Como escrever cartas a dignitários

Como escrever cartas a dignitários
Imagem: 12.senado.gov.br

Existem muitos motivos diferentes para escrever uma carta a um dignitário. Se deseja convidá-lo (como um vereador local ou prefeito) para que seja o orador de uma formatura do colegial, precisa elaborar uma carta. Também deve fazê-lo para um político quando pretende escrever-lhe sobre um assunto ou problema. Ao escrever a um dignitário é importante seguir o protocolo apropriado e usar cumprimentos e conclusões corretas. Sem a devida estrutura a carta pode parecer escrita por um amador, e essa não é a imagem que deseja transmitir. Para aprender como escrever cartas a dignitários, continue lendo este artigo umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Escreva sua carta a um dignitário em papel timbrado. Se isso não for possível, escreva seu endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico no canto superior esquerdo. Deixe um espaço e coloque a data. A seguir, deixe dois espaços antes de escrever o endereço no interior.

2

Use o formato de bloco. Isto significa que todas as linhas começam na margem esquerda e existe um espaço entre parágrafos. Este é considerado o formato apropriado para uma carta de negócios.

3

Lembre-se que esta é uma carta formal, por isso ao mudar de ideias deve trocar de parágrafos. Escreva um português fácil de entender. Não use uma palavra grande quando uma pequena serve.

4

Coloque o destinatário no interior, incluindo o título correspondente e o endereço postal que aparece no envelope. Para um Visconde, o destinatário no interior seria "O Hon. Visconde de Grenfell." Para um governador seria "O Honorável Governador de (estado)" e para um chefe índio, Chefe (nome completo), Chefe de (tribo ou banda) é o adequado.

5

Use o cumprimento correto. Se você estiver escrevendo à Presidente do Brasil, é "Estimada Sra. Presidente:" À esposa de um barão devemos nos dirigir com "Querida senhora:"

6

Apresente-se. Uma explicação simples é, "Meu nome é Alberto Jones e eu sou o Presidente do Spot Club Rio Grande."

7

Explique exatamente por que está escrevendo para o dignitário. As razões poderiam ser que a pessoa deseja falar, fazer uma doação ou patrocinar um produto. No parágrafo final agradeça ao dignitário pelo tempo dedicado a ler sua carta e por considerar sua proposta. Seja breve e vá direto ao ponto.

8

Finalize sua carta com "Tenho a honra de lembrá-lo, Senhor, o mais humilde e obediente servo da Sua Majestade", se você estiver escrevendo a um rei, "Atenciosamente" para membros menores da realeza, e "Atenciosamente" ou "respeitosamente" aos embaixadores ou políticos.

9

Deixe de lado sua carta um dia ou dois e depois edite a ortografia ou erros tipográficos. Nesse momento ela estará pronta a ser enviada!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever cartas a dignitários, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Se tiver dúvidas sobre sua carta a um dignitário, peça a um amigo ou familiar com habilidades de edição que deem uma olhada nela.