Outras experiências de física

Como o tempo é medido pela ampulheta

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como o tempo é medido pela ampulheta

Uma ampulheta serve para medir o tempo, utiliza areia ou outro material com as mesmas propriedades para deslizar do topo da ampulheta para a base através de um "pescoço". A história diz que já é usada há centenas de anos e ainda hoje utilizamos para várias medições do tempo seja na cozinha ou a jogar Pictionary. No umComo explicamos como o tempo é medido pela ampulheta.

Também lhe pode interessar: Como verificar se o ar é pesado

Medindo o tempo na ampulheta

Na maior parte dos casos as ampulhetas são feitas de vidro e areia. Tendo a areia características que impedem a corrosão do vidro ao longo do tempo. É composta por dois bulbos onde a areia se acumula, e por um pescoço por onde passa a areia. Para medir o tempo existem determinados fatores a ter em conta:

  • A quantidade de areia;
  • A grossura do grão de areia;
  • O tamanho do bulbo;
  • A largura do pescoço.

Tendo estes fatores em conta é possível medir o tempo de forma quase exata, porque sendo um sistema fechado, a quantidade de areia é sempre a mesma, e flui sempre da mesma forma quando invertemos a ampulheta. Além disso não ganha umidade e não altera as suas funções mesmo com pressão atmosférica exterior alterada. Existem por isso diferentes tamanhos de ampulheta, algumas mais pequenas têm 3 minutos exatos e são chamadas de "temporizador de ovos" para medir o tempo de cozinhar os ovos. Algumas ampulhetas não usavam areia mas sim uma mistura de pó de mármore com óxidos de lata/chumbo, e ainda casca de ovo queimada.

Como o tempo é medido pela ampulheta - Medindo o tempo na ampulheta

História da Ampulheta

Crê-se que ela surgiu em Alexandria no Egito cerca de 300 A.C. e se expandiu o seu uso por todo o mundo antigo. Na Idade Média foi redescoberta e bastante utilizada para medir o tempo, até mesmo na altura dos Descobrimentos. Por ser fácil de fazer e possível em vários tamanhos, era utilizada para as mais variadas funções, até mesmo restringir os sermões dos pregadores de fé a uma hora. Atualmente o seu uso é mais simbólico, sendo utilizada mais como um símbolo de que o tempo passa, e que as areias do tempo estão a acabar (morte).

Como o tempo é medido pela ampulheta - História da Ampulheta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o tempo é medido pela ampulheta, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Helio
Eu tenho uma nota de 1 real e uma de dez de plástico as duas novinhas quero vender
1 de 3
Como o tempo é medido pela ampulheta