Como e por que se forma o arco-íris

Como e por que se forma o arco-íris

O arco-íris é um fenômeno meteorológico produzido pelo aparecimento de um espectro de frequências de luz no céu. Ocorre quando os raios do sol atravessam as gotas de água que há na atmosfera, criando assim um arco multicolorido perante os olhos humanos. Se lhe interessa saber como e por que se forma o arco-íris, em umComo.com.br damos-lhe a informação detalhada sobre este assunto.

Passos a seguir:
1

A primeira pessoa que deu uma explicação científica a este fenômeno meteorológico foi René Descarte em 1637. Sua explicação baseou-se nos fenômenos de reflexão e refração que sofrem os raios de luz ao passar de um meio para outro.

2

No momento em que um raio de luz entra em uma gota de água, esta luz decompõe-se em cores. Além disso, a direção do raio também varia um pouco. Ao chegar ao lado oposto da gota, a luz tenta sair da mesma. No entanto, uma parte não consegue e se vê refletida para trás. Como as paredes desta gota são curvas, teremos como resultado luz remetida para trás em um ângulo de 138º. É precisamente este ângulo que explica o motivo da formação do arco-íris.

3

Quando um indivíduo observa este fenômeno, o conjunto de todos os pontos forma um ângulo de 138º com a luz do sol, isto é um arco. No entanto, normalmente observamos apenas uma parte, pois a outra parte do aro está cortada pelo chão. Ainda assim, é possível observar o anel completo em torno das bordas das quedas se tivermos o sol em nossas costas.

4

Também é interessante saber que se nos mexermos um pouco para um lado, a luz que observaremos será diferente. Portanto, em cada posição veremos um arco-íris diferente. Assim, parece lógico que duas pessoas, ainda que estejam juntas, vejam o arco-íris completamente diferente.

5

É possível ver arco-íris duplos, inclusive triplos. Isto acontece porque a luz sofre mais reflexões no interior da gota antes de sair. No entanto, o segundo arco-íris costuma ser bem mais sutil do que o primeiro. Além disso, costumam parecer maiores, pois saem para trás em um ângulo de 130º.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e por que se forma o arco-íris, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.