Outros Jogos clássicos

Brincadeiras em família

Brincadeiras em família

Em aniversários, no Natal ou em qualquer outra celebração familiar que ocorra, os jogos para família são sempre bem vindos em qualquer reunião, pois criam um ambiente ideal para diversão, risadas e entretenimento. Tanto se houver crianças como se forem apenas adultos, os jogos vão animar a noite e fazer vocês se divertirem muito. Mas, quais são os jogos para jogar com a família? Neste artigo do umCOMO você confere uma lista dos jogos de família mais divertidos para você. Confira abaixo a lista das brincadeiras em família e suas instruções!

Também lhe pode interessar: Brincadeiras de antigamente

Índice

  1. Brincadeiras em família
  2. Jogos para famílias com crianças
  3. Jogos de tabuleiro para família
  4. Brincadeiras em família ao ar livre

Brincadeiras em família

Por que você não faz desta festa em família diferente e MUITO divertida? Isso é muito mais fácil do que você pensa, existem alguns jogos que são perfeitos para crianças e adultos e que vão te garantir um dia cheio de risadas e diversão. Aqui te mostramos uma lista com as melhores ideias, que te ajudarão a se inspirar e a organizar uma noite inesquecível com brincadeiras em família.

Qual é a música

Um dos melhores jogos para família é este que propomos abaixo. O jogo consiste em criar dois grupos e, um representante de cada grupo, deve cantarolar a música que o grupo oposto sugerir ao seu ouvido. O objetivo é que o seu próprio grupo descubra qual é a música. Você não precisa saber o nome da música, mas precisa descobrir o nome da banda ou do cantor. Cada equipe terá apenas 1 minuto para tentar descobrir qual é a música, e caso ela não seja descoberta, a equipe não ganha pontos. E o principal: a música deve ser cantarolada, nunca cantada com a letra. Se isso acontecer, a jogada é desqualificada e começa um novo turno.

Corrente de histórias

Este é um dos nossos jogos favoritos, e é ideal para reuniões de famílias com crianças ou adolescentes. É um jogo que estimula a imaginação e é perfeito para dar boas gargalhadas e se tornar, por um momento, inventores de histórias. O jogo é muito simples: seguindo os ponteiros do relógio, cada pessoa deve inventar uma frase de uma história. O próximo participante deve continuar e assim, um a um, vocês criarão uma história fantástica que deve ter um começo e um fim. Uma maneira muito divertida de estimular a criatividade e se divertir muito.

Quem sou eu

Este é mais um dos jogos para famílias mais típicos e divertidos que existem. Consiste em cada pessoa escrever em um post it ou pedaço de papel o nome de uma pessoa famosa ou de um personagem conhecido (podem ser desenhos animados, ficção, etc.). Vocês devem colocar todos os papéis virados para baixo no centro da mesa e cada um pegará outro diferente do seu. Sem olhar para o que está escrito, você terá que colocar o papelzinho na testa para que o restante dos participantes possa ver quem você é. Então, através de perguntas que só podem ser respondidas com SIM ou NÃO, você deve descobrir qual personagem você é. Divertido, original e perfeito para reuniões de família.

Nó humano

Este é um jogo muito divertido para uma festa de família, especialmente se houver crianças e/ou jovens entre vocês. Consiste em ficar em um espaço um pouco aberto e dar as mãos em um círculo. Todo mundo deve fazer isso, exceto uma pessoa, que deverá sair da sala para não ver como o nó será formado. Depois, vocês terão que começar a se misturar uns com os outros entre braços e voltas para criar, assim, um enorme nó humano. Assim que estiver pronto, o outro participante deve entrar e tentar desfazer o nó sem que as mãos se soltem e sem, é claro, machucar ninguém. As risadas são mais que garantidas!

O jogo dos filmes

Sabemos que este é um clássico das festas e brincadeiras em família, mas é realmente muito divertido! O jogo dos filmes implica em usar mímica para tentar representar algumas cenas de filmes conhecidas por todos. Para fazer isso, dois grupos são criados e o grupo oposto deve indicar a um participante qual filme ele terá que interpretar. Então, este participante deverá atuar diante dos membros de sua equipe, que deve tentar adivinhar qual filme ele está interpretando. Cada equipe terá 1 minuto para descobrir o nome do filme, e se ninguém souber, não ganhará nenhum ponto.

Karaokê em casa

Se você quer colocar um pouco de música e farra em sua festa para adultos e crianças, nada melhor do que organizar um autêntico karaokê em casa. Hoje em dia você não precisa mais comprar o aparelho, basta ligar o YouTube e procurar por músicas legendadas para cantar e dançar com suas canções favoritas. Claro: se você tiver um microfone é muito melhor porque, bem, vocês vão se sentir verdadeiras estrelas do rock.

Brincadeiras em família - Brincadeiras em família

Jogos para famílias com crianças

Agora, se você quer organizar uma tarde de jogos pensados especialmente para os pequeninos da casa, você tem que optar por jogos para crianças que sejam adaptados à sua idade e interesses. Nesses jogos, a família toda pode jogar mas, naturalmente, serão as crianças que vão se divertir.

Animais da fazenda

Este é um jogo muito divertido, que ajudará as crianças a aprenderem a reconhecer os diferentes animais de uma fazenda. Para jogar, vocês terão que se sentar à mesa ou em um círculo e, com os olhos fechados, cada um terá que contar até 3 e começar a imitar o som de um animal de fazenda. Quando terminar, você terá que abrir os olhos e tentar descobrir quem emitiu cada som e que animal era pra esse som representar. Vocês vão rir muito!

Desenho coletivo

Agora propomos mais um jogo para festas de família que é perfeito para os pequenos. Trata-se de pegar um papel em branco e, todos juntos, criar um desenho conjunto. Para fazer isso, um dos participantes começará a desenhar uma linha, e o próximo terá que continuar desenhando desde o início. Assim, pouco a pouco, vocês criarão um desenho conjunto que será uma criação feita entre todos.

Telefone sem fio

Este é um jogo clássico que sempre faz sucesso, tanto em reuniões familiares quanto em festas infantis. E é um jogo louco e divertido que, além disso, é muito fácil de fazer. Para jogar, todos devem se sentar formando um círculo, e um de vocês iniciará o jogo sussurrando uma palavra rapidamente no ouvido do próximo jogador (seguindo o sentido horário). O próximo jogador também deve dizer a mesma palavra rapidamente para o jogador ao lado dele, e assim sucessivamente. Quando a roda acabar, o último jogador deve dizer a palavra que chegou ao seu ouvido... que com certeza não tem nada a ver com a que foi dita primeiro!

Brincadeiras em família - Jogos para famílias com crianças

Jogos de tabuleiro para família

E claro, dentro dos melhores jogos para festas de família, não poderíamos deixar de mencionar os tradicionais jogos de tabuleiro, que ainda hoje são perfeitos para animar qualquer noite. Existem muitas opções, desde as mais clássicas até as mais originais. Alguns dos jogos de tabuleiro para família que fazem sucesso são:

  • Banco Imobiliário;
  • Hotel;
  • Pictionary;
  • Clue;
  • Scrabble;
  • Scattergories;
  • Risk;
  • O jogo de Game Of Thrones;
  • O jogo de Star Wars;
  • Jogos de Escape Room em casa e com tabuleiro;
  • Cara a cara;
  • Imagem e Ação;
  • Mímica;
  • Show do Milhão;
  • Mega Senha;
  • Enciclopédia;
  • Jogo da Vida;
  • Detetive;
  • Trilha;
  • Ludo.

Veja mais ideias em: 27 brincadeiras de perguntas para amigos

Brincadeiras em família ao ar livre

Dependendo da situação, existem ideias de jogos a família que são perfeitos para serem jogados em ambientes externos. No artigo sobre 25 brincadeiras ao ar livre você confere todas as instruções de cada uma dessas brincadeiras em família. Algumas delas são:

  • Corrida de carrinho;
  • Corrida com ovo na colher;
  • Torta na cara;
  • Revezamento com desafios;
  • Bolinha de gude;
  • Cabo de guerra;
  • Gincana
  • Batata quente;
  • Bexiga d'água;
  • Queimada;
  • Concurso de embaixadinhas;
  • Nó humano;
  • Caminhada da verdade;
  • Quente ou frio.

Veja mais ideias em: 13 brincadeiras folclóricas brasileiras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras em família, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
maryana
eu adorei todas essas brincadeiras criativas. vou brincar de todas no natal!
1 de 3
Brincadeiras em família