Damas

Como fazer um tabuleiro de damas

Como fazer um tabuleiro de damas
Imagem: toys-reciclagemdivertidaeartesanato.blogspot.com

As damas é um jogo muito interessante, que desenvolve a perspicácia e o pensamento lógico, assim como treina a capacidade de criar estratégias. Consiste num tabuleiro ao xadrez e peças pretas e brancas, correspondentes a dois jogadores, tendo por objetivo conseguir o máximo de peças do jogador adversário.

É um programa ótimo para um serão ou uma tarde bem passada. Mas o melhor deste jogo, é que você não precisa gastar dinheiro para conseguir um, pode antes criar o seu próprio jogo! Veja neste artigo de umComo.com.br como fazer um tabuleiro de damas.

Vai precisar de:

  • Madeira / Cartão
  • Verniz / Papel autocolante
  • Tintas
  • Régua
  • Lápis
  • Pincel
  • 24 Tampas de garrafa pet
Também lhe pode interessar: Como fazer um quebra-cabeça no Word

Passos a seguir:

1

Comece por fazer a base do tabuleiro. Você poderá usar dois materiais diferentes: madeira ou cartão.

Se optar pela madeira, corte um pedaço com 35cmx35cm, lixe bem e passe um verniz para ficar com um aspeto cuidado e bonito.

Se optar pelo cartão, corte um pedaço com a mesma medida (35cmx35cm) e, depois de pintado, plastifique com papel autocolante.

2

Para pintar a base do tabuleiro, opte por uma cor sólida (branco, castanho, etc.) e, com ajuda de uma régua, desenhe os quadrados. Comece por definir as linhas horizontais e depois desenhe as verticais, formando os quadrados. Deverá ter 8 linhas horizontais e 8 linhas verticais.

3

Depois de desenhados os quadrados, pinte-os. Você deverá escolher duas cores contrastantes (preto e vermelho, por exemplo). Comece por pintar o primeiro quadrado do canto superior esquerdo de uma das cores, preto, por exemplo, e pinte o seguinte com a outra cor, assim sucessivamente.

Na linha de baixo, pinte o primeiro quadrado com a cor oposta, neste caso, vermelho, e vá pintando os quadrados alternando sempre as cores.

No final de pintado, passe verniz ou selante por cima, se optou pela madeira, ou papel autocolante, se optou pelo cartão.

4

Para fazer as peças, você pode optar igualmente por cartão ou, para dar mais relevo e ser mais fácil de manusear, escolha fazer com tampinhas de garrafa pet.

Se usar o cartão, desenhe círculos no mesmo com ajuda de um compasso e recorte. Pinte as 24 peças, 12 de cada cor (use as mesmas cores que escolheu para os quadrados do tabuleiro) e plastifique no final com papel autocolante.

Se optar pelas tampinhas, basta pintá-las com as cores escolhidas (junte à tinta um pouco de cola branca para que esta fixe melhor no plástico).

5

Faça a caixa do seu jogo! Pode pegar qualquer caixa que tenha lá em casa, de cartão, madeira, plástico e decorar, desenhando na tampa um tabuleiro de damas e escrevendo "Jogo de Damas".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um tabuleiro de damas, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Conselhos

  • Opte por fazer algumas peças a mais, pois poderá perder algumas com o tempo e assim já terá algumas suplentes!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
merlom
oiiiiiii, amei o tutorial
A sua avaliação:
Kaiobrenocorreiadasilva
Oi gente
A sua avaliação:
Thaíse
Gostei muito! Já estou até juntando as tampinhas.
A sua avaliação:
Antônia Gabriela
Eu achei super legal eu ainda não fiz mas quando eu fazer eu aposto que vai ficar lindo eu amo jogar dama eu jogo com minha amiga eu sou meio nerd ( mais ou menos^^) amei tchal
A sua avaliação:
mateus
bom e util
Editor umComo.com.br
Eba! Obrigado pelo comentário, Mateus!
A sua avaliação:
MarcosWarcaf
muito legal gostei. obg :)
Editor umComo.com.br
Oi Marcos! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Raellem...
quando fiz achei legal
Editor umComo.com.br
Oi Raellem! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maria Eduarda
Gostei
Editor umComo.com.br
Oi Maria, que bom que você gostou! Muito obrigada ;)
larrissa
o meu ficou muito legal, obrigado(a) pelos concelhos e ajuda.
Ana Caseiro
Olá Larrissa, que bom que você conseguiu fazer :) Continue a acompanhar-nos ;)
Imagem: toys-reciclagemdivertidaeartesanato.blogspot.com
Como fazer um tabuleiro de damas