Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos

Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos

Organizar uma festa de confraternização entre amigos é sempre muito divertido. E para deixar esse evento ainda mais interessante, uma das coisas que não pode faltar são os jogos e brincadeiras. Afinal, através desse tipo de atividade as pessoas podem interagir entre si, se soltar mais e fazer novas amizades. Mas muita gente pode ficar na dúvida quando o assunto é selecionar os melhores jogos para esse tipo de ocasião.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Nesse texto do umCOMO que preparamos para você hoje, vamos te dar várias ideias de brincadeiras para festa de confraternização entre amigos que deixam qualquer evento mais alegre e descontraído. São atividades para todos os gostos: para quem prefere festas animadas com bastante álcool, para os que curtem algo mais calmo com jogos de cartas e tabuleiros e muito mais. Confira todos os detalhes a seguir!

Brincadeiras para confraternização clássicas

Quando o assunto é escolher brincadeiras para confraternização, por que não começar com os clássicos? Existem alguns jogos e atividades que são passados de geração em geração, mas que nunca perdem a graça. São brincadeiras divertidas e engraçadas que divertem qualquer grupo de amigos. A seguir, te damos algumas sugestões de brincadeiras para amigos:

1. Mímica

A mímica é uma brincadeira das antigas que nunca sai de moda. Ela nada mais é do que um jogo de adivinhação em que os participantes devem descobrir o que o mímico está querendo transmitir com seus gestos, expressão corporal e fisionomia.

O primeiro passo para jogar é dividir todos os convidados em dois grupos. Além disso, também deve-se determinar um tema para as mímicas. Por exemplo, é comum escolher fazer mímicas sobre filmes ou séries. Assim, fica mais fácil para todos os participantes brincarem.

Em seguida, uma pessoa do time A deve se voluntariar para ser o primeiro a fazer a mímica. O time B deve escolher em conjunto qual ideia aquele mímico deve reproduzir. Em seguida, cabe ao mímico fazer sua apresentação e tentar ao máximo que seus colegas de equipe adivinhem o que ele está fazendo. Para deixar a brincadeira ainda mais engraçada, vale colocar um cronômetro para que o time adversário tenha um tempo limitado para dar seus palpites. Os times devem se revezar nos papeis. Ganha a equipe que tiver mais acertos.

2. Eu Nunca

O "Eu Nunca" é um jogo tradicional. Os convidados devem se reunir em uma roda e deixar todos os dez dedos da mão à mostra. Então, uma pessoa começa enunciando alguma coisa que ela nunca fez na vida. Por exemplo: "eu nunca repeti de ano na escola". Todas as pessoas que já tiverem feito aquilo devem abaixar um dedo. A roda vai girando e todos devem falar. Ganha quem, após o fim da rodada, tiver mais dedos levantados. A graça está em descobrir que coisas as pessoas da roda já fizeram na vida e se surpreender durante o processo. É uma ótima forma de tornar a confraternização entre amigos ainda mais intimista.

3. Pique-bandeirinha

Essa também é um jogo para amigos muito divertido e ótimo para confraternizações. Para jogá-lo é preciso dividir os amigos em dois times. Cada um terá um campo e uma bandeira para proteger. O objetivo do jogo é roubar a bandeira do time inimigo e correr até o campo da própria equipe, sem ser pego por ninguém enquanto estiver transitando pelo campo do adversário. Para isso é preciso agilidade e estratégia!

4. Queimada

Outra das brincadeiras para confraternização das mais tradicionais é a queimada. Aqui no umCOMO nós te explicamos quais são as regras da queimada tim-tim- por tim-tim. Corre lá para conferir!

Brincadeiras para confraternização com bebidas

5. Beer Pong

Um clássico dos filmes americanos, o beer pong já se tornou uma das brincadeiras para festa de confraternização entre amigos mais populares em todo o mundo. Como o próprio nome já diz, ele funciona como uma espécie de ping pong. Deve-se colocar 10 copos com cerveja em forma de triângulo em cada uma das extremidades de uma mesa comprida. A brincadeira é jogada em duplas, com dois jogadores de cada lado da mesa.

O objetivo é acertar as bolinhas de ping pong dentro dos copos dos adversários. Quem acertar deve escolher um dos membros da dupla adversária para beber. O legal dessa brincadeira é que ela vai ficando mais divertida a cada instante, já que as duplas alcoolizadas aumentam muito as chances de errar a mira.

6. Quem é mais provável alcóolico

Para se divertir em uma confraternização com amigos, o jogo "quem é mais provável" pode ser facilmente adaptado para uma versão com bebidas alcóolicas. Para jogar, primeiro é necessário que todos se reúnam em roda. Em seguida, deve-se definir um jogador para ser o primeiro a propor uma pergunta. Esse participante deve inventar uma pergunta criativa no estilo "quem é mais provável". Por exemplo: quem é mais provável de assaltar um banco? Quem é mais provável de ficar milionário primeiro? Quem é mais provável de ser preso?

Após contar até três, todos devem apontar para a pessoa da roda que acha que seria mais capaz de fazer aquilo que foi perguntado na frase. A pessoa que tiver mais dedos apontados para si deve beber. E com um detalhe: é uma dose de bebida para cada dedo que estiver apontado em sua direção. Muito divertido, né?

Leia também: Como jogar sueca - jogo de beber

7. Flip cup

Para jogar flip cup só é necessário disposição para beber e dois oponentes. Cada um deve ficar de um lado da mesa, onde copos ficam enfileirados, virados para cima e cheios de bebida. Normalmente, cerveja.

Cada um deve beber o conteúdo do copo e com um movimento sutil com os dedos, tentar virá-lo de cabeça para baixo. A pessoa que beber todos os copos e conseguir virá-los, vence!

Brincadeiras para confratenização divertidas

Em busca de dinâmicas para arrancar boas risadas? Entre as nossas brincadeiras para festa de confraternização entre amigos, temos opções para lá de divertidas!

8. Tente não rir

Esse jogo é o mais simples possível. Faça uma roda com seus amigos e todos devem ficar sérios, com cara de paisagem. Apenas um será o responsável por tentar fazer os demais rirem. Quem for rindo e for perdendo, vai saindo. Vence o que for capaz de ficar mais tempo sem rir. Para tentar fazer os amigos rirem vale tudo, piadas, brincadeiras, mímicas, etc.

9. Jogo da Ema

Conhece as emas, que colocam a cabeça de baixo da terra? Então, nessa brincadeira você vai fazer seu papel!

É assim: um sacola de papel é colocada no chão e a pessoa da vez deve pegá-la com a boca, sem usar nenhuma outra parte do corpo. Os braços devem ficar para trás todo o tempo.

Para complicar, a cada rodada corta-se 1 centímetro do saco para a pessoa tenha mais dificuldade. Garantimos que é muito engraçado ver os amigos se virando nos 30 para tentar pegar o saco igual uma ema.

10. Quem sou eu?

Nesta brincadeira para festa de confraternização, cada pessoa escrever em um post it ou em um pedaço de papel o nome de uma pessoa famosa, de um animal ou de um personagem conhecido. Depois devem ser embaralhados os papéis e cada um vez grudar um papel na testa sem saber quem é. Por meio de perguntas, cujas respostas só podem ser sim ou não, a pessoa deve descobrir quem é ela.

11. Qual é a música?

Só quem é dos anos 80 e 90 vai lembrar do programa qual é a música! Você e seus amigos podem reproduzi-lo e garantimos que a risada vai ser garantida. Funciona assim: um dos amigos será o intérprete, que cantará um pedacinho da música, enquanto outro tentará adivinhar. Se a pessoa da vez não acertar, passa para o próximo, até alguém acertar. Para ficar mais fiel ao programa (e mais divertido), vocês podem usar tintas para pintar o rosto dos intérpretes. Para ir aquecendo, veja um trechinho do programa abaixo.

Jogos de cartas e tabuleiros para festa com amigos

Entre as brincadeiras para festa de confraternização entre amigos, os jogos de carta nunca perdem a graça. Eles são capazes de reunir a galera e fazer com que todos se divirtam. E o melhor: são fáceis e rápidos de jogar. A seguir, te damos algumas ideias de jogos de cartas para ter disponível na sua festa e mandar ver:

12. Amigos de Merda

Como o próprio nome já diz, "Amigos de Merda" é um jogo pesado. A ideia dos criadores da brincadeira era criar uma dinâmica na qual todos da roda podem dizer aquilo que sempre pensaram sobre um de seus amigos, mas que nunca tiveram coragem de falar antes. O jogo conta com 88 cartas de perguntas. Funciona assim: um de cada vez, todos os participantes devem retirar uma carta e ler o seu conteúdo. Em seguida, devem votar em quem acham que cumpre todos os requisitos da pergunta. Geralmente, as cartas incluem perguntas pesadas que tem o potencial de "acabar com amizades", como diz a fornecedora do jogo. Por isso, é importante brincar com a cabeça aberta para não se chatear com os amigos.

13. Dobble

Entre as brincadeiras para confraternização, o Dobble é perfeito tanto para crianças e adolescentes quanto para os adultos. O jogo é sucesso em todo o mundo, já tendo vendido mais de 12 milhões de cópias desde o seu lançamento, em 2009. O jogo é composto por 55 cartinhas redondas, que contém vários desenhos diferentes. Esses símbolos podem ser aranhas, cubos de gelo, palhaço, entre outros. Existem versões temáticas do Dobble, como o Dobble Harry Potter, por exemplo, que conta com figuras relativas ao universo do mundo bruxo.

O grande segredo da brincadeira é que todas as cartas possuem um símbolo em comum entre elas. Cabe aos jogadores identificar qual é esse elemento em comum entre duas cartas. Existem cinco diferentes modalidades de jogo que você pode conferir no próprio manual incluso na latinha com as cartas. Vence quem for o mais rápido em encontrar o símbolo em comum. Pode parecer uma premissa fácil, mas o jogo pode ficar super intenso a cada instante. É uma excelente brincadeira para levantar os ânimos durante uma confraternização.

14. Boca a boca

Essa brincadeira não é necessariamente um jogo de cartas, mas usa-se uma carta para brincar. Pega-se uma carta do baralho, coloca-se na boca e, sem usar as mãos, deve-se passar a carta para a boca de outra pessoa, se a carta cair... já sabe. Lembrando que todos devem estar de acordo e consentir essa brincadeira!

15. Pif paf

O pif paf é simples como o nome. Cada jogador recebe 9 cartas e o objetivo do jogo é fazer 3 trincas ou sequências para bater.

Depois que todos os jogadores receberem 9 cartas cada um, o primeiro deve comprar do monte. Ver se consegue fazer uma sequência ou trinca ou não e descartar uma carta.

O primeiro a formar e baixar três sequências ou trinca, vence.

Se gostou do nosso conteúdo sobre brincadeiras para festa de confraternização entre amigos, você também pode se interessar por: Jogos de cartas para duas pessoas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Bibliografia
  • BUZZFEED. 17 fun party games you can play with preople of all ages. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/terripous/fun-party-games> Acesso em: 27 de maio de 2022.
  • REAL SIMPLE. 28 best party games to make your next gathering a blast. Disponível em: <https://www.realsimple.com/holidays-entertaining/entertaining/party-games-ideas> Acesso em: 27 de maio de 2022.
  • THE SPRUCE. 19 party games for adults. Disponível em: <https://www.thespruce.com/affordable-party-games-for-adults-4154485> Acesso em: 27 de maio de 2022.