Partilhar

Como cuidar do couro

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar do couro

São muitos os elementos que podem ser encontrados em sua casa que são feitos com couro, desde móveis até jaquetas, sem esquecer a tapeçaria do carro. Trata-se de um material muito bonito e que confere elegância, mas que deve ser cuidado de forma adequada para que não se estrague e mantenha seu aspecto. Para saber qual é a melhor forma de o limpar e tratar, neste artigo de umComo, explicamos como cuidar do couro.

Também lhe pode interessar: Como costurar couro
Passos a seguir:
1

Os objetos de couro e pele não devem ser expostos diretamente ao sol nem a fontes de calor, já que ressecará e podem chegar até a estragar. Isto não significa que você não possa vestir sua jaqueta de couro em dias ensolarados, mas que não deverá colocar um sofá de couro bem perto do aquecimento.

2

Da mesma forma, você deverá manter o couro livre de pó, já que este poderia rachar o material. No caso das peças de roupa, guarde-as no armário cobertas com um edredom e, em relação aos móveis e tapeçarias, o pó deverá ser limpo com frequência.

3

Para limpar o couro, use uma camurça fina ou pano de preferência de microfibra, para não o arranhar; nunca passe o aspirador, nem escovas duras. No caso de couro sem tratamento, opte por uma solução suave de água morna e sabão e passe uma esponja.

4

Também existem produtos específicos para a limpeza do couro, com eles será possível criar um filme invisível que protegerá este material contra agentes externos. Aplique-os com um pano não absorvente, com movimentos circulares e dando brilho posteriormente com um pano suave.

5

Caso caia um pouco de líquido em você ou alguma outra coisa que manche o couro, seque rapidamente com papel absorvente ou com um pano para que não fique nenhuma marca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Mantenha seus objetos de couro bem cuidados.

Escrever comentário sobre Como cuidar do couro

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar do couro
Como cuidar do couro

Voltar ao topo da página