Como é o alfabeto Morse

Como é o alfabeto Morse

Muitos de nós já vimos um telégrafo em funcionamento, ou talvez não. Esta grande invenção, usada para comunicar à distância, foi inventada pelo americano Morse em 1836. Letras, cifras e sinais são formados combinando pontos e linhas transmitidos por impulsos elétricos. Então, aprenda o código Morse, sobre o que lhe damos os principais dados, e poderá falar através da parede com quem se encontrar no ambiente contíguo. Neste caso o ponto será uma batida seca. A linha será uma batida suave.

Os números do código Morse

Na imagem anexa mostramos como fazer os números no alfabeto Morse.

As letras no alfabeto Morse

O alfabeto Morse funciona assinalando letra a letra. É um sistema lento, mas muito útil para transmitir informação a longa distância.

Letras do alfabeto Morse

As letras mais curtas do alfabeto Morse são o T e o E que são uma barra e um ponto respectivamente.

Sinais para a comunicação Morse

Os sinais genéricos do código Morse são o ponto (._._._), o ponto interrogativo (..__..), o convite para transmitir (_._), fim (..._._) e sinal de começo da conversa (_._._). Caso seja cometido um erro ao transmitir a mensagem em morse, o sinal "erro" são oito sinais curtos (........)

Como aprender o código Morse

O código Morse é difícil de aprender, por isso para facilitar sua aprendizagem costuma-se utilizar uma regra mnemotécnica que permite aprendê-lo através de um código que consiste em atribuir a cada letra uma palavra-chave determinada, que começa com a letra que se quer lembrar. Depois basta substituir cada vogal da palavra-chave por um ponto ou uma linha de acordo com a seguinte regra:

  • A inicial da palavra-chave é a letra correspondente.
  • O número de vogais que contém a palavra-chave indica o comprimento da codificação em morse desta letra.
  • Se a vogal for um O substitui-se por uma listra (-)
  • Caso se trate de qualquer outra vogal substitui-se por um ponto (·)
  • Ao substituir só serão levados em consideração os pontos e linhas obtidos até a totalidade do comprimento em morse.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o alfabeto Morse, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Para transmitir os pontos ou as linhas por telégrafo tradicional, isto é, no que foi inventado por Morse, fecha-se o circuito elétrico no transmissor pressionando seu manipulador durante um tempo breve ou mais longo, respectivamente.