Partilhar

Como acampar com crianças

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 24 maio 2019
Como acampar com crianças

Durante os meses mais quentes do ano a natureza oferece-nos uma oportunidade imperdível, passar a noite ao ar livre, uma plano inesquecível sobretudo para os mais pequenos que o veem como uma experiência única. E inclusivamente para os adultos desligar da 'civilização' por uns dias pode ser muito gratificante, mas ao fazê-lo com os mais pequenos é bom ter em conta algumas recomendações, por isso em umComo.com.br damos-lhe várias dicas para que saiba como acampar com crianças e desfrutar ao máximo.

Também lhe pode interessar: O que devo levar para acampar
Passos a seguir:
1

Para os adultos é maravilhoso e até necessário afastarem-se de vez em quando da civilização, mas os pequenos procuram também diversão por isso assegure-se que poderão encontrar algum entretenimento no sítio onde planeiam acampar. Como por exemplo, zonas para jogar à bola, tomar banho no rio o no mar, etc, isto será suficiente para passar um par de dias diferentes e divertidos.

2

É importante ter uma tenda grande onde a criança onde a criança também caiba, se é muito pequena o mais recomendável é que esta durma com os pais. Certifique-se que tem um colchão insuflável para dormir e que seja cômodo e suporte bem o peso de todos os seus 'utilizadores'.

3

Leve tudo o que for necessário para a sua comodidade mas sem exagerar no equipamento, o fundamental é uma cozinha (petromax) e uma geladeira, cadeiras dobráveis e se possível uma mesa, lanternas ou lâmpadas de campismo e o colchão insuflável para a tenda. Se fizer muito calor podem comprar ventiladores especiais para acampar.

4

Na hora de embalar e arrumar tudo é preciso que a criança saiba que não pode levar todos os seus brinquedos, que tem pouco espaço e é necessário que faça escolhas. Não se esqueça de uma bola de futebol, pás e todos aqueles brinquedos perfeitos para o ar livre.

5

É muito importante ter roupa e calçado adequado para que as crianças estejam confortáveis, frescas e possam brincar, escolha as peças de roupa em função de onde vai acampar, se na montanha ou na praia.

6

Acampar é sinônimo de insetos por isso deve levar inseticidas biodegradáveis que o mantenham protegido das picadas de mosquitos e outros animais. Além disso não se esqueça do protetor solar para evitar queimaduras que terão como resultado uma noite mal dormida.

7

Se optar pela montanha é importante que as crianças saibam que se encontram numa zona de natureza e como tal devem respeitá-la. Não devem mexer em nenhuma planta ou animal que não conheçam nem brincar em covas, buracos ou grutas que podem ser o lar desses animais perigosos como cobras e mamíferos grandes.

8

Aproveite esta oportunidade para ensinar aos mais pequenos a importância de cuidar da natureza. Podem ajudar a recolher lixo e colocar em locais adequados e preservar a zona em bom estado. Além disso mostre-lhes as bonitas paisagens, a calma e a beleza de um céu estrelado longe da poluição da cidade.

9

Lembre-se sempre que acampar com crianças implica estar constantemente atento e nunca os deixar sozinhos, isto porque se trata de uma zona que não conhecem e perderem-se é simples, por isso nada de passeios fora da zona de acampamento sem supervisão, mesmo quando se tratam de crianças mais crescidas.

Veja também: 30 brincadeiras para noite do pijama

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acampar com crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Desfrutem de uns dias afastados da cidade e da rotina confraternizando em família.
  • Não se esqueça de fazer do acampamento uma experiência divertida para que os mais pequenos não duvidem em regressar outra vez.

Escrever comentário sobre Como acampar com crianças

Como acampar com crianças
Como acampar com crianças

Voltar ao topo da página