Partilhar

Como apanhar cogumelos

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 13 agosto 2018
Como apanhar cogumelos
Imagem: oidochef.blogspot.com.es

Apanhar cogumelos é uma atividade popular em diversos países que tenham florestas propícias à sua formação. Mas além de conhecer quais são os cogumelos comestíveis e quais são tóxicos para o consumo humano, a sua colheita tem os seus truques, pelo que convém ter em conta algumas recomendações para fazê-lo com êxito. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que descubra como apanhar cogumelos com êxito.

Também lhe pode interessar: Como apanhar minhocas de areia para a pesca
Passos a seguir:
1

Em muitas regiões é necessária uma permissão especial para apanhar cogumelos dependendo da zona onde planeia fazer a colheita, por isso é importante informar-se se a floresta ou parque onde pretende apanhar cogumelos permite fazê-lo sem qualquer restrição.

2

Para apanhar cogumelos necessitará de levar alguns utensílios que lhe permitirão optimizar a sua conservação e mantê-los no melhor estado possível até chegar a casa, por isso não se esqueça:

  • Uma boa navalha para cortar os cogumelos durante a colheita.
  • Uma cesta de vime para guardar os cogumelos que vai recolhendo. Este material ajuda a manter o fungo em melhor estado, pois os sacos de plástico podem provocar que o mesmo se comece a estragar alterando o seu sabor e consistência.
  • Uma escova de cerdas macias para retirar a terra do fungo, mantendo assim a cesta o mais limpa possível e facilitando depois o trabalho de limpeza dos cogumelos.
3

Para apanhar cogumelos é fundamental reconhecer quais são os fungos comestíveis e quais são os tóxicos, tendo em conta que não se deve adicionar à cesta nenhum cogumelo que não estejamos completamente seguros. O trabalho de apanhar cogumelos deve ser metódico para garantir uma boa colheita.

4

É recomendável apanhar apenas cogumelos jovens, os mais maduros devido a terem começado o processo de reprodução são mais propensos a cair-nos mal.

Também é importante o terreno de onde apanhamos os cogumelos, o melhor é fazê-lo na parte interna das florestas e evitar os fungos que cresçam muito perto de estradas e rodovias, pois estes têm resíduos que podem ser prejudiciais para o organismo.

5

É importante cortar o cogumelo de forma adequada para garantir a sua correta conservação. O recomendável é extrair o fungo completo com tudo e a sua raiz, independentemente de irmos consumir apenas o chapéu do cogumelo.

Introduza a navalha na terra calculando entre dois e três centímetros de distância do cogumelo, faça-o de forma diagonal e empurre o fungo para fora para que saia completo. De seguida, tapa o buraco que ficou com um pouco de terra.

6

Seguindo estas instruções conseguirá apanhar os seus cogumelos com êxito para desfrutar deles em todos os seus pratos.

Leia também: Como saber se os cogumelos estão estragados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como apanhar cogumelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário sobre Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos
Imagem: oidochef.blogspot.com.es
Como apanhar cogumelos

Voltar ao topo da página