. Se gosta de flores, uma outra opção é fazer um relógio de flores. Não perca mais tempo e veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer um relógio de água.

Vai precisar de:

  • Uma garrafa estreita de plástico macio
  • Uma caixa grande de papelão rijo com uns 40 cm de altura
  • 2 agulhas de tricô
  • 2 rolhas de cortiça
  • 4 pedaços de corda tão compridos quanto a caixa
  • Uma folha de papel
  • Um pedaço de papelão
  • Plasticina
  • Um recipiente à prova de àgua
  • Um lápis, tesoura e cola
Também lhe pode interessar: Como fazer um bingo de palavras

Passos a seguir:

1

Recorte o fundo de uma garrafa de plástico. Faça quatro buracos na garrafa ao longo da borda (a). Coloque um pedaço de corda em cada buraco. Faça um nó na ponta de cada corda da parte de fora da garrafa (b).

Como fazer um relógio de água - Passo 1
2

De seguida, abra a parte superior da caixa. Corte uma porta pequena num dos lados do fundo da caixa. Faça um furo em cada canto da caixa da parte de cima.

Como fazer um relógio de água - Passo 2
3

Coloque a garrafa dentro da caixa. Introduza uma corda em cada um dos furos da parte de cima da caixa e faça um nó em cada extremidade. Ponha o recipiente no fundo da caixa.

Como fazer um relógio de água - Passo 3
4

De seguida, recorte um círculo de papel. Escreva nele os números de 1 a 12 como no mostrador de um relógio. Cole-o à parte da frente da caixa perto do topo. Faça um furo no centro do círculo.

Como fazer um relógio de água - Passo 4
5

Depois recorte um pedaço de papelão com a forma de ponteiros de relógio. Faça um buraco na parte redonda (a). Coloque uma agulha de tricô através do buraco e cole o ponteiro à extremidade da agulha (b).

Como fazer um relógio de água - Passo 5
6

Usando a tesoura faça um buraco na rolha. Coloque a agulha por dentro do centro da esfera do relógio. Introduza a rolha na agulha e puxe-a pela parte detrás da caixa.

Como fazer um relógio de água - Passo 6
7

Corte uma corda um pouco mais comprida do que a altura da caixa. Ate a rolha a uma extremidade. Coloque um pouco de plasticina na corda junto à rolha e também na outra extremidade da corda.

Como fazer um relógio de água - Passo 7
8

De seguida, passe a corda à volta da rolha como na imagem. Deixe cair a rolha dentro da garrafa. Introduza a outra agulha cravando-a perto da primeira. Deixe que a corda passe por cima.

Como fazer um relógio de água - Passo 8
9

Por fim, encha com um pouco de água a garrafa de plástico. Puxe a extremidade da corda que tem a plasticina para que a rolha toque apenas na água.

Como fazer um relógio de água - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um relógio de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Conselhos

  • . Se o ponteiro rodar demasiado depressa, deixe um pino de cabeça grossa no fundo da garrafa de plástico, ou coloque pelo buraco um pedaço de pau que seja fino. Se a rolha não descer para baixar a água, coloque mais um pedaço de plasticina sobre a corda.
  • Lembre-se de mudar o recipiente que colocou no fundo da caixa, quando ficar cheio de água.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Como fazer um relógio de água