As transferências de calor

Como fazer uma experiência de derreter gelo em aula

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 novembro 2017
Como fazer uma experiência de derreter gelo em aula

As experiências de derreter gelo permitem aos estudantes observar os efeitos das mudanças físicas e químicas sobre a matéria, convertendo os sólidos em líquidos. Os estudantes podem experimentar com diferentes amostras de gelo e as formas de isolamento, tais como o papel perante o plástico. A implementação de vários elementos de fusão de gelo tais como sal, água fervendo e velas permite aos estudantes testar as variáveis e comparar os resultados para encontrar o que faz com que o gelo derreta mais rápido.

Vai precisar de:

  • Cubos de gelo
  • Pratos de plástico
  • Agentes para derretimento do gelo
  • Isolantes
  • Cronômetro

Passos a seguir:

1

Proporcione a cada grupo de alunos três cubos de gelo. Peça aos estudantes para colocarem cada cubo de gelo em um prato de plástico separadamente.

2

Diga os estudantes para deixarem um cubo de gelo sozinho, como controle, para fundir um cubo de gelo rapidamente através da aplicação de uma fonte de calor, e para derreter um cubo de gelo pouco a pouco através do isolamento do mesmo.

3

Dê a cada grupo um elemento de fusão diferente, como água quente ou água fervendo, fogo, sal de rocha ou um aquecedor manual para testar, e meça o tempo de derretimento do gelo de fusão rápida.

4

Atribua a cada grupo uma forma de isolamento, como plástico, papel, tecido, algodão, espuma de poliestireno, papel ou feltro. Diga aos estudantes que envolvam o gelo de fusão lenta no material para testar o nível de isolamento proporcionado.

5

Meça o tempo da atividade de derreter o gelo durante 30 minutos e descubra os resultados no final do tempo.

6

Permita aos estudantes compararem os tempos de derretimento dos cubos de gelo com os outros grupos para encontrarem os melhores e piores isolantes, e o agente de fusão mais rápido e mais lento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma experiência de derreter gelo em aula, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos

  • Os professores que aplicam elementos de fusão do gelo baseados em fogo, como isqueiros, velas ou água fervendo devem supervisionar e controlar os materiais para evitar lesões nos estudantes, queimaduras ou um incêndio.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer uma experiência de derreter gelo em aula