Como agir em caso de erupção vulcânica

Como agir em caso de erupção vulcânica

Nos últimos anos, os vulcões têm causado estragos. As erupções e sobretudo as cinzas vulcânicas têm paralisado o tráfego aéreo, afetando milhares de pessoas e, embora as tecnologias atuais de monitoramento dificultem sermos surpreendidos por uma erupção vulcânica, as pessoas que vivem perto de um vulcão ou planejam tirar férias em algum lugar com uma cratera, devem saber como agir em caso de erupção vulcânica.

Passos a seguir:
1

Em caso de erupção de um vulcão, é importante manter-se informado, estar a par das informações das autoridades para saber se é necessário evacuar a área.

2

Siga sempre as indicações das autoridades e, em caso de um anúncio de evacuação, não resista. É importante planejar onde você e a sua família poderiam ir no caso de necessidade, ter todos os números de contato do lugar de destino e preparar um plano em caso de emergência. No momento da evacuação, leve com você água potável, alimentos, um rádio, lanterna e pilhas. Estar preparado é importante.

3

Antes de abandonar sua casa, corte todos os fornecimentos de serviços para evitar vazamentos que possam danificar a sua propriedade no caso de uma erupção.

4

No caso das cinzas vulcânicas cobrirem a área onde vive, é importante vedar as portas e janelas da sua casa com sacos, para impedir que as cinzas entrem, e sair apenas se for necessário. Tente proteger os seus olhos com óculos e a boca com tapa boca ou um lenço úmido.

5

Se for necessário conduzir por alguma emergência ou por uma evacuação, faça-o de forma lenta para evitar levantar cinzas que poderiam afetar o motor do seu veículo. Prepare um plano e conheça as rotas de escape. Caso more perto de um vulcão bem investigado e bem supervisionado, é provável que possa obter um mapa de riscos. Estes mapas mostram as trajetórias prováveis dos fluxos de lava e lahars (fluxos de detritos) e fornecem estimativas para o tempo mínimo que um fluxo precisaria para chegar a um determinado lugar.

6

Se o vulcão entrar em erupção, fique afastado da lava, inclusive, daquela que parece seca e sólida. Nunca caminhe sobre ela e evite aproximar-se de rios e canais, pois são bons condutores de magma. Evite a inalação de gases venenosos. Os vulcões emitem uma série de gases letais, e se você estiver próximo a um no momento da erupção, os gases emanados podem matá-lo em menos de um minuto. Respire através de um respirador, máscara, ou um pedaço de tecido úmido.

Confira o nosso artigo em que explicamos qual a diferença entre magma e lava.

7

Siga sempre as indicações das autoridades, eles são os especialistas e seus conselhos poderiam fazer a diferença entre manter você a salvo ou não.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir em caso de erupção vulcânica, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Se um vulcão acordar, o mais importante é manter-se informado a respeito do seu estado.
  • Se as autoridades pedirem que evacue a área, siga suas recomendações.
  • Desenvolva uma medida de emergência junto à sua família para estarem preparados para qualquer situação.