Como dar brilho à prata

Como dar brilho à prata

A prata é um metal que encontramos tanto em objetos de casa como em artigos de joalheria. Trata-se de um material muito flexível cuja imagem de apresentação se caracteriza pelo seu brilho. No entanto, esta condição também faz com que seja um material muito sensível ao atrito, golpes e ao uso diário dos objetos que o contenham, motivos que nos obrigam a cuidar dela regularmente. Por isso, em umComo.com.br vamos explicar para você como dar brilho à prata, de modo que possa ter as suas joias e objetos feitos com este material de forma mais brilhante.

Vai precisar de:
  • Água
  • Sal
  • Papel de alumínio
  • Pano ou tecido suave
Passos a seguir:
1

Cubra as joias e objetos de prata que queira dar brilho utilizando uma vasilha na qual tenha, previamente, colocado duas xícaras de água quente. De seguida, adicione sal à vasilha, tente que não seja em abundância, algumas colheres de sopa serão suficientes.

O uso do sal como método de limpeza da prata fará com que o metal volte a ter brilho, agindo de maneira não abrasiva. Assim, se a prata estiver ligeiramente opaca, o banho de sal será suficiente para que volte a ter o seu brilho natural.

2

Para os acessórios que precisem de uma maior eficácia, é muito útil que acompanhe o sal de água quente até que se dissolva por completo. Posteriormente, utilize uma folha de papel de alumínio e, em tiras, introduza-as na vasilha onde se encontram os objetos de prata.

A mistura entre sal, água quente e alumínio funcionará rapidamente e gerará uma reação na opacidade dos objetos de prata, por isso esta sairá em pouco tempo e fará com que as peças voltem a ter uma superfície brilhante.

3

Se constatar que a prata não recuperou o seu brilho com o sal e o alumínio, repita o processo e espere durante cinco minutos para que a solução faça efeito. Do mesmo modo, mexa a água da vasilha periodicamente para confirmar que a opacidade está desaparecendo. Uma vez confirmado que a prata está recuperando o brilho retire os objetos da vasilha.

4

É importante lavar corretamente a prata. Assim, uma vez retirados os objetos da vasilha de água, sal e alumínio, coloque-os embaixo da torneira e deixe a água correr o mais fria possível.

5

Posteriormente, seque suavemente. Para isso, será interessante que utilize um tecido suave ou uma toalha. As microfibras destes têxteis farão com que os pigmentos de opacidade e a sujeira acumulada desapareçam.

6

Em umComo.com.br também pode ver Como limpar a prata e Como limpar as joias de prata.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar brilho à prata, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.