Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa

Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa

As cartas de recomendação são elementos importantes no processo de seleção para um trabalho. Os possíveis chefes querem comprovar a habilidade do solicitante, as capacidades e atributos pessoais com pessoas que já trabalharam com ele ou que o conhecem muito bem. Se alguém pediu a você para escrever uma carta de referência para um ex-trabalhador, colega, parente ou amigo, existem algumas sugestões sobre como escrever uma carta de recomendação eficaz.

Vai precisar de:
  • Computador
Passos a seguir:
1

Certifique-se de que vale a pena. Não aceite escrever uma carta de recomendação a não ser que tenha certeza de que pode fazer isso direito. Se você sente que pode escrever uma carta forte e positiva, então aceite. Se sente que não conhece a pessoa suficientemente bem, ou não se sente cômodo escrevendo algo positivo, talvez você deveria recusar.

2

Conheça o formato. Uma carta de recomendação é uma carta formal de negócios e a linguagem usada não deve ser casual, impertinente ou ofensiva. Antes de incluir qualquer coisa questionável, discuta com a pessoa que lhe pediu que escrevesse a carta. O humor não é aconselhável para a maioria das cartas de recomendação.

3

Escreva uma breve introdução. Explique qual é a sua relação com a pessoa. Mantenha a informação sobre você curta, para poder se centrar no tempo em que conhece a pessoa.

4

Descreva as competências e qualidades da pessoa. Se a pessoa trabalhou para você no passado, escreva sobre seus deveres e responsabilidades, assim como as promoções e prêmios que essa pessoa recebeu como trabalhador. É importante descrever de que forma a pessoa supera seus deveres e como demonstra iniciativa e automotivação. Se estiver escrevendo sobre alguém que não trabalha para você, realce as qualidades pessoais que fazem esta pessoa se destacar entre a multidão, como a honestidade, a integridade e a laboriosidade. Descreva as formas específicas em que o solicitante demonstra essas características.

5

Conclua a carta de recomendação de forma positiva. Recomende o solicitante sem dúvidas e coloque-se à disposição para responder a qualquer pergunta. Escreva sua informação de contato e assine a carta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Não escreva nada negativo em sua carta e evite escrever qualquer coisa que possa ser interpretada como uma fraqueza do solicitante.
  • Certifique-se de revisar a carta pelo menos duas vezes por faltas de ortografia e pontuação, e tenha uma segunda pessoa revisando os erros.