Como é o vulcão Krakatoa

Como é o vulcão Krakatoa

A ilha de Krakatoa destaca-se por sua beleza e rica flora e fauna. As ilhas do sudeste asiático parecem o paraíso terrenal; estão localizadas em uma das regiões geológicas mais temíveis do planeta, uma zona de fogo onde existem mais de 500 vulcões, dos quais 100 estão ativos. A seguir, explicamos algumas características do vulcão Krakatoa, onde dizem que renasceu a vida.

Passos a seguir:
1

Krakatoa é uma ilha de quase 30 quilômetros quadrados de superfície, situada próxima do estreito da Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra. Seu solo é de natureza vulcânica e nelas existem três crateras: Rakata, Danan e Perboewatan.

2

A grande erupção do Krakatoa foi em 20 de maio de 1883, quando o vulcão acordou de seu longo período adormecido com tremendos ruídos subterrâneos que podiam ser ouvidos a 50 quilômetros. Saiu uma coluna de vapor a mais de 16.000 metros de altitude.

3

Após alguns dias, parecia que o vulcão se acalmava, mas dentro dele ainda existia uma grande pressão. A explosão foi inevitável e a ilha inteira ficou em chamas e fumaça. Imensas ondas semearam a morte e a destruição.

4

O seguinte passo foi a criação de um buraco embaixo do cone do vulcão, pois o gigante tinha cavado sua própria fossa. O mar, que verteu sobre a imensa fogueira vulcânica, foi repelido com uma explosão de violência incrível.

5

A explosão do Krakatoa foi a maior onda sonora escutada na terra. O ruído chegou até orlas americanas. O saldo dessa grande catástrofe foi de 37.000 mortos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o vulcão Krakatoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.