Brincadeiras na praia

Brincadeiras na praia

O verão está aí e passar um dia na praia é um dos planos mais desejados de toda a família. Descansar, tomar sol, refrescar-se na água do mar ou dar um passeio agradável pela orla são atividades comuns. Claro, se você for com crianças, as brincadeiras na praia também não podem faltar.

Além de se divertir na água ou fazer mil construções na areia, a praia oferece infinitas possibilidades de diversão com jogos que aliam diversão a exercícios saudáveis. Se nas suas próximas férias quiser experimentar novas opções para se divertir no seu dia de sol e mar, não perca a lista de brincadeiras na praia que propomos neste artigo do umCOMO.

1. Quatro em fila

Desenhar ou escrever mensagens na areia molhada da praia é um dos melhores jogos de praia para os menores, mas se quiser algo diferente, experimente jogar o quatro em fila.

Esse jogo de praia requer dois participantes e você terá que pintar o 'tabuleiro' na areia, desenhando uma grade com 16 quadrados. Um dos jogadores pode pegar algumas conchas da praia como fichas e outro algumas pedrinhas. O jogo consiste em conseguir colocar quatro em fila formando uma linha horizontal, vertical ou diagonal. Quem conseguir, ganha!

2. Pegue o lenço

Correr na praia é uma ótima maneira de praticar algum esporte, mas pode ficar chato. Você quer que seus filhos corram e se divirtam? O jogo de pegar o lenço é um dos melhores jogos de praia e, além disso, toda a família e amigos podem participar.

Você tem que formar duas equipes, que estarão separadas a poucos metros de distância e uma de frente para a outra. Entre eles, uma pessoa segura um lenço. Os membros de cada equipe serão numerados. Quando a pessoa que segura o lenço disser seu número, terá que correr para tirá-lo, combinando rapidez e astúcia.

3. Boneco de areia

Uma das melhores brincadeiras na praia, se seus filhos se cansaram dos clássicos castelos e buracos, é fazer um boneco juntos, mas não de neve, e sim de areia e quanto maior, melhor. Você terá que fazer duas bolas grandes e colocar a menor em cima da maior.

Os acessórios do boneco original, que vão atrair mais de um olhar dos banhistas, dependem da sua imaginação: conchas para os olhos, pedrinhas como botões, algumas algas como um cabelo maravilhoso...

4. Queimado

Com uma simples bola dá para inventar mil jogos de praia, mas as crianças (e adultos) adoram este, que tem nomes diferentes em diferentes países, porque é uma mistura de voleibol e 'pega – pega'.

Duas equipes participam do jogo e a ideia é 'eliminar' cada um dos jogadores da equipe adversária jogando a bola e tentando acertar o adversário sem tocar na areia. Se a bola bater nele e ele não pegar, ele está fora. Se ele pegar, cuidado com o contra-ataque. Este é um dos jogos de praia com bola mais divertidos!

5. Guerra de bolas

Poucas coisas são tão divertidas na praia quanto uma guerra de bolas de areia, mas é preciso ter cuidado para fazer as 'trincheiras' em uma área onde não passa muita gente para não incomodar quem está passeando com uma tremenda bolada. A diversão começa pela construção do muro defensivo e da 'munição', depois as bolas voam e o resultado é imprevisível.

6. Amarelinha

Se você quer algo mais tranquilo, um dos melhores jogos na praia pode ser um jogo tão popular quanto a amarelinha, que é conhecida por muitos outros nomes. Na areia você pode desenhar o tabuleiro particular, com quadrados individuais, que deverão ser saltados com apenas um pé e, também, duplos, sobre os quais ambos os pés podem ser apoiados.

Você tem que jogar a conchinha (nossa pedra da praia) no quadrado 1 sem tocar nas bordas. Se for bem sucedido, o jogador percorre o tabuleiro tendo em conta onde colocar os pés. Assim, até chegar ao quadrado 12. Quem chegar primeiro ganha.

7. Caça ao tesouro

É um clássico dos jogos infantis, e também pode ser uma boa opção de jogos de praia para crianças. Neste caso, o tesouro pode ser um prêmio na forma de um delicioso e refrescante sorvete para aquele explorador intrépido que encontre um objeto que você escondeu anteriormente.

Seguindo as pistas essenciais (uma mensagem feita com pedrinhas, outra previamente escrita e escondida em uma montanha de areia ou atrás de uma pedra...) os menores vão passar horas entretidos à procura do tão esperado tesouro.

Para saber como organizar uma caça ao tesouro, leia este outro artigo.

8. Puxe a corda

Uma corda é tudo o que você precisa para curtir este jogo de praia que mistura exercício com diversão. Você deve marcar uma linha na areia para que cada equipe puxe uma ponta da corda com toda a força para arrastar o adversário. Quem cruzar a linha, perde.

9. Um, dois, três... e na água

Faça os menores ganharem o merecido banho com esta brincadeira na praia que é uma adaptação do tradicional 'um, dois, três, esconde-esconde inglês'. Mande-os se afastarem do mar. Enquanto isso, você deve virar as costas e dizer 'um, dois, três, e na água' permitindo que as crianças se aproximem do mar, e, quando você se virar, todos devem ficar muito quietos porque quem se mexer, volta. Quem vai conseguir dar o primeiro mergulho?

10. Figuras vivas

Na areia dá para fazer muitos jogos e se você quer se divertir muito curtindo um dos populares jogos de praia, troque as construções clássicas por figuras cheias de imaginação que exigem que alguém seja 'enterrado' na própria areia, transformando-se, por exemplo , em uma linda sereia (com as pernas cobertas formando um lindo rabo com a areia), um polvo incrível ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Risos e diversão garantidos!

Brincadeiras na praia tradicionais

Além dos jogos de praia originais que citamos, você sempre pode recorrer aos mais tradicionais como frescobol, vôlei de praia e futevolêi.

Outra brincadeira na praia super tradicional é o castelo de areia, use a sua imaginação para construir o mais belo que conseguir.

O frisbee é outra brincadeira de praia de legal para jogar com amigos e até mesmo com seu animal de estimação. Vai garantir que tanto você como ele gastem muita energia!

Se você gostou deste artigo, talvez se interesse por estes outros artigos do umCOMO sobre Jogos ao ar livre para crianças e 25 brincadeiras ao livre para jovens.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras na praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.