Partilhar

Como a luz atua com a água

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como a luz atua com a água

Quando você olha a água parada de uma piscina, estanque ou açude, você pode ver seu rosto refletido nela. A água atua como espelho. Se olhar para cima estando debaixo da água, a parte superior dela também atuará como espelho. Tente fazer o seguinte para aprender sobre como a luz atua. Com esta experiência você irá se divertir e aprender coisas novas. Veja o seguinte artigo de umComo se quiser saber como a luz atua com a água.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Experiências para crianças com água
Passos a seguir:
1

Primeiro coloque o recipiente quadrado, cheio de água, sobre um livro. Fixe uma folha de papel em um dos lados. Feche as cortinas ou apague a luz e acenda uma lanterna, assim como mostramos na imagem.

Como a luz atua com a água - Passo 1
2

Depois foque a lanterna diretamente para que o raio de luz viaje em linha reta. Foque a luz da lanterna em ângulo e o raio de luz sairá para fora em ângulo sobre o papel.

Como a luz atua com a água - Passo 2
3

Para ver o raio de luz com mais nitidez, jogue uma colher de sopa de leite e mexa o recipiente. Depois tente iluminar a água desde diferentes ângulos para ver como o raio de luz se dobra.

Como a luz atua com a água - Passo 3
4

Por que acontece. Quando a luz brilha diretamente dentro da água, viaja em linha reta. Quando o raio de luz atinge a superfície da água em ângulo, é rebatido para trás em ângulo pela água.

Como a luz atua com a água - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como a luz atua com a água, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Para poder ver melhor como a luz atua sobre a água, apague totalmente todas as luzes do cômodo.

Escrever comentário sobre Como a luz atua com a água

O que lhe pareceu o artigo?

Como a luz atua com a água
1 de 5
Como a luz atua com a água

Voltar ao topo da página