Trabalhar os metais

Como limpar alpaca

Como limpar alpaca
Imagem: hogardecorado.com

A alpaca é muitas vezes confundida com a prata, no entanto não tem nada a ver com este metal, pois a alpaca é uma mistura de cobre, níquel e zinco em proporções muito diferentes da prata. Por ser um material diferente, ao limpar objetos de alpaca, não se deve usar os mesmo produtosque usa para limpar prata, pois poderia danificar as suas peças. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar alpaca e deixar assim as suas peças impecáveis.

Também lhe pode interessar: Como limpar prata
Passos a seguir:
1

Procure em lojas especializadas um produto próprio para limpar alpaca. Lembre-se que não deve usar os mesmos produtos que para limpar prata, visto ser um material diferente. Consulte sempre um profissional para o orientar.

2

Pode lavar os seus objetos diretamente com detergente e água. Desta forma, conseguirá retirar todo o pó e ficar com a peça limpa. Em seguida, seque com um pano macio e irá notar grandes resultados.

Como limpar alpaca - Passo 2
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
3

Misturar bicarbonato de sódio com água é outra forma de limpar a alpaca. Para isso, deve fazer uma mistura do produto com água até obter uma pasta consistente e adicionar três colheres de chá de sal. Depois coloque a mistura dentro de um recipiente e comece a limpeza utilizando uma esponja macia. Em locais de difícil acesso pode utilizar uma escova de cerdas macias.

Como limpar alpaca - Passo 3
Imagem: sinto-mebonita.blogspot.pt
4

Existem também placas especializadas, que servem exclusivamente para limpar metais. Para isso, basta introduzir uma placa numa bacia de água quente, colocar o objecto dentro do recipiente e seguir as instruções que estão especificadas na placa, já que cada marca tem uma forma de uso diferente. Com isto conseguirá obter excelentes resultados.

5

Recomenda-se também o uso de sabão neutro e água morna. Esta é a forma mais tradicional e simples de limpar objetos de alpaca de forma a conseguir grandes resultados. Lembre-se de aplicar o composto à volta do objeto e secá-lo com um pano seco e limpo.

6

Também pode forrar um recipiente com papel de alumínio, encher com água quente e juntar um punhado de sal na água. Deixe repousar os objetos lá dentro por uns minutos, retire e limpe com um pano macio. Esta mistura é ótima para deixar as suas peças de alpaca como novas.

Como limpar alpaca - Passo 6
Imagem: caroldaemon.blogspot.pt
7

Normalmente, a alpaca está presente em brincos, pulseiras, entre outros. No entanto, se este for acompanhado por alguma pedra ou algum mineral metal, consulte um especialista que lhe irá dizer como agir em cada caso.

8

Veja também como limpar bronze e como limpar ouro, para conseguir recuperar o brilho das suas peças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar alpaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Tenha em mente que se usar o mesmo produto para limpar prata em alpaca pode danificar os seus objetos.
  • Consulte um profissional qualificado em caso de dúvida

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Willison
Tenho uma pasta caseira (eu mesmo fabrico). Só inventei o produto por cansar destas indicações que não funcionam. A pasta é de fácil manuseio.
Só a pasta e estopa ! Pronto !! alpaca nova de novo. Simples assim.
A formula possui bicarbonato de sódio, óleo mineral, suco de pepino entre outros produtos encontrados na nossa casa.
Ivan Tadeu Couto Rojas
Prezados senhores. Li, num site da net, que não se deve comer ou beber liguidos quentes usando-se colheres de alpaca. Segundo o referido site o cobre pode se desprender da c0olher causando várias doenças a longo prazo como a cirrose, por exemplo. Os Srs. sabem dizer se essa informação procede ?
lacyr junior
sempre limpei argolas, estribos, chapas de alpaca, esporas e fivelas com produto de limpar prataria,como brasso, silvo etc... e olha que essas peças são ricas em detalhes e nunca houve se quer qualquer danificação,pelo contrário ficam muito limpas e polidas por muito mais tempo, recomendo e trabalho com esse tipo de produto a mais de 25 anos se fosse pra apresentar algum dano ja teria acontecido!!!! mito essa de produto de prataria não servir em alpaca
Willison
Concordo amigo !!
Parabéns por sua opinião... Muitas vezes as pessoas fazem do pingo d´água uma tempestade.
É muito fácil polir alpaca.

Abraço
Imagem: hogardecorado.com
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: sinto-mebonita.blogspot.pt
Imagem: caroldaemon.blogspot.pt
1 de 4
Como limpar alpaca