Brincadeiras ao ar livre para crianças

Brincadeiras ao ar livre para crianças

Uma das melhores maneiras de fortalecer a relação entre adultos e crianças, assim como entre os próprios pequenos, e ainda promover uma aprendizagem mútua é por meio das brincadeiras. Com isso em mente, as crianças da casa vão conseguir aprender diferentes coisas, sempre colocando a atenção necessária e sem ver o aprendizado como algo chato e obrigatório. Além disso, brincar é ferramenta para impulsionar a criatividade e favorecer o desenvolvimento cognitivo.

Há diversas brincadeiras possíveis para entreter e ensinar os pequenos, mas entre as mais positivas estão aquelas que são feitas ao ar livre: longe das telas, consoles e outros dispositivos, crianças devem interagir com o ambiente e com as demais pessoas envolvidas na atividade. Às vezes pode parecer difícil colocar em prática uma brincadeira que chame atenção suficiente dos pequenos, mas não se preocupe. No umCOMO vamos te ajudar com este artigo sobre brincadeiras ao ar livre para crianças.

Queimada

Existem muitas brincadeiras com bola para que as crianças se divirtam enquanto praticam exercícios físicos, e uma das mais conhecidas é a queimada.

  1. É necessário formar 2 equipes e dividir o campo em duas partes.
  2. Cada equipe deve ocupar uma parte da quadra: uma começará a lançar a bola com o objetivo de acertar um adversário da outra equipe.
  3. A bola não pode tocar o solo antes de atingir o adversário.
  4. Se a bola acertar algum dos oponentes, ele vira um prisioneiro e, se por outro lado, um colega do prisioneiro bloqueia a bola sem que ela caia, ele será solto.

Se você quer saber quais são as regras da queimada em detalhes, confira nosso outro artigo.

Corre cutia

Entre as brincadeiras infantis ao ar livre mais tradicionais está o corre cutia. Sua mecânica é muito simples:

  1. Após formar 2 equipes de, no mínimo, 4 jogadores, os integrantes de cada uma delas devem se identificar com um número que oscila entre a quantidade de companheiros que possuem.
  2. Haverá uma pessoa encarregada de segurar um lenço no meio da quadra, e essa pessoa deve dizer um número em voz alta (aquele que está na faixa de jogadores das equipes).
  3. Os jogadores identificados com esse número em cada equipe terão que correr para pegar o lenço e voltar ao seu lugar ou ponto de partida.
  4. Quem conseguir fazer isso sem ser tocado ou apanhado pelo adversário vence, mas se alguém conseguir pegar o lenço ou for tocado, essa pessoa é a vencedora.

Corrida de sacos

Se você procura por brincadeira ao ar livre para crianças, as corridas de saco podem ser uma boa solução.

  1. O número de sacos deve ser idêntico ao de participantes.
  2. Saindo da mesma linha de partida, eles terão de ir pulando para fazer uma rota até atingirem o mesmo objetivo.
  3. Como em todas as corridas, quem chegar primeiro ao ponto de chegada vence.

Os sacos podem ser feitos de várias maneiras, como com fronhas, sacos grandes de lixo ou sacos usados ​​para armazenar alimentos, como batatas.

4 cantos

Também há brincadeiras ao ar livre para crianças sem material. Uma delas é chamada de quatro cantos:

  1. São necessárias no mínimo 5 pessoas: 4 delas ficam em um canto diferente, e o restante fica no meio.
  2. O objetivo do jogo é passar para o próximo canto sem que a pessoa do meio ocupe aquele lugar.
  3. O jogador que ficar sem um canto será o que deve ser posicionado novamente no centro para tentar roubar o canto de outro na próxima rodada.

Corrida da centopeia

Algumas atividades são ideais para entreter um grande grupo de crianças. Um deles é o jogo de corrida da centopeia:

  1. São formadas 2 ou mais equipes e, em cada uma, os integrantes ficam em pé, enfileirados, sem se tocarem. Dessa forma, eles representam uma centopeia.
  2. Um balão ou bola é colocado entre os participantes, que não podem usar as mãos, mas têm de segurar o objeto ao juntarem os corpos e, claro, se mexerem ao mesmo tempo para evitar que o balão ou bola caia. Assim, cada lagarta se moverá em direção à linha de chegada.
  3. Vence a equipe que atingir a linha de chegada primeiro, sem deixar nenhum balão cair.

Outra versão dessa brincadeira é feita com as crianças sentadas no chão, uma atrás da outra, de modo que quem está atrás deve segurar nos tornozelos de quem está em sua frente. Assim, a centopeia deve andar até a linha de chegada, se arrastando em conjunto, para que não se desmonte. Há diversas outras versões da brincadeira, que podem mudar de acordo com o material e ambiente.

Pega-pega ou esconde-esconde

Se existe um jogo ao ar livre que todas as crianças conhecem, é o pega-pega ou esconde-esconde, também conhecidos como pique-pega e pique-esconde. É muito fácil de praticar e nenhum material é necessário:

  1. Um dos jogadores, em uma base ou ponto de partida, conta até 10 (ou o número que o grupo decidir) enquanto os outros fogem e se escondem.
  2. Assim que ele terminar a contagem, deve perseguir o resto das crianças até que consiga pegá-las.
  3. As crianças que tocam a base sem serem pegas são salvas. Por sua vez, aquelas que forem pegas são eliminados até a próxima rodada.

Para descobrir em detalhes as regras do pique-pega e do pique-esconde, além de outras brincadeiras, confira nosso post sobre Brincadeiras ao ar livre simples.

Cabra-cega

Outra entre as brincadeiras ao ar livre para crianças clássicas, esta também pode ser jogada em áreas internas quando o tempo não estiver tão favorável. Brincar de cabra-cega é bem simples:

  1. Um menino ou uma menina começa como cabra-cega, pois terá que encontrar os outros sem poder vê-los. Para fazer isso, um lenço ou venda deve ser colocado nos olhos da criança.
  2. Os demais participantes devem correr em volta da cabra-cega, em uma área delimitada, garantindo que a criança vendada não toque neles.
  3. Quem está correndo pode fazer barulho, como bater palmas, falar, cantar ou gritar, o que vai servir de dica para que a criança que está vendada se oriente melhor (ou, então, confundi-la ainda mais).
  4. Quando a cabra-cega consegue pegar uma das outras crianças, essa passa a ser a cabra-cega, e a partida começa de novo.

Amarelinha

A amarelinha tem muitas versões e é jogada em todo o mundo, mas a forma mais popular de brincar é a seguinte:

  1. Pinte uma amarelinha no chão usando quadrados numerados. De 1 a 3, os quadrados são pintados individualmente, até chegarem ao 4, que deve ser pintado em par, ao lado do 5 – para que um pé caiba em cada casinha. O número 6 é pintado sozinho, enquanto que 7 e 8 são pintados juntos. Por fim, são pintados o 9 e o 10, individualmente. Essa é a versão tradicional, mas isso pode ser alterado conforme sua preferência.
  2. Uma vez pintada a amarelinha, cada criança terá de pular nela individualmente: em um pé só quando houver apenas um quadradinho, e usando os dois pés quando dois quadradinhos estiverem juntos.
  3. Quando o jogador chegar ao quadrado 10, ele deve dar meia volta e atirar uma pedra ou giz dentro de um dos quadrados.
  4. Agora, a criança deve chegar até o número onde a pedra parou, saltando sempre em um pé só, pegar a pedrinha e voltar ao ponto de partida, sem cair. Se a criança cair, existem algumas opções: começar de novo apenas a parte de saltar com um pé só, começar tudo de novo ou tentar mais uma vez na próxima rodada.

Veja na imagem abaixo, como pintar uma amarelinha no chão.

Corrida de 3 pernas

Os jogos ao ar livre para crianças também incluem as corridas de 3 pernas, também chamadas de corridas de 3 pés. Através dessa atividade é trabalhada a coordenação motora das crianças.

  1. Todos os jogadores devem ser divididos em pares.
  2. Cada jogador deve ficar ao lado de seu parceiro, e uma perna é amarrada na outra. Dessa forma, eles ficam com "3 pernas".
  3. Todos os pares são colocados em fileira no ponto de partida.
  4. Assim que a corrida começar, as duplas devem chegar à linha de chegada correndo ou caminhando, e para isso devem coordenar muito bem as etapas com seu parceiro.
  5. O primeiro par a chegar será o vencedor.

Esconde-esconde inglês

Essa brincadeira é outra das mais famosas no mundo. É ideal para brincar ao ar livre e sem materiais, mas também pode ser jogada dentro de casa e sem necessidade de grandes espaços. É bastante simples:

  1. Uma das crianças é colocada em frente a uma parede, de costas para todas as outras que serão colocadas em fila na outra extremidade do espaço que foi delimitado.
  2. Aquele que está de frente para a parede, quando todos estiverem prontos, começa o jogo dizendo: "1, 2, 3, esconde-esconde inglês".
  3. Enquanto diz isso, as outras crianças precisam dar alguns passos à frente. Elas podem fazer isso em maior ou menor velocidade, mudando de posição, etc. Porém, assim que a contagem terminar, as crianças devem ficar completamente imóveis.
  4. Uma vez terminada a contagem, o pequeno deve se virar rapidamente para ver se os jogadores estão completamente parados ou não. Se ele vir alguém se mexer, essa pessoa deve dar um passo para trás, se afastando da parede. A cada rodada, deve-se comprovar que todos estão quietos, e voltar para a contagem.
  5. O objetivo do jogo é que as crianças avancem rapidamente até chegarem ao 'vigia', e toquem a parede antes que ele os pegue.

Pular corda

Pular corda é uma brincadeira que as crianças podem jogar tanto em grupo quanto sozinhas. Se brincarem individualmente ou em pares, a corda deve ser mais curta, mas se há um grupo de crianças na brincadeira a corda terá de ser longa e deverá ser segurada por duas crianças ou, se for grande e pesada, dois adultos.

Cada um deve pular a corda em movimento evitando encostar nela, e por isso o ritmo deve ser calculado prestando atenção em quando a corda está levantada e em quando ela está tocando o solo. A dificuldade, portanto, é aumentar o ritmo da corda, ou realizar todos os tipos de movimentos dependendo da habilidade de cada participante. Se possível, você pode até pular duas cordas com movimentos opostos ao mesmo tempo.

Pinhata de água

A pinhata de água é a brincadeira ideal para ser colocada em prática durante o verão.

  1. Você tem que encher um balão ou vários com água.
  2. Então, você deve pendurá-los em uma corda a uma certa altura do solo. A altura ideal será aquela que a criança menor conseguir alcançar com um pedaço de pau ou, então, a altura terá que ser ajustada de acordo com a criança que estiver brincando naquele momento.
  3. Dessa maneira, as crianças terão que estourar os balões de água com um pau e, além de se refrescarem, vão se divertir o dia todo.

Essa é a brincadeira ideal para fazer em uma festa infantil no verão, mas se você está à procura de mais ideias para um evento desse tipo, aqui te mostramos que brincadeiras fazer em uma festa infantil.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Telefone sem fio

O telefone sem fio é um clássico para jogar com os pequenos. Estas são as dicas básicas:

  1. Todos os participantes devem se sentar em círculo.
  2. Quem começa comenta no ouvido do próximo uma frase em voz baixa.
  3. Aquele que recebeu a mensagem rapidamente a repete para o próximo, e assim por diante até que o círculo seja concluído.
  4. O último jogador do círculo terá que dizer em voz alta a frase que chegou até ele, para verificar se é a mesma que o primeiro disse. Raramente isso acontece, e os resultados são sempre estranhos e divertidos.

Dança da corda

Para brincar de dança da corda, você vai precisar de uma corda, uma barra, cabo de vassoura ou outro utensílio doméstico, que tenha comprimento longo e possa ser colocado na horizontal. Além disso, você deve colocar uma música animada para tocar.

  1. Duas pessoas devem segurar as pontas da corda, do mastro ou cabo, que também pode ser posicionado com auxílio de dois objetos pesados em suas pontas, como duas cadeiras.
  2. As crianças têm de passar por baixo da barra.
  3. À medida que todos forem conseguindo, a altura da barra deve diminuir. Portanto, o primeiro nível ou a primeira rodada deve ser com a barra no alto e, em seguida, progressivamente mais baixa.
  4. Se a criança acertar ou tocar na barra, ela perde e é desclassificada. O jogo termina quando sobrar apenas um participante.

Essa é uma das brincadeiras ideais para brincar em em família.

Cabo de guerra

Se você quer saber como brincar de cabo de guerra, veja abaixo:

  1. Você deve começar dividindo as crianças em duas equipes.
  2. Cada equipe é posicionada em um extremo da corda.
  3. No meio da corda deve ser amarrado um lenço, que deve coincidir com o desenho de uma linha marcada no chão.
  4. Ao primeiro sinal, cada equipe deve começar a puxar a corda para si.
  5. A equipe que conseguir puxar mais a corda e fazer o primeiro jogador da outra equipe cruzar a linha será a equipe vencedora. Para fazer isso, eles terão que recorrer à força e à coordenação motora.

Gincana infantil

A gincana infantil é uma série de provas organizadas e pensadas para crianças. Você terá que prepará-la com qualquer tipo de material que encontrar na natureza, e também com outros, sempre fáceis de carregar:

  • Correr entre os troncos.
  • Descer rolando pela ladeira da grama.
  • Competição de corrida.
  • Fazer provas de coordenação com colegas da mesma equipe.
  • Encontrar pistas ocultas para passar para a prova seguinte.
  • Aprender a usar uma bússola.

A complexidade das provas deve ser adaptada à idade das crianças, e a primeira equipe a concluir todas as atividades será a grande vencedora. Aqui explicamos mais sobre Como organizar uma gincana infantil e damos Dicas de brincadeiras para gincana infantil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras ao ar livre para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.