Como determinar o valor de uma moeda de 1 real

Como determinar o valor de uma moeda de 1 real

Muitas pessoas em todo o mundo praticam a numismática, que é o estudo e a coleta de moedas, medalhas e cédulas. É uma ciência muito interessante e que pode lhe ensinar mais do que você pensa.

Vamos ver o que você precisa fazer para descobrir se você possui uma moeda valiosa.

Conheça a origem da moeda

Tanto a data quanto a origem da moeda são essenciais para avaliar seu valor. No caso das moedas modernas, a data de emissão é impressa em um dos lados da moeda, assim como o país de origem.

A singularidade de uma moeda é determinada pelo número de moedas produzidas, quando foram cunhadas e quantas existem atualmente.

Nesta lista de moedas de 1 real valiosas e raras de moedasantigas.com você pode encontrar informações muito precisas sobre estes pontos e o valor que elas têm no mercado hoje.

Avalie o estado da moeda

Este aspecto afeta muito seu valor, uma vez que as moedas são classificadas em categorias que vão de perfeitas a más condições. As moedas de maior qualidade tendem a valer mais do que as moedas manchadas ou sujas. Quanto melhor preservada for a moeda, maior será sua valorização.

Guarde-a corretamente

Se você tem uma moeda em más condições, não tente limpá-la você mesmo/a, pois pode danificá-la e isso reduzirá seu valor. Em vez disso, leve-a a um especialista para um tratamento adequado.

Obviamente, quanto mais incomum for a moeda, maior será seu valor.

Há moedas que têm um preço bastante alto no mercado porque são peças com uma falha de cunhagem, uma edição muito rara, mas elas existem.

A maneira ideal de descobrir seu valor e raridade é consultar pessoas especializadas em numismática que podem lhe dar as informações mais detalhadas.

De acordo com o site especializado moedasantigas.com, em sua lista de moedas valiosas e raras de 1 real no Brasil, um total de 22 moedas comemorativas diferentes de 1 real foram produzidas.

Vá até um avaliador

Com estas dicas você pode determinar o valor de uma moeda, mas se você ainda estiver em dúvida sobre algo, você sempre pode ir a um avaliador. Cada peça tem um valor específico e pode ter um detalhe que eleve seu preço.

Coleta de moedas únicas

No Brasil, as moedas de um real são as utilizadas para comemorar eventos históricos, pois são mais atraentes devido às suas características, já que são feitas com um anel de aço revestido de bronze e um núcleo de aço inoxidável.

Muitas vezes guardamos moedas porque elas são diferentes das moedas normais, por exemplo, as emitidas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e elas se tornam uma bela lembrança. Com o passar dos anos, elas podem aumentar de valor porque esses tipos de moedas nunca são emitidas em grande quantidade e, portanto, também podem se tornar um legado a ser deixado para os seus parentes.

Com as etapas mencionadas, você pode descobrir o valor de muitas moedas que tem em casa e iniciar uma coleção. Por outro lado, você também pode vendê-las. Para os colecionadores, elas são um pequeno tesouro e certas moedas são procuradas porque com o passar do tempo atingem um valor maior do que seu valor real.

Como curiosidade, uma peça muito valiosa é também a nota real brasileira de 1, que pode chegar a um preço de cerca de 100 reais, já que hoje em dia não é mais produzida e raramente tem sido vista em circulação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como determinar o valor de uma moeda de 1 real, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.