Passeios

Quais os benefícios de andar a cavalo

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 7 novembro 2019
Quais os benefícios de andar a cavalo

Há séculos que o homem anda a cavalo. Inicialmente o cavalo era usado como meio de locomoção e teve um grande papel nas antigas lutas de conquista de territórios. Com o passar do tempo o cavalo começou a ganhar outros papéis. Hoje em dia, andar a cavalo é uma atividade de lazer, que deu origem a várias modalidade esportivas. A equitação é um exemplo disso. Além de trazer vários benefícios para a saúde, andar a cavalo é elemento de terapias para pessoas com problemas motores e psicológicos. Conheça com umComo quais os benefícios de andar a cavalo e aproveite para experimentar.

Também lhe pode interessar: Como criar um hábito

Índice

  1. Beneficios de montar a cavalo
  2. Fazer equitação
  3. Equoterapia

Beneficios de montar a cavalo

Andar a cavalo traz diversas recompensas para a sua saúde. Saiba com umComo, além do companheirismo que mais é que este animal tem para lhe oferecer. Vai ficar surpreendido.

  • Alivia o estresse: Relações com animais ajudam a diminuir a pressão arterial e os hormônios que geram o estresse. Para além disso, o exercício físico é também um prática associada ao alívio de estresse e agitação. Andar a cavalo não é apenas uma prática de prazer. Esta atividade pode ser praticada regularmente, sendo um esporte reconhecido.
  • Fortalece a massa óssea: Quando monta o equipamento necessário para montar a cavalo está a exercitar a sua massa óssea, com exercícios de peso.
  • Ajuda na digestão: Tal como andar a pé, andar a cavalo aumenta os estímulos nos órgãos internos e consequentemente melhora a função digestiva e hepática.
  • Fortalece os músculos: Quando anda a cavalo está a trabalhar vários músculos do seu corpo, sobretudo nos braços, nos glúteos e nas pernas. Além disso existem várias tarefas associadas a esta prática que ajudam a mantê-lo ativo, como a higiene, a preparação e a alimentação dos cavalos.
  • Fortalece a coluna: Contrariamente ao que muitos dizem, andar a cavalo não faz mal à coluna. Pelo contrário, quando monta a cavalo precisa estar sempre ereto e equilibrado. Só mantendo uma postura correta é que se consegue controlar os movimentos do cavalo.
  • Atua na personalidade: Andar de cavalo ajuda a mantê-lo em contato com a natureza, aspecto fundamental para que se sinta bem e livre. Além disso, montar a cavalo dá-lhe auto-confiança, ao ser responsável pelos movimentos do animal.
  • Ajuda na reabilitação de pessoas com deficiências: A equoterapia é uma atividade que ajuda a reabilitar pessoas com algum tipo de deficiências, quer sejam elas mentais ou físicas. Mais à frente, vamos falar-lhe um pouco sobre este método terapêutico.
Quais os benefícios de andar a cavalo - Beneficios de montar a cavalo

Fazer equitação

A equitação, também conhecida como hipismo, é um esporte onde se monta a cavalo. A história da equitação aparece na civilização quando o homem usava o cavalo como meio de transporte. Hoje em dia, a equitação é uma competição, onde a arte de saltar obstáculos a cavalo é avaliada.

Como já vimos anteriormente, montar a cavalo traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física. Praticar equitação permite-lhe retirar muito mais partido de todos estes benefícios, melhorando o seu bem estar mental e a sua saúde. As tarefas de tomar conta do cavalo se tornam diárias, a relação com o animal é fortalecida e terá contato com o ar livre diariamente. Praticar hipismo desde criança ajuda ainda a melhorar a concentração e a reduzir os níveis de hiperatividade.

Equoterapia

A equoterapia, também conhecida como hipoterapia, é já uma prática reconhecida como método terapêutico. Esta terapia estimula o desenvolvimento do corpo e da mente através da prática de andar a cavalo. A equoterapia é uma atividade complementar no tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais. Autismo, síndrome de Down, hiperatividade, paralisia cerebral, esclerose múltipla, são alguns exemplos onde esta prática pode atuar.

Esta terapia é feita por um treinador de cavalos e por um terapeuta e são usados cavalos dóceis, mansos e com níveis de treinamento elevados. Além de atuar fisicamente, estimulando reações no corpo dos pacientes, esta terapia alcança resultados ótimos ao nível do bem-estar emocional.

Quais os benefícios de andar a cavalo - Equoterapia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios de andar a cavalo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Adalberto B. de Sant'Anna
Possuo um animal (Cavalo "Raça Campolino". E adoro passear a cavalo sempre que tenho oportunidade. Sempre me sinto bem melhor quando faço uma cavalgada. Tenho 58 anos e uma série de problemas de saúde. Me sinto mais disposto e com mais força muscular, além do bem estar geral, físico e psicológico.
1 de 3
Quais os benefícios de andar a cavalo