Outros Jogos de exterior

As melhores perguntas para gincanas

Lucas Baptista
Por Lucas Baptista. Atualizado: 25 novembro 2019
As melhores perguntas para gincanas

Lembra daquelas gincanas que a gente via na televisão que tinha torta na cara se errasse a resposta do desafio? Era divertido, não é mesmo? Se você for ver, é uma competição super saudável, porque estimula o raciocínio de quem está estudando e ainda rola uma adrenalina e vontade de vencer e acertar as perguntas e respostas escolares. Ou seja, você vai treinar tudo aquilo que você está estudando sentado lendo no computador ou em livros. Coloca tudo para fora (seja história, geografia, música, filmes, etc).

É claro que essa brincadeira não tem idade. Assim, não precisa ser com tortada na cara se você não quiser, dá para inventar qualquer tipo de recompensa ou mico para se paga depois das perguntas e respostas para gincana. E para ajudar você e seus amigos a fazerem uma dessas travessuras, o umCOMO separou neste artigo as melhores perguntas para gincanas e suas respectivas respostas escolares.

Também lhe pode interessar: Como organizar uma gincana na cidade

Índice

  1. Perguntas e respostas
  2. Perguntas de português com respostas para gincana
  3. Brincadeiras para gincana
  4. Outras dicas para fazer gincana

Perguntas e respostas

O jogo de perguntas e respostas para gincana é umas das brincadeiras mais divertidas para a competição e vão testar os conhecimentos gerais e a velocidade de raciocínio dos jogadores. Para brincar, basta separar os grupos da gincana e fazer uma pergunta, quem responder primeiro ganha pontos para o time. Veja abaixo algumas perguntas e respostas fáceis para gincana:

  1. Qual é a capital da Austrália? Resposta: Canberra. É uma boa pegadinha. Geralmente, quem não sabe muito de geografia acha que a capital da Austrália é Sidney.
  2. O “Ano-Luz” é uma medida de que? Resposta: De Espaço.
  3. Qual feriado será comemorado no dia 15 de novembro? R: Proclamação da República.
  4. Se eu estou a quinze metros de distância de um poste e o poste está a doze metros de você, qual é a distância que nos separa? Resposta: Nove metros.
  5. Qual é a moeda oficial do México? R: Peso Mexicano.
  6. O que representam as faixas e as estrelas na bandeira dos EUA? Resposta: As faixas representam cada uma das antigas 13 colônias e as estrelas representam cada um dos 50 atuais estados do país.
  7. Qual é o maior osso do corpo humano? R: Fêmur.
  8. Um ano bissexto tem quantos dias? Resposta: 366.
  9. Qual mês do ano tem 28 dias? R: Todos. Essa é pegadinha das boas. É que as pessoas vão sempre pensar que a resposta é fevereiro. Para que fosse fevereiro a pergunta teria que ser “Qual mês tem apenas 28 dias?”
  10. O trecho "Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil" foi retirado de qual hino? Resposta: Independência.
  11. Quem proclamou a Independência do Brasil? Resposta: D. Pedro de Alcântara. Muitas pessoas confundem com o descobrimento e acabam respondendo Pedro Álvares Cabral.
  12. Quantos séculos há em um milênio? R: 10 séculos.
  13. Quantos anos há em dois séculos e meio? Resposta: 250 anos.
  14. Qual é o número de estados da Região Sudeste do Brasil? Resposta: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
  15. Uma galinha que nasceu no Chile botou um ovo na divisa Brasil-Chile. De acordo com o Itamaraty, de quem é o ovo? Chile e Brasil não fazem fronteira.
  16. O pai do Pedro é filho do meu pai. O que eu sou do Pedro? Resposta: Tio.
  17. Um hectare equivale a quantos metros quadrados? Resposta: 10.000 metros quadrados.
  18. Quais são os nomes dos 5 Oceanos? Resposta: Índico, Pacífico, Atlântico, Ártico e Polar.
  19. Quantas cores há no arco-íris? Resposta: 7.
  20. Quais são os planetas do Sistema Solar? Resposta: Terra, Júpiter, Marte, Netuno, Mercúrio, Vênus, Saturno, e Urano.
  21. Quem é o homem mais rápido do mundo? Resposta: Usain Bolt.
  22. Quantos ossos tem o corpo humano? Resposta: 206.
  23. Quem disse a frase “Penso, logo existo”? Resposta: Descartes.
  24. Qual é o ponto mais alto do Brasil? Resposta: Pico da Neblina.
  25. Como se escreve o número 55 em números romanos? Resposta: LV.
  26. Depois da Bíblia Sagrada, qual é o livro mais vendido do mundo? Resposta: Dom Quixote.

É legal intercalar entre dar opções de resposta e não dar. Dessa forma a pessoa tende a pensar mais. Se você dá chances, ela tem mais probabilidade de acertar.

Aproveite para conferir: 100 sugestões de perguntas para torta na cara - crianças e adultos.

As melhores perguntas para gincanas - Perguntas e respostas

Perguntas de português com respostas para gincana

Quando fazendo uma gincana em aula, perguntas e respostas escolares são ótimas para testar os conhecimentos do alunos e ainda ensiná-los, já que ao dar a resposta correta os alunos compartilham o conhecimento que têm. Uma boa opção de perguntas e respostas para gincana escolar são as perguntas de português. Veja abaixo algumas sugestões:

  1. Quantas sílabas tem a palavra paralelepípedo? Resposta: sete. Não necessariamente tem que ser essa. Pense em uma palavra grande e difícil que confunda a pessoa. Ela fará caras e bocas para tentar decifrar mentalmente quantas sílabas existem.
  2. Qual é o plural da palavra "qualquer"? Resposta: Quaisquer.
  3. Como se soletra a palavra "Exceção"? Dica: Tome cuidado para que os participantes não leiam as perguntas, afinal, a resposta para essa está na própria questão.
  4. Qual é o plural de "guarda-chuva"? Resposta: Guarda-chuvas.
  5. Qual é o antônimo de "antônimo"? Resposta: Sinônimo.
  6. Quantas letras há no alfabeto? Resposta: 26.

Outra boa ideia na hora de fazer perguntas para gincana infantil em escolas é pedir ajudar dos professores de cada matérias para que criem as questões baseadas nas matérias que estão sendo estudadas no momento. Seguindo essa dica, conseguimos evitar perguntas e respostas fáceis demais que deixarão a brincadeira sem graça e também perguntas muito difíceis que provavelmente os alunos não conseguirão responder.

Leitura complementar: Os melhores nomes para equipes de gincanas.

Brincadeiras para gincana

Além das perguntas para gincana, também devemos organizar outras provas para a competição.

Veja uma lista de brincadeiras para gincana infantil:

  • Carrinho de mão: nessa brincadeira é necessário dividir os participantes em duplas para uma corrida, entretanto, a corrida deve ser feita com um dos membros da dupla com as mãos no chão e tendo os pés segurados pelo segundo membro.
  • Corrida do ovo: um clássico entre as gincanas, a corrida do ovo deve ser feita de forma que os participantes devem andar com uma colher na boca, apoiando um ovo que não pode cair no chão. Ganha aquele que conseguir chegar na reta final com o ovo intacto.
  • Corrida de três pernas: nessa corrida os participantes devem se dividir em duplas e correr com uma das pernas amarrada ao outro.
  • Mímica: o jogo da mímica é uma boa opção porque não requer muito espaço nem material para ser feita. Basta escrever uma lista de palavras para que os jogadores façam mímicas até que algo adivinhe. Ganha o grupo que conseguir adivinhar o maior número de palavras.
  • Caça ao tesouro: essa é provavelmente a brincadeira mais mais exige tempo em gincanas, mas é também uma das mais divertidas. A ideia da caça ao tesouro é deixar um prêmio para quem descobrir onde se encontra e espalhar pistas que guiem os participantes. Para dicas com a organização, veja como preparar uma caça ao tesouro para crianças.
  • Adivinhação (desenho): nessa brincadeira deve ser escolhido uma palavra para que um participante de cada vez desenhe até que alguém adivinhe o que é. A ideia da brincadeira é bem próxima de uma mímica mas, em vez de usarem gestos, os participantes devem usar seus dotes artísticos e desenhar.

Outras dicas para fazer gincana

Além das perguntas e respostas para gincana, esse outros artigos também são bem úteis para deixar a brincadeira perfeita:

Boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores perguntas para gincanas, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
magna mendes
otimas perguntas amei, me ajudou muito.
A sua avaliação:
FERNANDO DE SOUSA LEAL
Se eu estou a quinze metros de distância de um poste e o poste está a doze metros de você, qual é a distância que nos separa? Resposta: Nove metros.

São infinitas respostas. E não é apenas 9 a resposta, 3 também é resposta, assim como o 27, e vários outros números infinitos. O 9 é a resposta quando a posição da 2º pessoa está formando um triângulo retângulo. Porém, existem n pontos possíveis e, portanto, n soluções.
É como se fosse os dois ponteiros de um relógio. A distância entre as pontas vária conforme o grau que o ângulo é feito.
A sua avaliação:
Geraldo
Ótimo muito bom mesmo. gostei, estão de parabéns......
A sua avaliação:
Osvaldo
Excelente, excelente,cinco estrelas sem dúvida alguma.
A sua avaliação:
Erivan Ferreira dos Santos
Muito bom mesmo.
ANA BEATRIZ
se o pato perde a pata ele fica manco ou viuvo

Patricia
Como se faz o cálculo da 5ª questão? Não entendi porque o resultado são 9 metros..... alguém pode auxiliar?
1 de 2
As melhores perguntas para gincanas