Brincadeiras com palavras

Brincadeiras com palavras

Jogos e brincadeiras podem ser bastante divertidos, entretanto, eles podem também ter função didática e ensinar bastante, principalmente as crianças pequenas que estão passando pelo processo de descoberta do mundo e de aprendizagem de conhecimentos básicos que serão úteis por toda sua vida.

Existem jogos didáticos das mais distintas áreas do conhecimento, e aqui iremos focar naqueles que ajudam crianças no processo de alfabetização, memorizando palavras, aprendendo novas e desenvolvendo sua capacidade comunicativa. Você certamente conhece já alguns como a forca, o caça-palavras e a cruzadinha, mas que tal descobrir novos jogos que estimulam a aquisição de linguagem?

Seja você pai, mãe, responsável ou professor, se estiver em busca de brincadeiras com palavras para fins educacionais, continue lendo este artigo do umCOMO.

Trava-línguas

Durante o processo de aquisição de linguagem, é muito importante que as crianças aprendam a pronunciar os sons da língua que estão aprendendo, no nosso caso, o português. Aprender a articular bem todos esses sons (chamados de "fonemas" na linguística) é uma questão de treino, e as crianças aprendem tais sons ouvindo adultos falando e os reproduzindo, entretanto, existem forma extras de treinar essa habilidade, como é o caso dos trava-línguas.

Esse tipo de frase é construído justamente para treinarmos nossa capacidade de mudar de um som para o outro, o que é difícil até mesmo para adultos dependendo da situação. Aqui iremos te mostrar alguns simples, que podem facilmente ser passados para crianças treinarem a dicção, o que faz com que seja uma das brincadeiras para educação infantil ideais.

  • A babá boba bebeu o leite do bebê.
  • Sardinha seca sem sal se seca sozinha ao sol.
  • A abelha abelhuda abelhudou as abelhas.
  • Dorme o gato, corre o rato e foge o pato.
  • A faca afiada ficava no fundo do fogão.

Se você gostou da brincadeira, saiba que existem trava-línguas já consagrados na Língua Portuguesa e que podem ser divertidos até mesmo para adultos! Para conhecer alguns deles, ou melhor, para redescobri-los, veja trava-línguas do folclore.

Scrabble

O Scrabble é um jogo similar às cruzadinhas e cujo objetivo é também a formação de palavras, mas, nesse jogo temos um tabuleiro vazio e livre no qual os jogadores deverão construir palavras fazendo uso das letras que têm disponíveis, o que pode ser visto na imagem abaixo. Cada palavra nova a ser formada deve partir de alguma que já foi colocada no tabuleiro, ou seja, a palavra não pode estar "solta" e deve conter alguma letra já disposta no tabuleiro.

Como jogar Scrabble

Nesse jogo, dois participantes recebem 7 peças a cada rodada, cada uma com uma letra (podendo ocorrer repetição), e, fazendo uso do que têm disponível, devem construir uma palavra. A primeira palavra deve ser posicionada no centro do tabuleiro e, a partir dessa, o segundo jogador deve construir uma palavra, e assim por diante. Por exemplo, se o primeiro jogador escrever "batata", o segundo pode utilizar o B para escrever "boca", caso tenha as outras letras necessárias para compor a palavra. Ganha quem acabar primeiro com todas as suas peças, como no dominó.

Para mais jogos em dupla, veja também 25 brincadeiras para 2 pessoas em casa.

Stop

O Stop é um jogo clássico no qual escolhemos uma letra para cada rodada e, assim que a letra foi escolhida, devemos completar cada uma das categorias com uma palavra que se inicie com a letra da rodada. Por exemplo, se a rodada for com a letra A e uma das categorias for "fruta", você poderá colocar "abacate", se for país, você poderá colocar "Argentina". Ganha aquele que conseguir preencher todas as categorias, devendo dizer "stop" ("pare", em inglês) assim que o jogo estiver completo.

Esse jogo é uma ótima opção para ativar a memória das crianças que participarão, além disso, é uma boa opção para as já alfabetizadas, mas ainda com pouco vocabulário, pois as categorias do jogo não são fixas, assim, você poderá escolher apenas categorias simples como "cidade", "cor" etc., em vez daquelas mais complexas, como "nome de filme" e outras que necessitam de uma bagagem cultural maior, do tipo que vamos adquirindo com o tempo.

Se quiser fazer essa brincadeira com palavras com crianças, deixamos um modelo de Stop ou adedonha para imprimir.

Mímica

A mímica é um jogo bastante antigo e simples de ser realizado, já que não exige materiais para fluir, motivo extra que o torna muito popular. Outra vantagem da brincadeira é que, por ser um jogo majoritariamente visual, faz com que as crianças tenham que vincular imagem e palavra, ou seja, elas verão algum participante fazendo a mímica e terão que associar o que estão vendo a uma palavra, ativando a memória linguística.

Em caso de crianças em escola, se você busca brincadeiras para educação infantil, você como professor poderá escolher termos que estejam relacionados à matéria estudada no momento. Por exemplo, se estiverem estudando os animais, poderá adicionar animais à lista, sem que sejam o único elemento da brincadeira, claro, para não deixar tudo muito óbvio.

Assim como os trava-línguas e outras brincadeiras com palavras explicadas acima, o legal a mímica é que, já que pode envolver temáticas das mais diversas, englobando todos os níveis de dificuldade. A mímica pode ser utilizada tanto na alfabetização de crianças quanto em uma festa entre adultos, dependendo apenas da escolha de palavras para determinar a dificuldade de acordo com o contexto. Para saber exatamente quais palavras escolher, veja 100 palavras para mímica de todos os níveis e estilos.

Soletrar

O exercício de soletrar palavras é necessário e básico quando vamos aprender a escrever, se tornando automático com o tempo, conforme vamos memorizando a ordem das letras das palavras na língua em que falamos. Esse é um processo pelo qual todos passam durante a alfabetização, e apenas conseguimos chegar no ponto de independência na escrita uma vez que memorizamos as lógicas da língua e, consequentemente, as construções silábicas e lexicais do português. Para chegarmos a esse ponto, é necessário treino, claro, e uma forma ótima de fazermos isso é treinando a soletração. Em caso de professores de ensino básico, é até mesmo possível fazer dessa uma competição, apenas para atiçar a memória dos alunos.

Na hora de escolher palavras para soletrar, é importante que escolhamos o nível de complexidade para que as crianças consigam se sentir desafiadas e, ao mesmo tempo, superar suas dificuldades. Se você estiver procurando palavras para a brincadeira, veja 300+ palavras para soletrar pois, nesse artigo, categorizamos as termos entre grau de dificuldade de acordo com a idade, o que tornará fácil a seleção de palavras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras com palavras, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.