Partilhar

Como acampar com crianças

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 24 maio 2019
Como acampar com crianças

Durante os meses mais quentes do ano a natureza oferece-nos uma oportunidade imperdível, passar a noite ao ar livre, uma plano inesquecível sobretudo para os mais pequenos que o veem como uma experiência única. E inclusivamente para os adultos desligar da 'civilização' por uns dias pode ser muito gratificante, mas ao fazê-lo com os mais pequenos é bom ter em conta algumas recomendações, por isso em umComo.com.br damos-lhe várias dicas para que saiba como acampar com crianças e desfrutar ao máximo.

Também lhe pode interessar: O que devo levar para acampar
Passos a seguir:
1

Para os adultos é maravilhoso e até necessário afastarem-se de vez em quando da civilização, mas os pequenos procuram também diversão por isso assegure-se que poderão encontrar algum entretenimento no sítio onde planeiam acampar. Como por exemplo, zonas para jogar à bola, tomar banho no rio o no mar, etc, isto será suficiente para passar um par de dias diferentes e divertidos.

2

É importante ter uma tenda grande onde a criança onde a criança também caiba, se é muito pequena o mais recomendável é que esta durma com os pais. Certifique-se que tem um colchão insuflável para dormir e que seja cômodo e suporte bem o peso de todos os seus 'utilizadores'.

3

Leve tudo o que for necessário para a sua comodidade mas sem exagerar no equipamento, o fundamental é uma cozinha (petromax) e uma geladeira, cadeiras dobráveis e se possível uma mesa, lanternas ou lâmpadas de campismo e o colchão insuflável para a tenda. Se fizer muito calor podem comprar ventiladores especiais para acampar.

4

Na hora de embalar e arrumar tudo é preciso que a criança saiba que não pode levar todos os seus brinquedos, que tem pouco espaço e é necessário que faça escolhas. Não se esqueça de uma bola de futebol, pás e todos aqueles brinquedos perfeitos para o ar livre.

5

É muito importante ter roupa e calçado adequado para que as crianças estejam confortáveis, frescas e possam brincar, escolha as peças de roupa em função de onde vai acampar, se na montanha ou na praia.

6

Acampar é sinônimo de insetos por isso deve levar inseticidas biodegradáveis que o mantenham protegido das picadas de mosquitos e outros animais. Além disso não se esqueça do protetor solar para evitar queimaduras que terão como resultado uma noite mal dormida.

7

Se optar pela montanha é importante que as crianças saibam que se encontram numa zona de natureza e como tal devem respeitá-la. Não devem mexer em nenhuma planta ou animal que não conheçam nem brincar em covas, buracos ou grutas que podem ser o lar desses animais perigosos como cobras e mamíferos grandes.

8

Aproveite esta oportunidade para ensinar aos mais pequenos a importância de cuidar da natureza. Podem ajudar a recolher lixo e colocar em locais adequados e preservar a zona em bom estado. Além disso mostre-lhes as bonitas paisagens, a calma e a beleza de um céu estrelado longe da poluição da cidade.

9

Lembre-se sempre que acampar com crianças implica estar constantemente atento e nunca os deixar sozinhos, isto porque se trata de uma zona que não conhecem e perderem-se é simples, por isso nada de passeios fora da zona de acampamento sem supervisão, mesmo quando se tratam de crianças mais crescidas.

Veja também: 30 brincadeiras para noite do pijama

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acampar com crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Desfrutem de uns dias afastados da cidade e da rotina confraternizando em família.
  • Não se esqueça de fazer do acampamento uma experiência divertida para que os mais pequenos não duvidem em regressar outra vez.

Escrever comentário sobre Como acampar com crianças

O que lhe pareceu o artigo?

Como acampar com crianças
Como acampar com crianças

Voltar ao topo da página