Como acontece o eclipse lunar

Como acontece o eclipse lunar
Imagem: Google Images

No momento em que o planeta Terra se cruza com o Sol e a Lua e se alinham por esta ordem, acontece um eclipse Lunar ou da Lua. Este fenômeno astronômico acontece com mais frequência que o eclipse solar, mas ainda assim é um fenômeno natural que suscita expectativas e surpreende muitas pessoas. Para conhecer mais acerca deste tipo de eclipse e saber quais são os requisitos para que aconteça, em umComo.com.br oferecemos-lhe este artigo sobre como acontece um eclipse Lunar.

O que é um eclipse da Lua?

Um eclipse lunar ou eclipse da lua, ocorre quando a Terra fica entre o sol e a lua. Com isto, a lua entra no cone de sombra da Terra e por consequência escurece. Para que o eclipse possa ocorrer, os três corpos celestes (Terra, Sol e Lua), devem estar completamente alinhados ou muito próximo disso, de tal forma que a terra bloqueie os raios solares que chegam ao satélite.

Imagem: Wikipédia

Quando acontece o eclipse

A sombra da lua está dividida em duas regiões: a "umbra" ou "sombra" que é a parte escura e com forma de cone e a "penumbra" que é o que está ao redor. De tal modo que os eclipses lunares só podem ocorrer na fase de lua cheia para que - ao alinharem-se os três corpos - a lua entre no cone de sombra que a Terra projeta no espaço.

Desta forma, seria de pensar que deveria haver um eclipse a cada mês com cada lua cheia, mas não é assim porque a órbita da lua está inclinada relativamente ao plano da eclíptica (a linha curva por onde "passa" o sol ao redor da Terra, no seu "movimento aparente" visto da Terra).

Imagem: cosmobrain.com.br

Tipos de eclipse lunar

  • Eclipse parcial: ocorre quando apenas uma parte da Lua entra na umbra e é ocultada.
  • Eclipse total: acontece quando a Lua entra completamente na zona umbral, no cone da sombra terrestre. Um caso especial de eclipse total é o total-central, no qual a Lua, para além de passar pela umbra terrestre, fá-lo pelo centro desta.
  • Eclipse penumbral: a Lua entra no cone de penumbra da Terra, é o mesmo que dizer o satélite chega a atravessar apenas as regiões mais externas da sombra terrestre, de modo que apenas se escurece, é tão discreto que custa perceber que está a acontecer um eclipse.
Imagem: comocualquiera.com

Como se pode ver um Eclipse Lunar

Ao contrário dos eclipses solares que só podem ser vistos de uma determinada zona da Terra, um eclipse Lunar pode ser visto de qualquer parte da Terra em que seja noite. Também, os eclipses da Lua duram várias horas, enquanto os solares só se observam uns minutos. Por outro lado, também é de referir que podemos admirar os eclipses da Lua diretamente, com uns binóculos ou um telescópio; enquanto os eclipses do Sol devem ser observados com proteção para os olhos.

Imagem: gaea-astronomia.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acontece o eclipse lunar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.