Charadas matemáticas

Charadas matemáticas

As reuniões familiares e com amigos ficam mais divertidas quando contam com jogos de perguntas e charadas para todas as idades. Essa é uma maneira perfeita de fazer com que todos os membros ali reunidos participem da brincadeira, incentivando-os a que reflitam sobre cada questão com o objetivo de encontrar uma resposta ou solução. Colocar o intelecto à prova pode ser bastante divertido, além de ser útil para o desenvolvimento da atividade cerebral.

As charadas podem ser dos mais diferentes temas: esportes, história, ciência, tecnologia, cultura, geografia... essas são temáticas que servem para comprovar os conhecimentos gerais dos jogadores, mas se existe um assunto que costuma deixar todo mundo mais apreensivo é a matemática. Se você quer descobrir charadas matemáticas com resposta, algumas populares e outras mais complicadas de resolver, siga lendo este artigo do umCOMO.

O urso

Embora esse tipo de problema matemático com resposta, por vezes,resulte em uma soma simples, a ideia é que essa soma seja feita rapidamente para que o vencedor seja quem demorar menos para responder. Além disso, os pontos cardeais servirão para confundir aqueles que ouvirem a charada pela primeira vez.

Geografia e matemática se juntam nesta charada que diz o seguinte: um urso viaja 26 km em direção ao sul. Em seguida, caminha mais 19 km para o leste. Finalmente, anda por mais 57 km ao norte. Por quantos quilômetros ele viajou, no total?

Resposta: 102 quilômetros

Ultrapassando o segundo

Esta é uma daquelas charadas matemáticas populares que você já deve ter visto antes. É ótima para testar a dedução lógica das crianças: um corredor consegue ultrapassar o segundo colocado em uma corrida. Qual é a posição em que o primeiro corredor é colocado?

A resposta parece simples, mas muitas pessoas acham difícil encontrá-la no início: ele está na segunda posição.

Charada do macaco

Um macaco é pendurado na lateral de uma polia sem atrito. Do outro lado, está pendurado um objeto que consegue equilibrar o macaco perfeitamente. Dado que o objeto não tem atrito e peso, o que acontece se o animal tentar subir na corda?

Resposta: o macaco conseguiria alcançar a polia.

Operação aparentemente simples

Pergunte aos seus amigos um dos problemas matemáticos com uma das respostas mais simples à primeira vista, mas que exige uma leitura nas entrelinhas: quando que a seguinte operação está correta: 11 + 3 = 2?

Resposta: sabendo que a charada se refere a um momento de tempo, você pode resolvê-la facilmente pensando em horas. Adicionando 3 horas a 11, o resultado são duas horas.

Às escuras

Esta é mais uma daquelas charadas matemáticas para crianças que as farão pensar bastante e usar o raciocínio. Uma pessoa se levanta no meio da noite e descobre que não há luz em seu quarto. Ela tenta abrir uma gaveta de meias que possui 10 meias amarelas e outras 10 meias azuis. Quantas meias você precisa pegar para obter com segurança um par de cores idênticas?

Resposta: Na pior das hipóteses, a pessoa deve pegar 11 meias para ter um par de cores idênticas. Ou seja, metade (10) do total que tem (20), mais uma adicional.

Se você quer conhecer mais perguntas e desafios para crianças e adultos, te convidamos a visitar nosso artigo sobre perguntas para torta na cara.

Subtrair 1 do número 1111

Se você está procurando por charadas matemáticas simples, esta é uma opção perfeita! A premissa é muito simples, mas vai te fazer pensar: Quantas vezes você pode subtrair 1 do número 1111?

A resposta requer uma reflexão prévia, pois não é a primeira solução que vai passar pela sua cabeça:

apenas uma vez, já que em ocasiões subsequentes você estaria subtraindo 1 de outros números (1110, 1109, e assim por diante...).

Máquinas e artigos

Cinco máquinas são capazes de escrever cinco artigos em cinco minutos. Com esse ritmo de produção, quanto tempo leva para que 100 máquinas escrevam 100 artigos?

Resposta: 5 minutos.

Quatro noves

Charada: como é possível que quatro noves resultem no número 100?

Resposta: graças a esta operação: 9/9+99=100.

Toque do Relógio

Um relógio leva um segundo para tocar. Quanto tempo ele vai demorar para soar doze vezes?

Resposta: 11 segundos.

Ônibus

Mais charadas matemáticas com resposta! Apesar de algumas delas terem uma premissa matemática, a solução é muito mais simples do que parece e exige apenas que prestemos atenção especial ao enigma: você é o motorista de um ônibus no qual viajam 18 pessoas. Na próxima parada, sobem 13 pessoas e descem 5. Na estação posterior, sobem 4 e descem 21. Com esses dados, você poderia me dizer a cor dos olhos do motorista?

Resposta: nenhum cálculo é necessário. A cor será a dos seus olhos.

Essas perguntas curiosas são perfeitas para seus amigos quebrarem a cabeça tentando descobrir a resposta. Se você quiser mais ideias, não hesite em visitar nosso artigo sobre perguntas curiosas.

Porcos e cavalos

Nesta pequena charada com resposta, você possui 5 coelhos, 40 porcos e 20 cavalos em uma fazenda. Se você quiser chamar os porcos de cavalos, qual é o número total de cavalos que você tem?

Resposta: Você ainda terá 20 cavalos, porque apenas mudou o nome dos porcos. Eles não vão se transformar em cavalos.

Viagem de família

Você gosta de charadas? Esse é um enigma clássico que nunca falha em fazer aqueles que procuram a solução pensarem bastante: Duas pessoas viajam de carro. A mais nova é filha da outra pessoa, mas a mais velha não é o pai da menor. Quem é a pessoa mais velha?

Resposta: a mãe da pessoa mais nova.

Horas e comprimidos

Ao meio-dia você costuma começar a tomar os seus comprimidos. A cada hora você toma um dos 4 que ingere diariamente. A que horas você deve tomar o último comprimido?

Resposta: às 15h.

Geometria

A geometria também está presente entre as charadas matemáticas com respostas, como no seguinte caso: o que é uma figura geométrica que não tem nem 4 nem 5 lados, mas a metade de 6?

Resposta: o triângulo (3 lados).

Gerações familiares

Charadas matemáticas curtas costumam usar bastante as gerações familiares para confundir os participantes. Neste caso, a abordagem é a seguinte: entre 3 pessoas estão dois pais e dois filhos. Como isso é possível?

Resposta: essas pessoas são um avô, o pai e o filho.

Ferro e palha

Você já deve ter ouvido essa charada matemática em várias ocasiões: o que é mais pesado, um quilo de palha ou de ferro?

Resposta: eles têm o mesmo peso, 1 quilo.

Gatos

Em uma sala estão 4 gatos. Cada gato está em um canto e você vê 3 outros felinos. Quantos gatos há na sala?

Resposta: a solução está no início do enigma, ou seja, existem 4 gatos na sala.

Irmãos

Você tem 12 irmãos. Você é o segundo a nascer, mas é o mais jovem de todos. Como isso é possível?

Resposta: você é fevereiro (segundo mês do ano e o de menor duração).

O taco e a bola

Uma bola e um taco custam, juntos 110 reais. O taco tem um valor 100 reais a mais que o da bola. Qual é o preço da bola?

Resposta: 5 reais a bola e 105 reais o taco.

Jarro

Charada: Como um jarro cheio pode pesar menos?

Resposta: estando cheio de buracos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Charadas matemáticas, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.