14 brincadeiras para gincana de jovens

14 brincadeiras para gincana de jovens

Você precisa organizar uma gincana para jovens e não sabe quais provas preparar? Não se desespere, há muitas opções que você pode escolher para se divertir muito. Criatividade e imaginação serão fundamentais para inventar novos desafios, mas a verdade é que existem muitas provas tradicionais com as quais a competição entre as equipes será incrível. Portanto, preste atenção neste artigo do umCOMO com ideias geniais de provas para gincana e 14 brincadeiras para gincana de jovens.

Organização das equipes de uma gincana jovem

Na hora de organizar umagincana para jovens ou adultos será fundamental que você organize todos os participantes em equipes equitativas, para que a competição seja o mais justa possível e todos tenham as mesmas chances de ganhar. Da mesma forma, cabe destacar que as provas a serem realizadas podem ser diferenciadas entre aquelas em que todos os membros da equipe participam - ao mesmo tempo ou escalonados - ou aquelas que são realizadas por apenas um de seus componentes. E, claro, a escolha do nome da equipe da gincana é fundamental e pode até a contar pontos pela criatividade. Você pode se inspirar com as ideias do post sobre os melhores nomes de equipes de gincana.

Concurso de gritos de guerra

Uma boa gincana escolar ou entre jovens precisa começar com essa prova simples e fundamental entre as brincadeiras para gincanas de jovens. É a hora de entoar os gritos de guerra de cada equipe e esse momento já pode valer pontos em diferentes quesitos: criatividade, harmonia, coro.

No post sobre 30 gritos de guerra para gincana você tem uma lista de inspirações geniais.

Brincadeiras para gincana jovens simples

Uma prova muito comum em todas as gincanas para jovens são as corridas, nas quais as equipes devem mostrar sua velocidade, mas também suas habilidades e outros tipos de destrezas físicas. Desta forma, você pode escolher entre inúmeras provas deste tipo:

  • Corrida de sacos: nessa prova de gincana jovem, cada pessoa deve entrar em um saco e, segurando-o com as mãos ou amarrando-o com uma corda, deve se mover de modo a competir contra o resto dos participantes e chegar primeiro ao objetivo.
  • Corrida de pés atados: é feita em pares, e o pé esquerdo de um dos membros deve ser atado ao pé direito do outro, para dificultar a competição.
  • Carrinho de mão: também em pares, uma pessoa deve apoiar as palmas das mãos no chão e a outra vai segurá-la pelos tornozelos para movê-la para frente. É necessário coordenação para cruzar a linha de chegada sem cair.
  • Corrida de ovo na colher: serão necessários uma colher e um ovo cru para cada participante; eles devem segurar a colher com a boca, colocar o ovo sobre ela e correr sem derrubar e, consequentemente, quebrar o ovo. Dica: para evitar sujeira quando o ovo caia, cozinhe eles antes mas não conte para ninguém, assim você evita que eles se espatifem, mas mantém a tensão da brincadeira.
  • Corrida de batata: com uma batata entre as testas, ambos os componentes da dupla terão que avançar sem deixá-la cair no chão. O trabalho em equipe e a tensão fazem dessa nas gincanas, uma prova divertida para jovens.

Cabo de guerra

Outra prova muito comum tanto em gincanas para jovens, quanto de adultos ou de crianças, é a de cabo de guerra, para se provar que é mais forte que o seu oponente. Assim, uma linha deve ser traçada no chão para determinar o ponto central da corda, e cada equipe deve pegar uma ponta; Na ordem de largada, todos os membros da equipe terão que puxar a corda ao mesmo tempo com toda sua força, para sair da marca do chão.

Pescar a maçã com a boca

Você também pode preparar provas divertidas para gincanas jovens com as quais, além de competir, você vai dar boas risadas. Para isso você vai precisar de:

  • Dois baldes ou bacias
  • Água
  • Maçãs
  • Farinha
  • Balas
  • Um cronômetro.

Como jogar a brincadeira da maçã

  1. Desta forma, para fazer essa brincadeira para gincana, primeiro você deve encher com água um primeiro balde, bacia ou qualquer outro recipiente e colocar as maçãs dentro;
  2. Depois, você terá que encher de farinha um outro recipiente, adicionando um punhado de balas - ou algum outro elemento, como podem ser os preservativos na versão de despedida de solteiro - e escondê-las para que eles apareçam o mínimo possível.
  3. O teste dessa prova da gincana consistirá em primeiro morder uma maçã do balde com água (que obviamente afundará ao tentar) sem tocá-la com as mãos e, uma vez que conseguir, sem poder secar o rosto o participante também deve encontrar com a boca as balas ou objetos escondidos no outro balde com farinha.
  4. O resultado será... um divertido rosto lambuzado. Ganha quem fizer isso em menos tempo.

Brincadeiras para gincanas de jovens com peças de roupas

Outro tipo de prova de gincana são as provas que têm a ver com as peças de roupa dos membros de cada equipe. Assim, uma dessas provas consiste em cada equipe trocando o máximo possível de roupas entre seus membros, a fim de superar os seus rivais em número. Não importa se a equipe é composta de homens e mulheres ou se ninguém é do mesmo tamanho que o os demais membros, não há desculpa para não trocar de roupa!

Corrente de roupas

Da mesma forma, nas provas para gincana também é possível optar pela opção de formar a maior corrente de roupas com todas as peças possíveis. Neste caso, provavelmente ganhará a equipe que tem menos pudor e não se importa em tirar o número máximo de roupas.

Arrecadação de roupas para doar

Dentre as brincadeiras para gincana de jovens, uma que costuma valer muitos pontos e ainda tem um incrível valor social é arrecadação de roupas, alimentos ou outro bem para instituições de caridade ou campanhas. Essa prova deve ser anunciada antes do dia da gincana e a contagem pode ser feita ou anunciada no dia da gincana jovem, gerando mistério e engajamento social.

Brincadeiras para gincana de jovens com adivinhações

Por outro lado, outros tipos de provas para gincana jovem que podem ser preparados, onde se prezam as habilidades musicais ou destreza na hora de fazer mímicas, cantar músicas com as palavras escolhidas e até o jogo dos filmes.

Adivinhe a palavra

  1. Seguindo esta linha nas brincadeiras para gincana de jovens, também é possível organizar uma prova na qual um espaço é delimitado e um membro da equipe é colocado em uma extremidade, seus parceiros na outra e a equipe oposta no meio;
  2. O objetivo é que a pessoa que está sozinha diga uma frase para sua equipe e a equipe oponente grite para impedi-los de entendê-la. Embora seja uma prova escandalosa, é muito divertida.

Veja também: 20 brincadeiras para gincana infantil

Torta na cara em gincanas para jovens

Ainda falando sobre provas que envolvem perguntas e respostas para gincanas, uma brincadeira que costuma causar boas emoções e risadas nas gincanas jovens é a torta na cara. Consiste em um quiz de perguntas sobre conhecimentos gerais onde quem erra, leva uma tortada de chantily na cara.

Você pode conferir o passo a passo completo, regras e receita da torta, no post com ideias de perguntas para torta na cara.

De toda forma, se você achar muito complicado preparar todas as provas e liderar os grupos enquanto as realizam, você sempre pode optar por encarregar a organização das brincadeiras para gincana de jovens a uma empresa especializada nesse tipo de evento. Assim, além de economizar tempo e energia, você também poderá participar da gincana e se divertir muito!

Você adicionaria alguma prova a essa lista de brincadeiras para gincana? Deixe a sua sugestão nos comentários. 😀

Inspire-se com mais ideias em: 25 brincadeiras ao ar livre para jovens

Se pretende ler mais artigos parecidos a 14 brincadeiras para gincana de jovens, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.