Xadrez

Quais os benefícios do xadrez

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 6 maio 2020
Quais os benefícios do xadrez

O xadrez (ocidental) é um esporte recreativo e competitivo entre dois jogadores, espalhado pelo mundo inteiro. Surgiu no Sudoeste Europeu no século XV e a partir daí não parou mais. Tem as suas próprias competições como campeonatos mundiais e olimpíadas e é jogado por milhões de pessoas em todo o mundo. Já foram feitos vários estudos para perceber quais os benefícios deste esporte, e a verdade é que graças a isso é uma modalidade que está inserida em escolas e instituições por todo o mundo. Mas afinal quais os benefícios do xadrez, aqui no umComo nós explicamos.

Também lhe pode interessar: Como fazer um tabuleiro de damas

Do raciocínio lógico ao aumento da criativade

Os benefícios do xadrez estão comprovados por inúmeros estudos, tanto mais que nas escolas é uma modalidade ensinada para melhorar a capacidade mental dos alunos. É considerado um excelente exercício mental, mas quais os benefícios concretos? Aqui fica uma lista deles:

  • Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Aumento dos níveis de concentração;
  • Aumento da capacidade de tomar decisões com melhores resultados;
  • Melhora a capacidade de memorização;
  • Desenvolvimento da capacidade estratégica e tática;
  • Níveis de autoconfiança aumentam;
  • Respeito pela pessoa e o adversário;
  • Exigência na responsabilidade, cada ação tem uma consequência e uma reação;
  • Aumento da criatividade, imaginação e capacidade de inovação.
Quais os benefícios do xadrez - Do raciocínio lógico ao aumento da criativade

Xadrez um esporte para a vida

Qualquer pessoa pode jogar xadrez, do mais pequeno ao mais graúdo. No caso dos mais jovens esse esporte contribui para o seu desenvolvimento intelectual e social, em relação aos mais velhos (adultos e idosos) o xadrez contribui para preservar a agilidade mental, assim como para prevenir contra a senilidade e o Alzheimer. Afinal de contas aprendemos a lidar com as nossas decisões, aprendemos a lidar com a derrota e a vitória, e no caso do xadrez, o sucesso nem sempre é sinônimo de algo bom, nem o fracasso de mau. Não existe o "fator sorte" no xadrez, a não ser na escolha das peças brancas ou pretas. Naquele tabuleiro todas as decisões são repercussões da sua análise mental. Se a peça for "comida" é porque você assim preparou a sua tática, ou porque se distraiu e o adversário percebeu isso.

Os estudos comprovam que as crianças que jogam xadrez além de desenvolverem o seu QI e aumentarem a sua capacidade intelectual, lidam melhor com os fracassos, e com as alterações hormonais da adolescência. Melhoram o desempenho escolar principalmente nas matérias de Matemática e Física, mas também em História e Literatura, assim como da Sociologia. Os jovens ganham até mais força de vontade e tenacidade para resolver um conflito, avaliando melhor as consequências de cada comportamento ou ação e por isso se tornam mais responsáveis.

Quais os benefícios do xadrez - Xadrez um esporte para a vida

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do xadrez, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais os benefícios do xadrez